Tabela de conteúdo
1. O que é Karma?
2. Os tipos de Karma
   2-1. Sanchita Karma
   2-2. Prarabdha Karma
3. Liberte-se do Karma!
4. Espiritualidade e Karma

O que é karma?

Sadhguru: Aquilo que você chama de "minha vida" é uma certa quantidade de energia controlada por uma certa quantidade de informação. Essa informação, em termos atuais, pode ser chamada de software. Uma certa quantidade de energia de vida é carregada com uma certa quantidade de informação. No conjunto, essa tecnologia da informação é você. Você adquire um certo tipo de caráter por causa do tipo de informação que lhe foi transmitida.

Desde o momento em que você nasceu até este momento, o tipo de família, casa, amigos, as coisas que você fez e não fez — todas estas coisas estão influenciando você. Cada pensamento, emoção e ação vem apenas de impressões passadas que você teve dentro de si. Eles decidem quem você é neste momento. A maneira como você pensa, sente e compreende a vida é exatamente a maneira como você assimilou as informações.

As impressões passadas da vida vão muito além do momento em que você nasceu, mas, na sua percepção, neste momento, pelo menos desde o momento em que nasceu até hoje, que tipo de pais, família e educação você teve, que tipo de origem religiosa e social, que tipo de realidades culturais — todas essas impressões foram incluídas. Uma pessoa adquiriu um caráter diferente simplesmente por causa do tipo de informação que lhe foi transmitida. É isso que é karma. Essa informação é tradicionalmente chamada de karma, ou corpo kármico, ou corpo casual — aquilo que gera a vida.

 

Os tipos de karma

Essa informação encontra-se em muitos níveis diferentes. Existem quatro dimensões do karma — duas delas não são relevantes agora. Para entendermos, nós podemos falar sobre as outras duas.

Sanchita Karma

Uma é o sanchita karma. Esse é o armazém de karma que vai desde o animal unicelular até mesmo às substâncias inanimadas de onde a vida evoluiu. Toda a informação está lá. Se você fechar seus olhos, tornar-se suficientemente consciente e olhar para dentro de si mesmo, você conhecerá a natureza do universo — não porque você está olhando para ele através de sua cabeça, mas simplesmente porque esta informação está presente na criação do corpo. Existe um armazém de informações que remete à criação. Esse é o seu sanchita karma. Mas você não pode utilizar seu armazém para fazer vendas a varejo. Você precisa ter uma loja para fazer vendas a varejo. Essa “loja varejista”, que é para esta vida, é chamada de prarabdha.

Prarabdha Karma

Prarabdha karma é uma certa quantidade de informação alocada para esta vida. Dependendo da vibração de sua vida, a vida aloca para si mesma a quantidade de informação que ela pode suportar. A criação é muito compassiva. Se ela lhe concedesse todo o karma que você possui, você estaria morto. Agora mesmo, muitas pessoas são torturadas pelas simples lembranças dos 30-40 anos desta vida. Se lhes fosse dado cem vezes mais dessa lembrança, elas não a sobreviveriam. A natureza atribui prarabdha, uma memória alocada com a qual você pode lidar.

Liberte-se do karma!

Qualquer que seja o tipo de karma que você possue, isso é uma possibilidade limitada e é o que faz de você uma pessoa limitada.  Dependendo do tipo de impressões que você tenha recebido, seja ódio e raiva, ou amor e alegria, você tem, respectivamente, um certo tipo de personalidade; geralmente, cada ser humano é uma mistura complexa dessas coisas. Uma vez que você permite que essa estrutura kármica se construa além de um certo ponto, realmente não existirá tal coisa como liberdade. Tudo o que você fizer será condicionado pelo passado. Se você quer se mover em direção à libertação, uma das primeiras coisas que você precisa fazer é afrouxar as garras e manilhas do karma. Caso contrário, não acontecerá movimento nenhum.

...se você estiver genuinamente no caminho espiritual, nada ficará claro. Tudo ficará embaçado.

