Dicas:
1) Como comer
   1.1) Dê atenção
   1.2) Coma com gratidão
   1.3) Sente-se com as pernas cruzadas no chão para comer
   1.4) Coma com as mãos
   1.5) Mastigue a comida 24 vezes
   1.6) Não converse enquanto come!
2) Quando comer
   2.1) Aguarde dois minutos antes de comer
   2.2) A digestão é importante — coma de acordo com sua idade e atividade
   2.3) Duas refeições ao dia e nada de lanchinhos nos intervalos!
   2.4) A mente e o corpo funcionam melhor com o estômago vazio
   2.5) Hora de jantar e hora de dormir
   2.6) Jejuar no Ekadashi
3) O que comer
   3.1) Coma o que lhe faz sentir vivo e ágil
   3.2) Comer em excesso
   3.3) Coma alimentos frescos
   3.4) Coma o que está distante de você
   3.5) Faça a digestão!
   3.6) Coma alimentos locais
   3.7) Alimentar-se para o seu bem-estar
   3.8) Coma alimentos sazonais
   3.9) Dieta à base de plantas
   3.10) Dieta à base de frutas
   3.11) Dieta à base de multigrãos
   3.12) Alimente-se corretamente enquanto viaja

Sadhguru: Eu li em algum lugar que 20% das refeições americanas são consumidas dentro do carro. Se 20% das refeições são consumidas dentro do carro, provavelmente os outros 20% são consumidos nos bares! Eu não sei quantas pessoas realmente se sentam à mesa e comem uma refeição de forma consciente, com um certo senso de envolvimento com a comida e com as pessoas ao seu redor. Hoje em dia, eu acredito que haja conhecimento suficiente no mundo sobre o conteúdo da comida, mas as pessoas ainda não fizeram as mudanças necessárias. O conteúdo da comida tem, definitivamente, um grande impacto, mas a forma como a consumimos é igualmente importante. Existe todo um discurso sobre o que consumir, mas quase não há esforços para conscientizar as pessoas sobre como consumir a comida. Se você come um animal, um vegetal ou seja lá o que for — a comida é essencialmente um pedaço de vida. Algo que era vida por si só está se tornando parte de você. Comer não é apenas digestão, é uma vida se fundindo dentro de outra.  

Quando você deve comer, em que postura deve se sentar e como deve receber a comida no seu interior — essas são coisas completamente ignoradas nos dias de hoje.

Como Comer

sadhguru-eating-healthy-tips-how-to-eat

1) Dê atenção

Comer não deve ser uma rotina. Você deve observar. Hoje, o corpo necessita desta porção de comida, então você come tanto. Amanhã, pode ser que não precise desse tanto. Todo animal está consciente disso. Se você tiver um cachorro em casa, até ele se recusa a comer em certos dias. Hoje em dia, o tornaram tão estupidamente disciplinado que ele come todos os dias, caso contrário, seria natural para ele não comer em certos dias.  Ele iria comer um pouco de grama, vomitaria e faria uma limpeza por conta própria. Todas as criaturas estão cientes disso, mas os seres humanos empregam o seu intelecto para decidir o que devem fazer. 

Devido aos sistemas educacionais pelo quais as pessoas passam, nós passamos a dar muita importância aos nossos pensamentos. A nossa atenção é a coisa mais fenomenal que temos, não o nosso pensamento. O pensamento é um produto das poucas informações que nós acumulamos. Isso não nos levará a lugar algum. É a avidez e intensidade da nossa atenção que pode nos mover de uma dimensão da vida para outra.

2) Coma com gratidão 

É necessário comer, mas nós devemos comer apreciando a nutrição que o alimento oferece e reconhecer o que isso significa na nossa vida. Isso não é para tirar o prazer de comer. A verdadeira felicidade em comer é estar consciente que outra vida está disposta a se unir com a sua própria vida e se tornar você. Este é o maior prazer que um ser humano conhece, que, de alguma forma, algo que não é você está disponível a se tornar parte de você. É isso o que chamamos de amor. É isso o que chamamos de devoção. Esse é o objetivo final do processo espiritual. 

Quer seja por cobiça, paixão, devoção ou iluminação suprema é tudo a mesma coisa, apenas em escalas diferentes. Se acontecer entre duas pessoas, nós chamamos de paixão. Se acontecer com um grupo maior, nós chamamos de amor. Se acontecer de uma maneira muito mais indiscriminatória, nós chamamos de compaixão. Se acontece sem sequer haver uma forma ao seu redor, nós chamamos de devoção. Se acontecer na sua proporção máxima, nós chamamos de iluminação. 

