Mais de 800 participantes de 32 países se reúnem para passar 7 meses no espaço consagrado do Isha Yoga Center, Coimbatore, para trabalhar em prol de uma nova vida - cheia de bem-aventurança, livre de estresse e fundada sobre sadhana (prática espiritual/prática de yoga). Os participantes passam por uma programação intensa e disciplinada de sadhana, contribuem para as atividades do Isha oferecendo suas habilidades e mergulham nos vários eventos e celebrações do ashram. Nesta série de publicações, nós levamos você aos bastidores pelos altos e baixos de suas jornadas.

Life in Sadhanapada - All Articles

A Euforia de Chegar

Dos recém-saídos da faculdade aos empresários, profissionais, médicos, engenheiros, músicos, funcionários públicos, cientistas e muitos outros, as experiências dos participantes são tão diversas quanto as possibilidades que o Sadhanapada oferece.

life-in-sadhanapada-from-home-to-ashram-vol-in-q

life-in-sadhanapada-from-home-to-ashram-orientation

"Eu estou indo pra lá, é real!"

"Antes de eu realmente chegar, eu ainda não podia acreditar totalmente que tinha sido aceito. Eu pensei que as pessoas aqui seriam tão rígidas e que por eu nunca ter sido voluntário no ashram antes, eles poderiam até me pedir para ir embora. Mas a primeira voluntária que conheci, ela fez 'Namaskaram' e sorriu para mim tão genuinamente que tudo mudou a partir daquele momento. Meus medos irracionais desapareceram. É simplesmente inacreditável estar aqui. Mesmo no caminho para o ashram, vendo as fotos de Sadhguru nos outdoors, eu ficava olhando para elas e dizendo para mim mesmo: 'Eu estou indo pra lá, é real!' ”- Bheem, 18 anos, Jharkhand, Índia

"Eu fiquei muito feliz quando fui aceito..."

“Eu fiquei muito feliz quando fui aceito para o Sadhanapada! Fiquei impressionado ao ver que um programa tão estruturado com a infra-estrutura e o apoio necessários para uma transformação espiritual interior existia. Um destino para o qual a família pode enviar suas filhas por tanto tempo sem a menor hesitação e com total confiança.” - Swati, 42 anos, Londres, Reino Unido

 

Superando os Primeiros Obstáculos

A alegria de ser aceito não veio sem alguns obstáculos para alguns. Vir morar em um ashram é um passo não convencional e pode ser uma ideia difícil de vender para a maioria. Os participantes tiveram que convencer seus patrões, gerenciar finanças pessoais e persuadir suas famílias sobre o valor do programa.

"Os meus parceiros de negócios não ficaram contentes por eu estar de saída."

"Eu tenho voluntariado no Isha por um bom tempo. Eu tinha ouvido falar sobre o Sadhanapada, mas sempre achei que não era para mim. Para alguém como eu, que administra várias empresas e tenho uma mãe idosa em casa, sete meses é muito tempo para ficar ausente.

"Meus parceiros de negócios não estavam felizes por eu estar saindo, mas ficaram convencidos quando os fiz perceber que eu ia trabalhar sobre mim mesmo e me tornar mais eficiente e produtivo. E eu consegui tomar providências para que a minha mãe fosse cuidada.

“Além disso, em casa, o meu sadhana não estava acontecendo do jeito que precisava. Então eu estou muito feliz por estar aqui e já posso sentir a transformação ocorrendo". - Sreekumar, 48, Kerala, Índia​​​​​​​

"Todo mundo achou que eu tinha enlouquecido."

“Quando eu disse às pessoas que estava indo ao ashram por 7 meses, ninguém concordou comigo.Todos acharam que eu tinha enlouquecido. A outra preocupação era sobre as minhas perspectivas de emprego após um intervalo de 7 meses. Assegurei aos meus pais que meu tempo no ashram agregaria valor ao meu currículo.

“Eu tinha alguns hábitos de autodestruição, que meu pai estava percebendo. Eu disse a ele que queria me aperfeiçoar, que queria reduzir o tempo de dormir, queria ser mais focado, intenso e equilibrado. Olhando para a minha intenção e determinação, eles disseram: 'Você pode ir em frente. Esperamos o melhor para você' .Então aqui estou eu!” - Shantnu, 29, Kashmir, India​​​​​​​

"Minha família ficou bastante relutante quando eu lhes disse que ficaria fora por 7 meses."

“Eu visitei o ashram muitas vezes antes, e sempre foi uma oportunidade maravilhosa estar aqui, mas minha família ficou bastante relutante quando eu lhes disse que ficaria fora por 7 meses dessa vez. Levou muita argumentação para fazê-los entender o quanto era importante para mim investir algum tempo em mim mesmo antes de dar uma passo à frente em minha carreira.

