No ponto culminante da jornada do Rally for Rivers (Rali pelos Rios), que durou um mês, a Revitalização dos Rios na Índia - Projeto de Recomendação Política foi apresentada ao governo em 3 de outubro de 2017. Quer saber mais sobre como essa abordagem multifacetada ajudará os rios da Índia? Fornecemos uma série de trechos do documento para você explorar. Na Parte 1, Sadhguru prefacia a recomendação política com um apelo para que nossos rios sejam tratados como tesouros nacionais.

Part 2 | Part 3 | Part 4 | Part 5 | Part 6 | Part 7

Sadhguru: Meu envolvimento com montanhas, florestas e rios remonta à minha infância - não apenas em termos da natureza e de suas riquezas que a gente desfruta, mas como vivenciando-a como parte integrante de mim mesmo. Com quatro pneus de caminhão e varas de bambus amarradas, eu atravessei o Rio Kaveri por 13 dias sozinho. Eu vi o rio como uma vida muito maior do que eu. Pessoas como você e eu vêm e vão, mas o rio flui por milhões de anos e sustenta a vida em proporções que você não pode imaginar. Um rio não é um recurso para mim; é uma vida imensa. A própria natureza da nossa existência é tal que literalmente três quartos do nosso corpo é água. Então a água não é uma mercadoria - a água é o material que faz a vida. Quando está neste corpo, quanto apego nós temos em relação a ela! Quando está fluindo por aí, por que estamos tratando de forma diferente?

Nos últimos 25 anos tenho assistido com preocupação, o esgotamento gradual do fluxo dos rios em todo o país.

Nos últimos 25 anos tenho assistido com preocupação, o esgotamento gradual do fluxo dos rios em todo o país. O fluxo não é 'um ano sobe, outro ano desce', mas, vem se esgotando gradualmente de forma constante. No ano passado, esse esgotamento sofreu uma queda muito acentuada. Se nossos rios se esgotam assim em nossa própria vida, estamos claramente declarando que não estamos interessados ​​no futuro de nossos filhos e no bem-estar das futuras gerações nesta terra.

Eu não sou cientista e não tenho conhecimento científico apropriado ou palavras para articular isso. Mas, em minha simples observação, vejo que é a falta de vegetação e exploração excessiva de água subterrânea que juntos destruíram nossos rios. Quando não há vegetação suficiente, especialmente em um clima tropical, o solo se transforma em areia. O solo e os rios estão profundamente conectados. Se esgotarmos nosso solo, também esgotaremos nossos rios. Isto é o que nos acontece hoje - nossos corpos d'água esgotaram e nosso solo está degradado.

 

A maior conquista neste país foi que nossos agricultores – sem muita infraestrutura, sem ciência, apenas com conhecimento tradicional - conseguiram fornecer alimentos para as 1,3 bilhões de pessoas dessa nação. Mas o esgotamento do conteúdo orgânico no solo e a falta de água levaram nossos agricultores a um beco sem saída, e os suicídios estão se tornando comuns. Se você e eu fôssemos solicitados a produzir alimentos de uma terra sem fertilidade e sem água suficiente, também seríamos levados a fazer o mesmo. O agricultor, que nos dá comida e nutre a nossa vida, mal se alimenta, seus filhos estão famintos. Como podemos andar de cabeça erguida quando sabemos que aquele que fornece alimento para nós está faminto a ponto de querer tirar sua própria vida? Este é um ponto de grande vergonha. Eu abaixo minha cabeça de vergonha, porque de alguma forma nós não fomos capazes de cuidar disso. A maioria da população do país está envolvida na agricultura.

Há uma quantidade fenomenal de conhecimento no agricultor por causa de uma história de 8.000 a 12.000 anos de agricultura. Há um samskara (impressão mental ou lembrança) da agricultura neles. Não é apenas trabalho árduo - há um conhecimento que tomamos como certo. Apenas menos de 15% dos agricultores desejam que seus filhos entrem na agricultura. Se não criarmos a situação certa para eles, se não aproveitarmos esse conhecimento agora, ele poderá se perder para sempre. Usar o conhecimento tradicional de nossos agricultores para melhorar o solo, aumentar a fonte de água nutrindo o solo de todas as formas possíveis, e gerenciar o uso da água com tecnologias modernas apropriadas é o caminho a seguir.

Vamos nos mover no sentido de fazer uma lei que trate nossos rios, corpos de água e solo como um tesouro nacional.

A solução que estamos propondo é que haja uma cobertura de árvores de pelo menos um quilômetro de extensão em ambos os lados de todos os grandes rios e de quinhentos metros para rios menores. A terra deve estar sob a sombra para que o material orgânico no solo possa se acumular. Só então o solo reterá a água e permitirá que ela se infiltre no rio. Onde o governo é dono da terra, o reflorestamento é uma obrigação. Onde os agricultores são donos da terra, eles devem fazer a transição da agricultura convencional para a agricultura baseada em árvores. Essa mudança é uma melhor proposta econômica para um agricultor indiano, já que pode multiplicar sua renda pelo menos de 3 a 5 vezes.

Este Projeto de Recomendação Política é um esforço para transformar a solução em uma política econômica com impacto ecológico significativo. É um resultado da nossa consulta com especialistas de várias áreas de conhecimento e experiência, levando em consideração o interesse de todas as partes interessadas: a primeira e mais importante parte interessada é o rio; em seguida, a vida sustentada pelo rio; o fazendeiro; a comunidade maior; e os governos - estatais e central. Transformar isso em uma política implementável e exequível é o objetivo principal. A equipe científica ou eu mesmo estaremos sempre disponíveis para esclarecer quaisquer aspectos que necessitem de elaboração.

Durante milênios, por gerações, nossos rios nos abraçaram e nos alimentaram. Chegou o momento em que temos que abraçar e nutrir nossos rios. É nossa humilde esperança que as medidas legislativas e administrativas necessárias sejam tomadas de acordo com nossas sugestões e sejam transformadas em uma lei obrigatória. Vamos nos mover no sentido de fazer uma lei que trate nossos rios, corpos de água e solo como um tesouro nacional.

 

Nota do editor: O conteúdo acima é um extrato da  Revitalização dos Rios na Índia - Projeto de Recomendação Política. Se você está preocupado com os rios da Índia, a maneira mais simples de você poder revitalizá-los é fazendo uma ligação para 80009 80009. Descubra como uma ligação perdida ajudará a salvar nossos rios.