Consumir o alimento é uma demonstração da unicidade da existência. Esse lindo processo acontece na hora da sua refeição todos os dias. Algo que era uma planta, uma semente, um animal, um peixe ou uma ave simplesmente se une e se torna um ser humano; é uma clara demonstração da unicidade da existência e da mão do Criador em tudo que existe.

3) Sente-se de pernas cruzadas no chão para comer 

Na cultura yóguica sempre pedem para que você cruze suas pernas e não alongar as pernas em direção à uma forma de energia. Isso é essencialmente porque você pode receber qualquer coisa que for em sua direção de várias formas diferentes. A intenção yóguica é sempre receber isso da maneira mais elevada na sua vida. Quando há um espaço consagrado, isso significa que há uma poderosa energia com a possibilidade de transformá-lo. Aquela energia deve chegar a você através da maior possibilidade que você possa receber. Nós não queremos aperfeiçoar o nosso processo de sobrevivência; nós queremos aperfeiçoar outras dimensões da vida. A nossa sobrevivência é muito essencial, mas sobreviver melhor do que o outro não é o objetivo de vida. É uma perda de tempo porque, seja o que for que você faça, você não vai sobreviver para sempre. 

Todos os seus instintos de sobrevivência e de autopreservação estão nos três chakras inferiores — manipuraka, swadhishthana e muladhara. O desejo de se libertar de tudo isso e ir além está no vishuddhi, agna e sahasrar. Anahata é o ponto de encontro. 

Portanto, quando você se sentar em um espaço que você acredite ter força e energia, sempre cruze as suas pernas e se sente, para fechar a parte inferior do seu corpo. Você não vai querer se sentar com as pernas abertas na frente de um lugar consagrado, porque isso irá atrair uma forma completamente diferente de energia que pode ser prejudicial para você. Você quer que a parte superior do seu corpo — acima do Anahata — seja exposta a isso. 

Manter as pernas cruzadas sempre que você vir uma forma poderosa é muito importante. A comida também é uma coisa muito poderosa. Se você não comer por três dias, você entenderá isso. É importante que as suas pernas estejam cruzadas quando a comida estiver diante de você. Não é benéfico expor o corpo inteiro à comida, especialmente se você estiver faminto. Nunca abra as suas pernas, quando estiver diante de comida, objetos consagrados ou seres humanos com um certo tipo de poder dentro de si, porque isso levará um tipo errado de energia para o seu sistema.

4) Coma com as suas mãos

Quando você não toca na comida, você não sabe o que é. Se a comida não for boa o suficiente para ser tocada, certamente não será boa o suficiente para ser ingerida! Além disso, a limpeza das suas mãos está inteiramente em suas mãos, mas a limpeza de uma faca ou de um garfo não está, necessariamente, em suas mãos. Ninguém mais além de você utilizou as suas mãos, portanto você sabe o quão limpas elas estão agora. Mas o garfo, você não sabe quem o usou, como o usaram, tampouco para qual finalidade. Eles podem simplesmente limpar com um papel e ele estará aparentemente limpo. 

Mas, acima de tudo, quando você usa o garfo, você não sente a comida. Quando a comida estiver na sua frente, você deve colocar as suas mãos em cima da comida por alguns momentos e senti-la. Se algo for colocado no meu prato e eu simplesmente o sentir, eu saberei o que comer e o que não comer sem precisar provar. As minhas mãos são o primeiro nível de reconhecimento da comida.

5) Mastigue a comida 24 vezes

No yoga, nós dizemos que se você pegar uma porção de comida, você deverá mastigá-la 24 vezes. Há muita ciência por trás disso, mas, essencialmente, a comida será pré-digerida na boca e não causará letargia no sistema. Se você mastigar 24 vezes, a informação do alimento ficará estabelecida no seu sistema, e todas as células do corpo poderão começar a julgar o que é adequado ou não para você — não em termos do paladar, mas se saber o que é apropriado para todo o sistema. Se você fizer isso durante algum tempo, todas as células do seu corpo serão educadas a reconhecer o que gostam e o que não gostam.

6) Não converse enquanto come!