"Como eu tinha acabado de me formar este ano e recebi muitas oportunidades, a minha família não queria que eu as recusasse. Mas eu queria trabalhar sobre mim mesmo para uma fundação estável, para estar pronto para o que quer que eu vá fazer a seguir na minha vida". - Shubhangi, 22, Jodhpur, Índia​​​​​​​

Nos bastidores de Guru Purnima e do “In the Lap of the Master”

life-in-sadhanapada-from-home-to-ashram-lom-sadhgurupic

life-in-sadhanapada-from-home-to-ashram-lom-sadhguru-with-participants

O Sadhanapada começou oficialmente na ocasião auspiciosa do Guru Purnima, em 16 de julho de 2019, no entanto, os participantes fizeram o check-in alguns dias antes para fazer parte do programa “In the Lap of the Master”. Este foi um programa de 2 dias no qual milhares de meditadores Isha se aglomeraram no ashram para estar na presença de Sadhguru. Para realizar um evento desse tamanho, havia muito trabalho a ser feito. Mas quando centenas de participantes do Sadhanapada mergulharam e se ofereceram em atividade (Seva), as coisas aconteceram sem problemas. Então, na noite de lua cheia do Guru Purnima, eles participaram de um satsang íntimo com Sadhguru.

life-in-sadhanapada-from-home-to-ashram-lom-vol-pic1

life-in-sadhanapada-from-home-to-ashram-lom-vol-pic2

life-in-sadhanapada-from-home-to-ashram-lom-vol-pic3

"Isso me deu uma ideia de como todos no ashram trabalham incansavelmente."

"Comecei voluntariando para o programa ‘In the Lap of Master’. Deu-me um vislumbre de como todos no ashram trabalham incansavelmente sem reclamar. Eles pareciam excepcionalmente bons em fazer o seu Seva e, ao observá-los, senti-me ansioso para começar com o nosso programa. Esses últimos dias no ashram têm sido um despertar dentro de mim. Sinto que todos os dias a minha conscientização está crescendo. É incrível estar neste espaço e sinto uma energia vibrante em jogo constantemente.” - Kshitij, 28 anos, Bengaluru, Índia​​​​​​​

Um começo em Turbilhão

Após o Guru Purnima, os participantes passaram por uma intensa orientação na qual não só aprenderam práticas de Hatha Yoga, mas também revisitaram o Programa Inner Engineering (Engenharia Interior) e voltaram a analisar em profundidade os fundamentos que estabeleceriam a base para os próximos 7 meses de sadhana. A orientação foi um turbilhão, com vídeos nunca vistos antes de Sadhguru, a experiência do Guru Pooja como um processo vivo, absorção da intensidade através de Adiyogi Pradakshina e vários outros processos. Durante esse tempo, inesperadamente, em meio a sua agenda lotada, Sadhguru se encontrou brevemente com os participantes para prepará-los para o que estava por vir.

"Foi uma bênção ter uma sessão com Sadhguru logo no início do programa."

"A reciclagem do Programa Inner Engineering (Engenharia Interior) durante a orientação foi muito necessária. Isso me ajudou a aprofundar na prática do meu Shambhavi e também me ajudou a entender como essas ferramentas simples podem fazer uma diferença tão grande.

"Passar pelas práticas de Hatha Yoga me ajudou a refinar os meus asanas e a me envolver mais em cada asana. E aprender o Guru Pooja uma segunda vez foi útil, pois eu nunca entendi o seu significado antes. Finalmente, foi uma bênção ter uma sessão com Sadhguru logo no início do programa. ”- Neha, 26 anos, Jaipur, Índia

"Estou determinada a me tornar digna do que Sadhguru me ofereceu."

"Para alguém como Sadhguru gastar o seu precioso tempo e energia em mim, significa muito para mim. Sua compaixão e preocupação, seu foco apontado para apenas oferecer isso a nós, seu intenso desejo de passarmos por essa transformação - isso me derreteu. Estou determinada a me tornar digna do que Sadhguru me ofereceu. O que for preciso. ” - Ashwini, 27, Hyderabad, Índia

life-in-sadhanapada-from-home-to-ashram-practice-session

life-in-sadhanapada-from-home-to-ashram-adiyogi-prathakshana

life-in-sadhanapada-from-home-to-ashram-adiyogi-prathakshana2

O que Sadhguru contou aos participantes do Sadhanapada

“O princípio básico do sadhana é este - envolvimento apaixonado e absoluto com tudo o que toco, mas desapego em relação a mim mesmo. Somente então você será capaz de usar as ferramentas da vida de uma certa maneira. Acima de tudo, seu corpo e sua mente devem se tornar suas ferramentas, essa é a ideia do sadhana. Neste momento, quase qualquer um faz o que quer com as suas coisas. As situações estão determinando o que seu o corpo e sua mente farão. Sadhana significa que apenas eu decido o que meu corpo deve fazer e o que minha mente deve fazer.”

A seguir...

E assim, as duas primeiras semanas do Sadhanapada 2019 chegaram ao fim. As poderosas ferramentas de transformação foram oferecidas aos participantes, e justamente quando eles pensavam que tinham algum espaço para respirar, uma agenda apertada que inclui práticas de Yoga e Seva (voluntariado) os esperava. Na próxima parte desta série, vemos como eles aprendem a se misturar na intensidade do ashram Seva (sem fins de semana!) E se moverem além de seus gostos e desgostos para fazer pleno uso do que foi oferecido por Sadhguru na forma de Sadhanapada.

Nota do editor:​​​​​​​ Saiba mais sobre a Sadhanapada e pré-inscrição para o próximo grupo aqui.