Pergunta: Problemas com a saúde mental, como a depressão e a ansiedade, parecem estar desenfreados em muitas partes do mundo neste momento, incluindo na Índia. Qual é a sua opinião sobre isso?

 Sadhguru: Estar doente mentalmente não é uma brincadeira. É algo muito doloroso. Se você tem doenças físicas, você conseguirá a compaixão de todo mundo, mas quando você tem uma doença mental, você será ridicularizado, infelizmente. Isso acontece porque é muito difícil distinguir quando alguém está doente e quando alguém está sendo estúpido. Esse é um problema muito grande para aqueles que têm, na família, alguém com distúrbios mentais. Você não sabe quando eles estão fingindo e quando eles estão realmente sofrendo. Você não sabe quando ser piedoso, quando ser severo com eles.

A sanidade humana é algo muito frágil. A linha entre sanidade e insanidade é muito tênue. Se você forçá-la todos os dias, um dia você irá cruzá-la. Quando você fica com raiva, qual é a expressão que é usada? "Eu estou louco de raiva de você" ou "eu estou louco de raiva agora". Você pode até desfrutar desse momento de loucura — você cruzou a linha e isso pareceu como um certo tipo de liberdade e poder. Mas, um dia, quando você não puder voltar atrás, é quando o sofrimento começa. Não é como uma dor física — é um sofrimento imenso. Eu estive com pessoas que estavam mentalmente doentes; tentando ajudá-las. Ninguém deveria ter isso. Mas, infelizmente, está se tornando uma epidemia no mundo.

Por que a doença mental está em ascensão?

Ela está aumentando em grande escala nas sociedades ocidentais. A Índia não ficará muito atrás. As sociedades urbanas na Índia se moverão especialmente nesta direção, porque, em muitos aspectos, a Índia urbana é mais ocidental que o Ocidente. Existem mais pessoas em jeans aqui do que na América!

As doenças mentais estão crescendo mais do que nunca, porque nós estamos tirando todos os suportes que as pessoas têm, mas não estamos substituindo esses suportes por nada. Se as pessoas se tornassem tão conscientes e internamente capazes, tudo estaria bem, até mesmo se você retirasse todos os suportes. Mas sem fornecer essa competência, se você apenas retirar os suportes, as pessoas vão entrar em colapso.

A família era um bando de gente, que servia de rede para o circo que você fazia.

Por muito tempo, temos contado com algumas poucas coisas para nossa estabilidade mental e emocional. Mas, agora, todas essas coisas estão sendo removidas. Uma dessas coisas é a família. A família nos dá um certo apoio – não importava o que acontecia, havia sempre alguém ao seu lado. Todo mundo está ao seu lado, quando você faz as coisas certas. Se você fizer as coisas erradas, eles se afastarão. A família era um bando de gente, que servia de rede para o circo que você fazia. Não importa de que maneira você caia, havia alguém para apoiá-lo por alguns momentos. Mas essa rede desapareceu para muitas pessoas, hoje em dia. Agora, quando você cai, você cai. Por causa disso, as pessoas estão entrando em colapso.

Na cultura Indiana, houve uma época, na tradição, em que 30% da população eram monges. Conscientemente, eles escolheram viver sem família, viver sem apoio, viver sem um lar – sem moradia, não por privação, mas por escolha. Nenhum deles nunca teve depressão, porque eles transcenderam a necessidade de uma rede de segurança.

Se você aprender como atuar muito bem no seu trapézio, você poderá fazê-lo sem precisar da rede. Porém, se você não for bom nisso, é melhor você ter uma rede, senão a sua cabeça vai rachar. Isso é tudo o que está acontecendo. Nós estamos removendo o sistema de suporte tradicional que nós tínhamos.

Outro aspecto é a religião. A religião tratou do equilíbrio psicológico humano facilmente. "Deus está com você, não se preocupe". Isso acalmou um monte de gente. Não subestime o valor disso. Hoje, as pessoas estão tentando ir aos psiquiatras. A Índia não tem psiquiatras suficientes para 1,3 bilhão de pessoas. Nenhum país tem. E, além do mais, eles são muito ineficientes, porque só podem atender um cliente de cada vez e eles precisam de muitos móveis! Com o devido respeito, nós devemos reconhecer esse aspecto da religião. É uma psiquiatria de massa muito barata.

Pergunta: Essa é, definitivamente, uma crise que nos atormenta e alguns buscam ajuda. Às vezes, o diagnóstico é desequilíbrio químico e medicamento é fornecido. Você falou sobre encontrar esse contentamento a partir do interior. Como isso pode ajudar em tais situações?

Uma orquestra de químicos

Sadhguru: O contentamento humano pode ser analisado de muitas maneiras diferentes. Uma maneira simples de analisar isso é que cada experiência humana tem uma base química própria. O que você chama de paz, alegria, amor, confusão, tranquilidade, agonia, êxtase — tudo isso tem uma base química própria. Até mesmo saúde e doença têm uma base química. O trabalho de um médico é tentar gerenciar uma orquestra de químicos. Hoje em dia, toda a farmacologia é apenas sobre tentar tratar a sua saúde utilizando produtos químicos.

Até mesmo a doença mental está sendo amplamente tratada com insumos químicos externos. Mas toda a química em que você possa pensar neste planeta já está, de algum modo, presente neste corpo.