Foi apenas quando cheguei pela primeira vez nos Estados Unidos que eu vi que em todo espaço público havia placas instruindo o que fazer, caso alguém se engasgasse; particularmente nas escolas e colônias de verão, onde costumávamos fazer os programas. Eu não consigo entender como alguém pode se engasgar com comida. Eu entendo que alguém possa se afogar numa piscina, porque nós não somos como os peixes — precisamos aprender a nadar. Alguém que não saiba nadar bem o suficiente pode até se afogar; mas como é que as pessoas se engasgam com comida? A principal razão pela qual elas se engasgam é porque elas falam muito enquanto estão comendo. Nós não percebemos algo tão simples. Tudo que precisamos fazer é apreciar a comida e comer em silêncio. 

Quando as crianças querem comer e falar ao mesmo tempo, a primeira coisa que nós ensinamos a elas é "shh, não fale enquanto você estiver comendo". Porque as palavras precisam sair, e a comida precisa entrar — como fazer as duas coisas ao mesmo tempo? Quando eu quero falar, algo precisa sair da minha boca. Se eu preciso comer, algo precisa entrar. Obviamente eu não consigo fazer essas duas coisas ao mesmo tempo. Se eu fizer essas duas coisas ao mesmo tempo, algo pode dar errado.

Quando comer

sadhguru-eating-healthy-tips-when-to-eat

1) Aguarde dois minutos antes de comer 

Não comer quando está com vontade de comer é uma parte do sadhana, para retirar a compulsividade pela comida, ou qualquer outra coisa nesse sentido. O alimento é algo muito fundamental. Baseado nisso, vários outros aspectos da vida se tornam compulsivos.

Muitos de vocês devem ter sofrido esta tortura quando vieram ao ashram: na hora da refeição, quando você está realmente com fome e vai para o refeitório. A comida está na sua frente e você quer devorá-la toda. Mas as pessoas estarão fechando os olhos e juntando as mãos para a invocação. A ideia é que você esteja muito faminto, mas que espere por mais dois minutos. Tente fazer isso com tudo o que você é compulsivo — espere apenas por dois minutos. Não irá lhe matar. Isso irá deixá-lo mais forte. 

Gautama, o Buda, chegou ao ponto de dizer: "Quando você estiver com muita fome e com muita necessidade de comida, se você der a sua comida para outra pessoa, você se tornará mais forte". Eu não irei tão longe assim. Eu só estou dizendo "espere apenas por dois minutos" — isso definitivamente lhe deixará mais forte.

Tirar a compulsividade do corpo é crucial. O seu corpo e a sua mente são uma composição. Todo tipo de impressões do passado formaram tendências e elas são compulsivas. Se você as seguir, quer dizer que você decidiu por não evoluir. Você decidiu que não se importa em viver no padrão. Você não quer quebrar o padrão e explorar novas possibilidades.

A alimentação é algo muito básico e simples, mas ainda assim, a forma como você lida com esses aspectos fazem muita diferença. Essa é uma jornada em direção a uma forma mais consciente de funcionar, distanciando-se lentamente das informações que já estão dentro de você, que lhe governam internamente. A escravidão está em tantos níveis diferentes, mas a base de toda a sua escravidão é o seu corpo, e é por essa razão que você o trabalha.

2) A digestão é importante — coma de acordo com sua idade e atividade

O que você chama de seu corpo e sua mente é um certo acúmulo de memória. É por conta desta memória — ou podemos chama-la de informação — que o seu corpo adquiriu este formato. O alimento que nós comemos se transforma em corpo por conta dessa memória. Suponhamos que eu coma uma manga. A manga entra em mim e se torna um homem. Se uma mulher comer a manga, essa mesma manga entrará nela e se tornará uma mulher. Se uma vaca comer a manga, ela entrará no corpo da vaca e se tornará uma vaca. Por que essa manga entra em mim e se torna um homem e não uma mulher ou uma vaca? Essencialmente, é por causa dessa memória, uma memória específica que há no meu sistema. 

Por que, se eu comer a manga, uma parte dela se tornará a minha pele e acontecerá de eu ter o mesmo tom de pele? Você não encontra de repente uma mancha da cor da manga na mão. Porque existe uma estrutura de memória muito forte, que seja o que for que eu coloque dentro de mim, a memória fará isso se tornar essa pessoa e não alguma outra pessoa.

Na medida que você envelhece, a habilidade do corpo em integrar o alimento começa a diminuir, porque a sua memória genética e evolucionária se tornam menos capazes de transformar o que quer que você consuma. Você pode ser saudável e capaz de digerir o que você come, mas o corpo não será capaz de transformar a manga em um ser humano com o mesmo vigor. A digestão ocorre, mas a transformação de uma vida em outra não vai ocorrer tão bem, porque a memória está se tornando fraca. 

