P: As emoções parecem ser mais problemáticas do que valiosas. Não estaríamos melhor sem elas?

Sadhguru: Se não houver emoção nenhuma em um ser humano, você não pode chamá-lo de humano. A emoção é um belo aspecto da vida humana, sem o qual um ser humano se tornaria feio. Mas, da mesma forma como acontece com qualquer coisa, se a emoção se tornar desenfreada, ela se tornará uma loucura. Se o seu pensamento se tornar descontrolado, ele se tornará uma loucura. Se a sua emoção se tornar descontrolada, ela também se tornará uma insanidade.

A emoção não é o problema

As pessoas veem a emoção como um problema, porque elas têm emoções dolorosas. Se elas tivessem emoções bonitas dentro delas, elas as chamariam de problema? Se você estivesse cheio de alegria, amor e compaixão dentro de si, se é assim que sua emoção está tomando forma e encontrando expressão, você consideraria isso um problema? Não.

Se você tentar se tornar desprovido de emoção, você terá emoções reprimidas e se tornará uma pessoa fria.

Se seu corpo estivesse funcionando muito bem e maravilhosamente, você chamaria isso de problema? Não. Se ele estiver doloroso ou doente, sentar-se, ficar em pé ou curvar-se de manhã é realmente doloroso — então, você pensaria que este corpo é um problema. Da mesma forma, você pode dizer que não quer ter emoção, simplesmente, porque você fez dela uma bagunça. Se você tivesse emoções verdadeiramente bonitas dentro de você, que tornam sua vida como uma flor, você não pensaria em não ter emoções.

Eu não estou dizendo para você deixar suas emoções ou ir além delas. Tudo o que eu estou dizendo é que seja seu corpo, sua mente, sua emoção ou suas energias — as quatro dimensões que poderiam estar em sua experiência agora mesmo — o mais importante é torná-las muito agradáveis. Uma vez que elas são muito agradáveis, elas não serão mais um problema. Somente quando as emoções não são mais um problema — quando as pessoas não aspiram por mais nada e são muito alegres — é quando surge o desejo de ir além.

Nem aqui nem lá

Caso contrário, tudo o que você está tentando fazer é sobreviver. Mesmo que você esteja clamando por Deus, é apenas um pedido por sobrevivência, não é? Quando você não consegue sobreviver aqui, você começa a pensar em fazer isso no céu. Se você não conseguiu fazer aqui, qual é a garantia de que vá fazer lá? Basavanna, um célebre sábio e um grande poeta de Karnataka, disse: "Illi salladavaru alliyu sallaraiya", o que significa “aqueles que não fazem aqui também não o farão lá". Portanto, não se trata de ir além da emoção. Você deve ir além, mas “além” não significa além da emoção ou da mente, ou disso ou daquilo. Você deve ir além da limitação que o está segurando agora mesmo. Emoção e pensamento também podem se tornar um método e uma ferramenta para pavimentar o caminho para você.

Se você usa sua mente para transcender suas limitações, chamamos isso de gnana yoga. Se você usa sua emoção para transcender limitações, chamamos isso de bhakti yoga. Se você usa seu corpo para transcender limitações, chamamos isso de karma yoga. Se você usa suas energias para transcender limitações, chamamos isso de kriya yoga. Cada um deles é uma porta de entrada. Uma porta pode lhe bloquear ou deixá-lo ir além. Portanto, para suas emoções irem além, elas não devem ser evitadas e rejeitadas. Você não pode evitá-las. Se você tentar se tornar desprovido de emoção, terá emoções reprimidas e se tornará uma pessoa fria. Sua emoção precisa ser aceita de uma maneira muito profunda, para que se torne sua amiga. Um amigo é alguém que é agradável para você.

Nota do editor: Esse é um trecho do livro 2 em 1 de Sadhguru, “Emotion: The Juice of Life & Relationships: Bond or Bondage”, disponível na Amazon.