Apenas Uma Expressão de Alegria

Sadhguru: As pessoas vêm dizendo há muito tempo que o riso é o melhor remédio. Em algum lugar alguém entendeu que pessoas alegres naturalmente se curam. Se você está bem ou doente é simplesmente uma questão de quão eficientemente seu corpo está funcionando. Se estiver funcionando bem, chamamos isso de saúde. Se não estiver, chamamos isso de doença. Quando você está alegre seu corpo físico funciona no seu melhor. Então, será natural para ele ficar bem. Não é o riso que te cura; é a alegria que cura você, mas o riso se tornou tão ligado à alegria. 

Alegria não significa riso. A alegria pode encontrar expressão de todas as maneiras possíveis - não precisa ser de um modo particular.

O riso também pode ser uma escravidão. Se você acredita que alegria significa que você deve estar sempre “hahaha”, então você será muito ridículo, porque em todos os tipos de situações você fará “hahaha” sem perceber a profundidade e a dimensão da situação. Alegria não significa riso. A alegria pode encontrar expressão de todas as maneiras possíveis - não precisa ser de um modo particular. O riso pode ser uma expressão, o silêncio pode ser outra expressão. A alegria pode trazer quietude para você, ação para você, ou pode trazer lágrimas para você.

Embora Gautama, o Buddha, fosse a própria personificação da alegria, nunca ninguém o encontrou rindo a qualquer momento. Gautama nunca riu alto, nem sequer sorriu abertamente; até mesmo o seu sorriso era apenas uma coisa pequena. Alegria não precisa significar sorrisos ou risos. Alegria significa que você está no centro da vida. No momento em que você escraviza isso em uma expressão em particular, você certifica-se de que sua alegria não pode ser 24 x 7.  

 

 

O Que Alegria Significa

Alegria significa, fundamentalmente, que você está profundamente enraizado na vida, não na superfície. Você está na fonte, é por isso que você é alegria. As pessoas estão sempre tentando abordá-la de outra maneira. Alguém acha que a alegria é beber álcool, outra pessoa acha que a alegria é estar rindo. Você sabe, eles criaram uma sociedade de pessoas rindo. Em toda parte na rua eles estarão como “hahaha, hoohoohoo, hehehe!” Inicialmente será divertido, mas se você tem que viver com alguém que está rindo o tempo todo, um dia você vai querer matá-lo só para parar o riso!

O Riso é uma Consequência

Hoje em dia, um tipo patético de “yoga” está acontecendo, chamado yoga do riso. Nós dois ficamos de pé na frente um do outro e você diz “hehehe" eu digo “hehehe”. Isso é loucura. Recentemente eu estava lendo um professor de inglês que estava aconselhando que dez minutos por dia você deveria rir ... Você estará no departamento psiquiátrico em breve!

Veja, se você quer flores no jardim, você não compra flores de plástico e as coloca lá. Você tem que fazer algo que não se parece com flores - você tem que lidar com o solo, o adubo, a água, a luz do sol. Nenhum destes se parece, sente ou cheira como flores, mas se você manejar estas coisas corretamente, flores virão. Então, o riso virá não porque você tomou uma posição: "Todo dia eu devo rir". Se você está em um certo estado de prazer interno, sem saber por quê, um sorriso se espalhará em seu rosto. Com um pouco de cócegas, você vai rir. O Riso é uma consequência. Não tente criar a consequência. Trabalhe no processo, a fonte.

Se você estiver em um certo estado de prazer interno, sem saber por quê, um sorriso se espalhará em seu rosto.

Alegria não é algo que você tem que fazer. Se você não perturba o processo básico da vida dentro de você, a alegria é um desfecho natural. A alegria não é uma conquista, a alegria é o seu estado original. No yoga, estamos olhando para um ser humano como um estrato de cinco corpos: Annamaya kosha, Pranamaya kosha, Manomaya kosha, Vignanamaya kosha e Anandamaya kosha. A palavra “ananda” pode ser interpretada como alegria. Então, o núcleo mais profundo de você é a alegria. Se as três primeiras dimensões do corpo - o corpo físico, mental e energético - estiverem em alinhamento apropriado, o núcleo mais interior, que é a alegria absoluta, naturalmente encontrará expressão.

 

Nota do Editor: O livro “best-seller” do New York Times, Inner Engineering: A Yogi’s Guide to Joy,” de Sadhguru, é um guia de auto-empoderamento que se baseia no ensino e princípios do yoga clássico, ajudando os leitores a criar uma base duradoura para a estabilidade interior e a paz. Encomende sua cópia agora na Amazon.