Se você estiver acima dos 35 anos de idade — a não ser que você seja extremamente ativo fisicamente ou tenha algum problema médico — duas refeições ao dia seria, definitivamente, o mais saudável para você. O corpo se ajustará a essa redução, mas se você for consciente sobre o que você come e como você come, você poderá ajustar isso de forma mais sensível. Se você estiver comendo a mais, você estará sobrecarregando o sistema, desnecessariamente. Você não precisa mais de toda aquela comida, porque o seu crescimento vertical está completamente finalizado. Caso você se sinta um pouco cansado ou com fome, uma fruta no intervalo deve dar conta do recado. Se conseguir manter isso, você vai viver muito bem. É econômico, ecologicamente correto e você ficará saudável.

3) Duas refeições ao dia e nada de lanchinhos nos intervalos! 

Enquanto o processo digestivo está acontecendo no estômago, a purificação do corpo no nível celular é praticamente nula. Portanto, se você come o dia inteiro, as células irão reter as impurezas por um longo período criando vários problemas depois de um tempo. Até mesmo o processo de excreção intestinal não acontecerá de maneira eficaz, porque os resíduos continuarão indo para o cólon em horários diferentes, em vez de uma única vez.

Se o seu cólon não estiver limpo, você estará atraindo problemas. No Yoga, nós dizemos que um cólon não limpo e distúrbios psicológicos estão diretamente ligados. Se o cólon não estiver limpo, você não conseguirá manter sua mente estável.

No tradicional sistema de saúde da Índia, como Ayurveda e Siddha, independentemente do problema do paciente, a primeira coisa que eles fazem é limpar o seu sistema digestivo, porque a maior parte dos seus problemas pode ser por conta de um cólon não limpo. Da forma que as pessoas comem hoje em dia, manter o cólon limpo é um grande desafio. 

Mas vamos supor que você coma apenas duas grandes refeições por dia, como fazemos normalmente no ashram, ou, se você for muito ativo, talvez você coma uma fruta nos intervalos. Nesse caso, o seu cólon permanecerá sempre limpo. No sistema yóguico, nós dizemos que é necessário ter, no mínimo, de seis a oito horas entre uma refeição e a próxima. Se isso não for possível, pelo menos um intervalo de cinco horas é imprescindível. Menos que isso, significa que você irá causar problemas a si mesmo.

4) A mente e o corpo funcionam melhor com um estômago vazio

Você pode pensar que comer algo ao longo do dia o ajudará a ser mais ativo. Mas se você observar como o seu corpo reage quando há comida no estômago e como o corpo reage quando o estômago está vazio, você verá que seu corpo e seu cérebro funcionam melhor com o estômago vazio. Se a comida é constantemente processada no seu sistema digestivo, uma certa quantia de energia será naturalmente utilizada para isso, de modo que nem o seu corpo, tampouco o seu cérebro, funcionarão no seu melhor desempenho. 

Se você quiser funcionar no seu potencial máximo, seja consciente e coma aquele tipo de comida que deixa o seu estômago vazio dentro de uma hora e meia e duas horas e meia, e que o material alimentício se desloque para o intestino. Depois disso, o corpo não consumirá muita energia, e em oito até doze horas, a comida deverá estar completamente fora do sistema. O yoga sempre insistiu nisto. Se você mantiver essa consciência, você irá experienciar muito mais energia, agilidade e atenção. Esses são os ingredientes para uma vida de sucesso, independente do que você escolheu fazer. 

Trazer um certo senso de integridade para seu corpo e sua mente é um dos níveis daquilo que significa um processo espiritual. O que eu quero dizer com "integridade", é que quando o seu sistema não está consolidado de uma certa maneira, se estiver perdido, ele se torna incapaz de experienciar qualquer coisa. Mesmo que as coisas mais maravilhosas aconteçam, você não irá percebê-las. Por isso que os yogis, ou os que estão em Sadhana, comem apenas uma ou duas vezes por dia e nada nos intervalos, porque eles não querem abrir o corpo para nada. Nenhum elemento externo, exceto ar e água, deve entrar no sistema com muita frequência, porque isso diminui a integridade do sistema em termos de sensibilidade. A sensação é a camada mais externa de quem você é. Se você quiser se manter sensível, é importante não abrir o seu corpo para tudo e qualquer coisa que vier no seu caminho. Você deve comer bem, mas não deve comer muitas vezes.