Como você faz isso? Uma maneira simples é quebrar com o karma fisicamente.  Se o seu karma for acordar às 8 horas da manhã, você coloca seu despertador para as 5 horas. O karma de seu corpo é que ele não vai querer se levantar. Mas você diz: "Não, eu vou me levantar". Mesmo que ele se levante, seu corpo vai querer tomar um café. Mas você lhe dá um banho frio. Agora, você está apenas quebrando o velho processo kármico, fazendo algo conscientemente. Aquilo que lhe agrada pode ser feito inconscientemente, não é? O que você não gosta, você tem que fazer isso conscientemente. Essa não é a única maneira, existem outras maneiras mais sutis e eficazes. Eu estou apenas lhe falando sobre a maneira mais rudimentar possível.

Espiritualidade e karma

Ao entrar no caminho espiritual, você está fazendo uma afirmação: "Eu estou com pressa de chegar ao meu destino final". Você não quer levar cem vidas. E no processo dessas cem vidas você pode acumular karma suficiente para durar outras mil vidas. Você quer acelerar. Uma vez iniciado o processo espiritual, se as iniciações forem feitas de uma certa maneira, elas abrirão dimensões que não teriam sido abertas de outra forma. Você teria vivido uma vida mais pacífica se não fosse espiritual, mas uma vida menos vital também, mais próxima da morte do que da vida. Sem que nada de fundamental seja remexido dentro de você, talvez você apenas caminhe confortavelmente.

Isso significa que todas as coisas negativas acontecem com você quando você está no caminho espiritual? Não é assim que as coisas são. É apenas que, quando a vida se move em um ritmo tremendo, num ritmo muito mais rápido do que o das pessoas ao seu redor, você pensa que alguma tragédia está acontecendo com você. Nenhuma tragédia está acontecendo com você. É só que eles estão indo em velocidade normal, mas a sua vida está avançando rapidamente.

Todo buscador tem sempre que se decidir — ele quer apenas aproveitar a estrada ou ele quer chegar ao destino rapidamente?

Muitas pessoas têm esta noção errada de que, uma vez que você entra num caminho espiritual, você ficará em paz e tudo ficará claro. Se você tem um sistema de crenças conveniente e se torna uma mente de via única, tudo parece estar claro. Mas, se você estiver genuinamente no caminho espiritual, nada ficará claro. Tudo ficará embaçado. Quanto mais rápido você corre, mais embaçado fica.

Alguns anos atrás, eu estive na Alemanha e, depois de terminarmos o programa, tive que dirigir até a França, que ficava a cerca de 440 quilômetros de onde eu estava. Normalmente, a viagem dura cinco horas. Eu não tinha a menor intenção de ficar na estrada durante cinco horas, então eu simplesmente meti o pé e nós estávamos correndo algo em torno de 200 quilômetros por hora. A paisagem do interior era supostamente linda nesta região e eu pensei que eu iria contemplá-la. Tentei virar meus olhos, mas estava tudo embaçado e eu não conseguia tirar os meus olhos da estrada por nenhum momento. Estava nevando e nós estávamos dirigindo a velocidades loucas.

Quanto mais rápido você vai, mais tudo se torna embaçado e você não consegue tirar os olhos do que está fazendo por nenhum momento. Se você quiser apreciar a zona rural, você deve ir devagar e com calma. Se você está com pressa para chegar ao seu destino, você manda gás. Você não vê nada. Você apenas vai indo. O caminho espiritual é assim. Se você está realmente no caminho espiritual, tudo ao seu redor está em turbulência. Mas, mesmo assim, você continua indo, então está tudo bem. Está tudo bem? Se não estiver tudo bem, você pode ir no tempo da evolução. Talvez leve um milhão de anos e você chegará lá.

Para aqueles que estão com pressa, existe um tipo de caminho. Para aqueles que não estão com pressa, existe outro tipo de caminho. Você deve ter clareza sobre o que você quer. Se você entrar na via expressa e tentar ir devagar, você será atropelado. Se você estiver no caminho lento e tentar ir rápido, você receberá uma multa. Todo buscador tem sempre que se decidir — ele quer apenas aproveitar a estrada ou ele quer chegar ao destino rapidamente?