Yoga para a saúde mental

Essencialmente, saúde significa um nível de agradabilidade. Se o seu corpo se torna agradável, nós chamamos isso de saúde. Se ele se torna muito agradável, nós chamamos isso de prazer. Se a sua mente se torna agradável, nós chamamos isso de paz. Se ela se torna muito agradável, nós chamamos isso de alegria. Se as suas emoções se tornam agradáveis, nós chamamos isso de amor. Se elas se tornam muito agradáveis, nós chamamos isso de compaixão. Se as suas próprias energias se tornam agradáveis, nós chamamos isso de bem-aventurança. Se elas se tornam muito agradáveis, nós chamamos isso de êxtase. Se os seus arredores se tornam agradáveis, nós chamamos isso de sucesso.

O Yoga lhe dá acesso à própria fonte da criação que pulsa dentro de você. Existe uma inteligência dentro de você que consegue transformar um grão de arroz, ou uma banana, ou um pedaço de pão em um ser humano.

Nós estamos tentando controlar o prazer inserindo substâncias químicas. Nos Estados Unidos, dizem que 70% da população está sob algum tipo medicação prescrita. No país mais rico, onde existe uma enorme escolha de alimentos e estilos de vida, 70% estão sob medicação prescrita. Você está tentando tratar a sua sanidade e saúde inserindo substâncias químicas externas.

O corpo humano é uma complexa fábrica química. Tratar dele do lado de fora é muito difícil. Você poderia tratar dele internamente, mas você tem que ter acesso ao seu interior! O Yoga lhe dá acesso à própria fonte da criação que pulsa dentro de você. Existe uma inteligência dentro de você que consegue transformar um grão de arroz, ou uma banana, ou um pedaço de pão em um ser humano. Com um pedaço de pão, você produz o mecanismo mais complexo no planeta! Se, pelo menos, uma gota dessa inteligência entrar na sua vida diariamente, você viverá magicamente, não miseravelmente.

O que as pessoas estão sofrendo é apenas o seu próprio drama psicológico. Esse é o seu drama, mas um drama muito mal dirigido. Se você está sofrendo com isso, todos ao seu redor devem estar sofrendo com isso também. Se o seu drama for mal dirigido, apenas você pode torná-lo um drama agradável. O que está acontecendo na sua mente é apenas o seu drama. Você só tem que se tornar um melhor diretor para que seu drama aconteça da sua maneira. O drama do mundo talvez não aconteça da sua maneira, porque é maior do que você, mas, pelo menos, o que acontece na sua cabeça deve acontecer da sua maneira. Está na hora de assumir o comando disso.

Assim como você pode engenhar o exterior, você também pode engenhar o seu interior. Como existe uma ciência e tecnologia para criar o conforto e conveniência exterior, existe toda uma ciência e tecnologia para criar o bem-estar interior. Existe uma maneira de engenhar sua interioridade. Existem procedimentos científicos adequados para mudar a química fundamental de quem você é, e criar uma química de bem-aventurança. Assim que você cria uma química de bem-aventurança, você fica radiante por natureza, não por causa de outra coisa. Nós estamos oferecendo isso como Engenharia Interior.

O Engenharia Interior Online pode ajudar você a sair da depressão e da ansiedade.

Pesquisadores da Universidade de Indiana, do centro médico Beth Israel Deaconess, das universidades da Flórida e Rutgers fizeram um estudo abrangente e descobriram que, em apenas 90 dias de prática de Engenharia Interior, os níveis do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) aumentaram em 300%. É um fato comprovado de que, se o nível do BDNF está baixo, isso conduzirá à ansiedade, depressão, Alzheimer, exaustão emocional e estafa. Portanto, com o Engenharia Interior, as pessoas são capazes de sair de seus estados depressivos e crises de ansiedade.

...em apenas 90 dias de prática de Engenharia Interior, os níveis do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) aumentaram em 300%.

O processo do Engenharia Interior, por si só, envolve o corpo, a mente, a emoção e a energia. O que temos que fazer com o corpo e a energia, teremos que fazer diretamente, porque isso é uma transmissão, não é um ensinamento. Mas o que fazemos com a mente e a emoção é um tipo de ensinamento. Você pode experienciar isso online.

Para a maioria dos seres humanos, se a maneira como eles pensam e sentem mudar, você vai ver que haverá uma mudança tremenda em suas vidas. Se você puder pensar no que quiser, não compulsivamente, sobre uma outra coisa, você estará naturalmente radiante. Se você puder, agora mesmo, manter suas emoções muito agradáveis, sua casa será tão agradável. Todos os benefícios psicológicos e emocionais, que naturalmente se traduzem em comportamento social, estão presentes no Engenharia Interior Online. . . Você precisa aprender o Shambhavi Mahamudra separadamente. Mas o Engenharia Interior Online irá transformar a maneira de como você pensa e sente.

A maioria dos seres humanos acha que isso em si é a transformação final. Se uma pessoa pode pensar e se sentir diferente e tornar-se um ser humano agradável, as pessoas normalmente começam a dizer: "Ela é uma pessoa espiritual, ela é tão maravilhosa". Não, ele é apenas um ser humano comum, os outros estão ainda evoluindo! Se um ser humano é consciente, pensa o que quer, em vez de pensar compulsivamente, e mantém suas emoções da forma que quer, esse é apenas um ser humano. Isso não quer dizer que ele tenha alcançado alguma coisa. Ele é apenas um ser humano. Para aqueles que não conseguem sequer pensar e sentir como querem, há uma questão evolucionária. Essa questão evolucionária pode ser tratada com o programa de Engenharia Interior Online.