5) Hora de jantar e hora de dormir

Deve haver um intervalo de três horas entre o jantar e a hora de dormir. Se isso envolver, pelo menos, entre vinte a trinta minutos de exercício físico moderado, como caminhar, seu sistema será em grande parte saudável. Se você for dormir com comida no estômago, isso vai gerar uma certa inércia no sistema. Fisicamente, essa inércia é como uma aceleração em direção à morte. A morte é a inércia consumada. 

Uma outra dimensão disso é que se você for para a cama com o estômago cheio, ocorrerá uma pressão nos outros órgãos do abdômen. Isso resultará em vários outros problemas de saúde. É por essa razão também que é muito importante que, antes de ir para a cama, o alimento ingerido tenha se movido para fora do estômago. Ao dormir em posturas diferentes, o estômago não deveria pressionar outros órgãos em nenhum momento.

6) Jejum no Ekadashi

É bom fazer jejum de vez em quando, mas se você ficar forçosamente sem comer, poderá causar danos para o seu sistema. Caso você queira jejuar, você tem que se preparar psicologicamente e fisicamente para que você consiga ficar tranquilamente sem comer. Nós identificamos alguns dias do ciclo lunar mensal, em que a digestão não está no seu auge. Nestes dois dias do mês, conhecidos como Ekadashi — que é o 11.° dia depois da lua cheia e da lua nova — o melhor é consumir apenas alimentos leves ou até mesmo jejuar. O Ekadashi foi constituído em seu sistema. Se você puder jejuar, por favor, faça-o. Se isso não for possível para você, faça uma dieta à base de frutas.

O que comer

sadhguru-eating-healthy-tips-what-to-eat

1) Coma o que te faz sentir vivo e ágil

A decisão sobre se uma certa comida deve ou não ser consumida muda a cada dia, porque o seu corpo é diferente a cada dia e a cada momento. Se você sentir a comida, você, simplesmente, saberá se ela deve ser consumida, ou não, naquele determinado dia. Se a consciência necessária estiver presente, não precisaríamos dizer às pessoas o que elas devem comer. Elas devem decidir o que comer a cada refeição. 

Não há prescrição daquilo que você deve comer para o resto de sua vida. Dito isso, açucares e carboidratos são definitivamente um problema sério. Mas o verdadeiro desafio a longo prazo é afastar as pessoas da carne. Por ano, quase 90 quilos de carne são consumidas por pessoa, nos EUA. E três trilhões de dólares são gastos em saúde — as contas de saúde nos EUA são mais altas do que o PIB da maioria das nações. 

Essa é uma maneira violenta de existir e é bem dura para o seu sistema. A doença é o primeiro nível de violência. Você não consegue estar em paz quando está doente, porque o seu corpo está em uma batalha constante. A luta contra algum vírus, bactéria ou algo assim, que vem de fora, é uma coisa. Mas um problema crônico é como se fosse uma guerra civil. Você criou uma batalha dentro do seu próprio sistema, sem um inimigo externo. 

Muitas pessoas morrem por doenças crônicas e, para além disso, mesmo quando estão vivas, elas não conseguem viver bem. E, infelizmente, o maior número se encontra em um dos países mais prósperos do planeta. E isso vai acontecer com todo o mundo, em algum momento. Nós vemos coisas similares em cidades indianas. É só que os EUA podem ser os precursores. Isso transmite a mensagem de que se a prosperidade chegar, nós perderemos todo o nosso senso. É muito importante que os EUA se corrijam, porque o que quer que eles façam, por alguma razão, o resto do mundo faz também.

2) Comer demais

Comer de maneira imprópria e comer inapropriadamente são dois grandes aspectos. A maneira como "fazemos" os alimentos é violenta. Se nós continuarmos consumindo muito mais nesse formato do que nós deveríamos, é como se fosse uma erosão do solo. Seja qual for a quantidade de quilos que você emagrecer, eles não irão para o céu — eles voltam para a terra. Você previne a erosão do solo! 

Nós temos a permissão de carregar o quanto quisermos, mas não além daquilo que é confortável para nós. A dor de viver dessa forma é tanta, que a maioria das pessoas que estão nesse estado acabaram se esquecendo o que significa ser leve, ágil e realmente vivo. Não se trata apenas do aspecto medicinal e do número de pessoas que morrem. O grande problema é o numero de pessoas que estão vivas, mas que não conseguem viver uma vida plena.

3) Coma alimentos frescos

De tempos em tempos, surge uma teoria diferente sobre quais os tipos de comida que devemos comer, e há um monte de pessoas que segue isso religiosamente. Nós não devemos fazer da comida uma religião. Não é sobre o que você ou alguém acredita. É sobre como comer de forma sensível. 

