Índice
1. O que é pensamento positivo?
2. Pensamentos negativos versus pensamentos positivos
3. O salto kármico
4. O perigo do pensamento positivo

O que é pensamento positivo?

Sadhguru: Muitas pessoas no mundo estão sempre falando sobre "pensamento positivo". Quando você diz "pensamento positivo", de um certo modo, você está tentando escapar da realidade. Você quer apenas olhar para um lado da vida, enquanto deixa de ver o outro lado. Você pode ignorar o outro lado, mas ele não vai ignorar você. Se você não pensar nas coisas negativas do mundo, você vai viver no paraíso dos tolos e a vida vai pegá-lo por isso. Neste momento, imagine que nuvens negras estejam no céu. Você pode ignorá-las, mas elas não vão ignorar você. Quando chove, chove. Quando você se encharca, você se encharca.

Tudo o que você tentar evitar se torna a base da sua consciência.

Você pode ignorar isso e apenas pensar que tudo vai ficar bem — isso tem certa relevância psicológica e social, mas não tem relevância existencial. Isso será apenas um consolo. Você tenta se consolar ao passar da realidade para a irrealidade, porque, de certo modo, você acredita que não consegue lidar com a realidade. E, provavelmente, você não consegue, então rende-se ao pensamento positivo. Você quer passar por cima do negativo e apenas pensar positivo ou, em outras palavras, você tenta evitar o negativo.

Tudo o que você tentar evitar se torna a base da sua consciência. O que você tenta evitar se tornará sempre o ponto mais forte em você, e não o que você busca. Aquele que tenta eliminar um aspecto da vida para viver sob outro aspecto, só trará infelicidade para si mesmo.

Pensamentos negativos versus pensamentos positivos

Toda a existência está acontecendo entre dualidades. A que você se refere como positivo e negativo é: masculino e feminino, luz e escuridão, dia e noite. Sem isso, como a vida iria acontecer? É como se você dissesse que não quer a morte, que só quer a vida — isso não existe. É somente porque existe morte, que existe vida. É somente porque existe a escuridão, que existe a luz. Basta que você não permita que o negativo sobrecarregue você. Deixe que os dois fiquem lá e veja como torná-los produtivos.

Se estamos preocupados com esta vida, é muito importante que sejamos verdadeiros na nossa situação real.

Se você olhar para a vida como ela é, ela é positiva e negativa em termos iguais, sempre. Se você olhar para ela como ela é, nem o negativo, nem o positivo podem sobrecarregar você. Somente porque eles são iguais, tudo está acontecendo do jeito que está acontecendo. Você tem que se beneficiar dos dois e produzir o que puder. A luz acende porque há positivo e negativo na eletricidade. Um resultado positivo se apresenta, portanto nós não nos importamos com o negativo. Se há um homem e uma mulher, se a alegria está fluindo deles, nós não nos preocupamos com o homem ou com a mulher. Suponha que eles comecem a criar um monte de resultado negativo, aí, sim, nós pensamos que eles são um problema. Não é o positivo e o negativo que é o problema; é o resultado final que você produz.

Você não tem que resistir ao positivo ou ao negativo; basta fazer disso um resultado positivo, o que é apenas uma questão de sua capacidade. Se estamos preocupados com esta vida, é muito importante que sejamos verdadeiros na nossa situação real. Somente, então, poderemos fazer uma jornada. O pensamento positivo destruiu muitas possibilidades para as pessoas. Há um poema escrito por alguém que pensava positivamente:

"Um pequeno pássaro, lá no céu, voava.
E, no meu olho, cagava.
Mas eu nem me preocupava, tampouco chorava,
porque sou um pensador positivo.
Agradeço a Deus e rezo para que os búfalos não voem."

Se você não está disposto a ver a vida do jeito que ela é, não tem como fazer algo a respeito disso. Você não pode fazer nada a respeito disso. Você só pode fazer coisas engraçadas na sua mente, que podem mantê-lo entretido por um tempo, mas nunca levarão você a lugar algum.

sadhguru-wisdom-article-positive-thinking-is-bound-to-crash-inside-img

P: Mas, Sadhguru, há um monte de ensinamentos por aí sobre o pensamento positivo e como ele pode transformar nossa vida. O pensamento positivo pode ajudar você a se livrar do karma ou, pelo menos, fazer com que você não crie mais karma?