A primeira coisa que devemos ter em mente é que, essencialmente, comida é um combustível. Se você quiser abastecer o seu carro, você deve ir ao posto de gasolina e escolher um combustível apropriado para esse veículo em particular, de forma a obter um ótimo desempenho. Você poderia colocar querosene no seu carro e ainda assim ele seria dirigível, mas, provavelmente, ele iria fazer fumaça e engasgar, e você, possivelmente, não conseguiria acelerar o quanto quisesse. Essa é a situação da maioria das pessoas quando se trata de suas escolhas alimentares. Para escolher o combustível apropriado, você precisa saber que tipo de máquina você é. 

Se você está interessado no seu bem-estar e no de seus filhos, você deve se assegurar de que a comida que você come é fresca. Na cultura yóguica, nós sempre consumimos comidas em no máximo uma hora e meia após terem sido cozidas. Se for após isso, a inércia se irá estabelecer. Se você comer alimentos que criam inércia no sistema, você vai perder todo o seu dinamismo. Há também uma correlação entre o tipo de alimento que você consome e a quantidade de sono que você precisa. Geralmente, os médicos recomendam que todo mundo deveria dormir no mínimo oito horas. Se você dormir oito horas por noite, significa que você dormiu um terço da sua vida. 

As pessoas estão escrevendo livros sobre como todo mundo deve dormir 8 horas e alertam sobre as consequências caso você não o faça. Hoje em dia, eu estou ficando um pouco mais preguiçoso e estou dormindo por quatro horas. Mas antigamente, durante 25 anos, eu costumava dormir menos do que três horas por dia, e estou saudável. O corpo precisa de descanso, não de dormir Um fator importante, que determina o quanto você precisa dormir, é o tipo de combustível que você coloca no seu sistema. Se você colocar o combustível errado no seu carro, ele vai precisar de muita manutenção. Da mesma forma, se você consumir o tipo errado de combustível, você precisará dormir muito. 

4) Coma o que está distante de você

O seu corpo é apenas um acúmulo dos alimentos que você comeu, depois de transformados e assimilados. Há uma certa inteligência, memória e código genético no corpo, que determinam no que o alimento ingerido vai se transformar. Por exemplo, a mesma maçã, dependendo de quem a come, torna-se parte do corpo de uma mulher, de um homem ou de uma vaca. 

À medida que a vida evolui, a informação e a memória que um organismo carrega fica cada vez mais complexa. Na tradição yóguica, nós sempre dizemos que você deve comer o que estiver mais distante de você geneticamente. Assim sendo, as plantas são as mais distantes de nós. Se você tiver de comer comida não vegetariana, nós recomendamos o consumo de peixe, porque entre os animais, eles são os mais distantes do ser humano, se você olhar para isso através de uma perspectiva evolutiva. Como se pensa que a primeira vida animal do planeta evoluiu na água, a primeira avatara foi a matsya avatara ou o peixe.

Após um século dizendo que a melhor coisa é comer carne, os médicos do ocidente estão lentamente transitando para uma nova perspectiva. Há algum tempo, eles vêm afirmando que a carne bovina é a principal causa de problemas cardíacos nos Estados Unidos. E nos últimos anos, eles também estão afirmando que o consumo de carne pode causar câncer. Na cultura yóguica — nós falamos isso para vocês há mais de dez mil anos —, nós sabemos que se você comer alimentos com um código genético complexo, o seu sistema vai desmoronar de uma forma ou de outra. Nós não chegamos a essa conclusão fazendo pesquisas milionárias, mas simplesmente a partir da observação do que acontece no nosso sistema quando nós comemos. Se você prestar atenção o suficiente, você saberá. 

Então, não faça da comida uma religião. Se for uma questão de sobrevivência, coma o que estiver disponível. Mas se a sobrevivência estiver garantida, há uma escolha. Quando você tem uma escolha, você deve comer com sensibilidade, aquilo que for melhor para o seu sistema. O combustível ideal para o corpo é o que lhe deixa alerta, ágil e ativo. Você pode experimentar. Num dia, coma apenas frutas; noutro dia, apenas vegetais crus; e noutro dia, cozinhe os vegetais; e então coma peixe e outro dia carne — experimente tudo. Veja com que tipo de comida que você experiencia os mais elevados níveis de energia e de atenção, por favor coma isso e você será saudável.

5) Faça a digestão!

Se você consumir uma fruta, dentro de uma hora e meia a três horas, ela estará completamente digerida. Se você consumir vegetais cozidos, demorará de doze a quinze horas para digerir. Se você consumir cereais e outras comidas cozidas, demorará de vinte e quatro a trinta horas. Se você consumir carne cozida, demorará de quarenta e oito a cinquenta horas. Se você comer carne crua, demorará setenta e duas horas para digerir. Se a comida ficar no sistema durante muito tempo, ela irá apodrecer e gerar níveis desnecessários de bactérias. Com essas escolhas alimentares, você está causando danos ao seu sistema. E depois você vai achar que precisa de remédios, ao invés de viver saudável. Você só precisa de produtos farmacêuticos porque você está gerando veneno dentro de si mesmo. 

O que você coloca dentro do seu sistema pode fazer uma grande diferença. Para exemplificar — quando o etanol foi introduzido pela primeira vez, há cerca de 12 anos, eu disse: "Eu não quero colocar etanol no meu carro, porque o motor vai enferrujar". Você não precisa ser um cientista brilhante para concluir isso — é senso comum. Agora, após ter sido usado por 12 anos, finalmente admitiram que pode causar corrosão no motor. Você só precisa de prestar atenção em como as coisas funcionam. A maioria das pessoas não presta atenção em nada. Para tudo, eles precisam de uma prescrição. 

Se você tem comido o tipo errado de alimentos por muito tempo, o corpo pode ter se tornado tão letárgico e denso que você não percebe mais nada. Nesse caso, jejuar vai lhe dar uma pausa. Chegou a hora de ensinar às pessoas como prestar atenção no que está acontecendo no sistema. Pergunte a si mesmo — agora mesmo, ele está funcionando bem ou não? É uma maneira simples de saber.

6) Coma alimentos locais

Pergunta: Namaskaram, Sadhguru, existe alguma relação entre o corpo e a região específica do planeta onde ele está localizado? O lugar específico onde alguém cresce o influencia? É por isso que eles nos dizem para comer alimentos locais?

Sadhguru: O funcionamento mais profundo do sistema humano é definitivamente impactado pela localização. Isso é verdadeiro com todas as outras formas vidas também. A vida animal e vegetal que existe confortavelmente no Sul da Índia, murcharia completamente em qualquer região de Nova Iorque ou naquela parte do mundo, porque as formas de vida aqui evoluíram de maneira diferente. Não é apenas por conta do clima ou da quantidade de luz solar ou do frio. Eles também tem um grande impacto, mas a razão pela qual a vida evoluiu de uma maneira particular tem relação com a localização. 

No Yoga, a prescrição para se alimentar corresponde à distância que um homem pode percorrer durante um dia. Em um único dia, a distância que você consegue percorrer deveria ser o raio da área da qual você se alimenta. Você não deveria se alimentar de comida que cresce longe de você, porque o corpo que você carrega é essencialmente um pedaço deste planeta. Se você estiver comendo comida de uma região específica de onde você vive, haverá uma interação constante entre o seu corpo e o solo. Até mesmo hoje em dia, enquanto você está sentado aqui. Se você se sentar aqui, o seu corpo e esta parte do solo sobre a qual você está sentado estão em um constante estado de interação profunda. 

É por causa disso que estar em contato com o solo é muito importante para a sua saúde e o seu bem-estar. No Yoga Center, nós sempre damos às pessoas, que não estão saudáveis, trabalhos nos jardins, para que elas fiquem em contato com a terra. Atualmente, nos spas modernos, o estar em contato com a terra se reduziu a um banho de lama. Bem, você precisa estar em contato de alguma forma. Não importa como você faz, seja com um banho de lama, trabalhando na lavoura, dormindo no chão ou qualquer coisa — essencialmente, você está tentando estar em contato.

7) Alimentar-se para o bem-estar

A comida é uma transação. O que estava na terra, você está colocando dentro do corpo. O corpo funcionará melhor se o alimento que você come vier daquela parte da terra em que você vive. Suponhamos que você viva em um terreno e que plante a própria comida e se alimente dela. Dentro de um mês, você verá uma mudança bastante distinta na saúde do seu corpo. Eu acho que nós podemos reduzir os incidência de câncer neste planeta para no mínimo 50% se nós mantivermos contato com a terra na qual vivemos, e se o alimento vier das áreas em que você vive, não de outro lugar.