Sadhguru: A razão pela qual estas pessoas perderam a profundidade da própria vida é porque elas se tornaram frívolas, focando a atenção apenas no que é conveniente para elas, no que elas chamam de "positivo". Elas querem tudo rápido, rápido, rápido. Não há dedicação a nada. Suponhamos que uma pessoa queira se tornar um cientista. Ela tem que estudar durante anos. Talvez se esquecerá da sua esposa e de seus filhos — esquecerá de tudo e dará tudo de si. Somente, então, algo se abrirá para ela, até mesmo no plano físico.

No mundo moderno, falta esse tipo de foco consistente, porque há muito deste tipo de ensino: "Não se preocupe, seja feliz. Está tudo bem. Apenas divirta-se". Esse tipo de felicidade, inevitavelmente, entrará em colapso, e as pessoas se tornarão mentalmente adoecidas. Uma declaração popular, em particular, que ouço no Ocidente, e que está começando a pegar na Índia também, é "seja feliz, viva o momento". Por favor, viva em algum outro momento e me mostre. De qualquer maneira, você está no momento, onde mais você poderia estar? Todo mundo cita isso, porque livros foram escritos e programas foram conduzidos por pessoas que não têm experiência, nem entendimento.

O salto kármico

Se você observar essas pessoas que sempre falam "seja feliz", dependendo do estilo de vida delas, dentro de alguns anos, elas acabam depressivas. Invariavelmente, isso o atingirá de forma profunda, porque suas energias são distribuídas para diferentes possibilidades, de acordo com sua estrutura kármica. Tem algo para sua dor, seu sofrimento, sua alegria, seu amor. Isso é chamado de "prarabdha karma". Não está apenas em sua mente. Karma são dados. Sua energia está funcionando de acordo com esses dados. O prarabdha é como uma mola enrolada. Ela tem que encontrar uma forma de se soltar. Se essas coisas não encontrarem expressão, se você as negar, elas vão se enraizar de uma maneira completamente diferente.

Por que você não consegue, simplesmente, estar aqui, sem nenhuma atitude específica? Sem filosofias? Apenas consciente. Simplesmente, consciente.

É importante que você, simplesmente, veja tudo como é. Você não nega nada. Se o sofrimento chegar, sofrimento. Se a tristeza chegar, tristeza. Se a alegria chegar, alegria. Se o êxtase chegar, êxtase. Ao fazer isso, você não está negando ou tentando impedir nada. Ao mesmo tempo, tudo está acontecendo, mas você está livre disso.

O perigo do pensamento positivo

A natureza da mente é tal que, se você disser “eu não quero isso”, somente aquilo acontecerá em sua mente. Se você disser “eu não quero o negativo”, somente aquilo acontecerá. Por que você está falando sobre positivo ou negativo, afinal? Por que você quer olhar para as coisas dessa maneira? Por que não olhar para cada situação como ela é, aceitá-la como ela é, e ver o melhor que você pode fazer a respeito disso? Uma situação não é nem positiva, nem negativa. Não tente desenvolver atitudes e filosofias. Por que você não consegue, simplesmente, estar aqui, sem nenhuma atitude específica? Sem filosofias? Apenas consciente. Simplesmente, consciente.

Cada situação exige um tipo diferente de resposta. Se você desenvolver atitudes com pensamento positivo, poderá funcionar bem em uma situação, mas, em outro tipo de situação, você fará coisas estúpidas, por ter uma ideia preconceituosa de que você tem que ser de uma certa maneira. Se você continuar pensando positivo no momento errado, as piores coisas podem acontecer com você. Não há necessidade de ser positivo. Também não há necessidade de ser negativo. Apenas seja consciente. Se você é consciente, você irá perceber a situação da maneira que ela é. Quando você percebe a situação da maneira que ela é, você poderá agir com o melhor da sua capacidade e inteligência. É simples assim.