Neste momento, se eu for tomar café da manhã, a comida talvez tenha vindo da Nova Zelândia, Vietnã, ou sabe-se lá de onde. Nós somos capazes de transportar as coisas por aí e existem supermercados que podem vender o mundo para você. Porém, nós fazemos isso por prazer, não para um bem-estar.

8) Coma alimentos sazonais

Na Índia, durante o verão, os alimentos são preparados de uma maneira, durante as monções de outra maneira, no inverno de outra maneira, de acordo com os vegetais disponíveis naquele período e o que é apropriado para o corpo. É bom trazer essa sabedoria e comer pelas necessidades do corpo e de acordo com o clima em que vivemos. 

Por exemplo, quando chega o mês de dezembro, há certos alimentos que produzem calor no corpo, como o gergelim e o trigo. A pele geralmente racha, porque o clima se torna frio, e as pessoas, tradicionalmente, não usam cremes hidratantes ou coisas do tipo. Assim, todo mundo come gergelim diariamente. Ele mantém o corpo quente e a pele limpa. Com muito calor no corpo, a sua pele não irá rachar. No verão, o corpo fica quente, por isso eram consumidos alimentos que esfriavam. Por exemplo, em Tamil Nadu, eles comem kambu (milheto-pérola). Essas coisas foram determinadas para que o corpo consiga se ajustar às diferentes estações.

9) Dieta à base de plantas

Uma célula viva tem tudo para sustentar uma vida. Se você consumir uma célula viva, você verá que o senso de saúde no seu sistema será muito diferente de qualquer coisa que você já conheceu. Quando nós cozinhamos o alimento, nós destruímos a vida que está dentro dele. Comer o alimento depois desse processo de destruição não proporciona a mesma quantidade de energia vital para o sistema.

Leia o artigo completo aqui

10) Dieta à base de frutas

Digestão significa jataragni — o fogo da digestão. Para que esse fogo queime com maior eficiência, as frutas são definitivamente a melhor escolha. Infelizmente, muitas pessoas gostam de inércia e letargia. A vida não os tocou, então eles gostam de uma parte deles morta. Dormir, intoxicação, comer demais e, simplesmente, deitar-se é melhor do que se sentir vivo, ativo e dinâmico. As frutas podem ser um problema apenas para esses tipos de pessoas, porque as frutas as manterão alertas e despertas. Pode-se experienciar uma extrema sensação de alegria, intoxicação e um prazer profundo a partir de níveis mais elevados de consciência também.

Leia o artigo completo aqui

11) Dieta à base de multigrãos

Hoje em dia, os médicos estão dizendo que aproximadamente 80 milhões de indianos estão caminhando em direção ao diabetes. Uma das causas disso é porque a maioria dos indianos fazem uma dieta com um único grão. As pessoas comem apenas arroz ou apenas trigo. Isso pode, definitivamente, causar problemas de saúde. É importante adotar uma dieta de multigrão na sua vida. 

Tradicionalmente, as pessoas comiam muitas sementes, leguminosas e muitos tipos de grãos. Mas, lentamente, essas coisas foram desaparecendo, e se você observar um prato de um indiano sulista hoje em dia, haverá muito arroz e só um pouco de vegetais. Isso é um problema sério. Essa mudança para uma completa dieta de carboidratos, que ocorreu nos últimos 25–30 anos, precisa ser revertida, porque, a longo prazo, a saúde de uma pessoa será fortemente afetada se ela só se alimentar de muito carboidrato e um pouco das outras coisas. Essa é uma mudança básica e conceitual que precisa acontecer na cabeça das pessoas. Na maioria das dietas não deveria ter arroz, mas, sim, todas as outras coisas. O arroz é uma escolha sua— se você quiser comer ou não, você decide de acordo com seu nível de fome.

12) Alimente-se corretamente enquanto viaja

Nem sempre conseguimos comer o tipo ideal de comida, especialmente aqueles que estão sempre viajando e fazendo várias atividades. Caso você acabe comendo algo que faça o seu corpo ficar lento — isso é, caso você seja sensível ao que está acontecendo no seu sistema — tudo o que você precisa fazer é cortar a próxima refeição pela metade ou até pular essa refeição. É tudo o que você precisa para que o corpo se recupere. 

Viajar realmente causa fadiga, mas você pode minimizar isso comendo a menor quantidade possível de comida quando estiver no avião. Se você precisar comer algo, coma uma fruta ou apenas beba muita água. O mecanismo da fome envolve certos ácidos que trabalham no revestimento do estômago, o que cria uma vontade de comer. Se você beber um copo de água ou comer uma fruta, os ácidos vão diluir e a fome também.