Mahabharat All Episodes

 

Devyani e Sharmishtha

Sadhguru: Devyani era amiga íntima de Sharmishtha, a filha do rei Asura daquela área, Vrishaparva. Um certo incidente ocorreu que, de certa forma, se tornou a raiz da dinastia Kuru. As duas jovens foram ao rio tomar banho. Sharmishtha era uma princesa Asura, Devyani era filha de Shukracharya, um sacerdote. Isso significa que ela era de um clã brâmane, que naquela época era considerado o mais alto entre os grupos sociais. É por isso que as duas meninas guardaram suas roupas e joias separadamente quando foram se banhar.

Ao longo da história de Mahabharat, existem maldições e bênçãos. Mas você não sabe se uma maldição é uma bênção ou uma bênção é uma maldição, porque a vida tem sua própria maneira de misturar as coisas.

 

Enquanto brincavam no rio, as roupas foram sopradas pelo vento forte e se misturaram. Quando as duas meninas saíram do rio, naturalmente com pressa de se vestir, Sharmishtha, por engano, vestiu partes das roupas de Devyani. Então, meio de brincadeira, mas meio para estabelecer sua superioridade, Devyani disse: “Por que você está vestindo as roupas da filha do guru de seu pai? Como se sente? Isso é apropriado?".

 

Sharmishtha percebeu o engano. Mas, sendo uma princesa, ficou furiosa e disse: “Seu pai é um mendigo. Ele se curva diante do meu pai. Você vive do que meu pai distribui. É melhor você conhecer seu lugar”. E ela a empurrou em um buraco. Devyani caiu. Sharmishtha a deixou lá e partiu irritada.

 

Quando Devyani voltou para casa, ela caiu no colo de seu pai e clamou por vingança, dizendo: "Você tem que dar uma lição a essa princesa". Por haver insultado sua filha, Shukracharya exigiu que a princesa se tornasse uma criada de sua filha. O rei não teve escolha, porque sem Shukracharya, que podia trazer os mortos de volta à vida, ele estaria perdido.

Devyani já havia se vingado de Sharmishtha e deveria ter parado por ali, mas queria esfregar na cara um pouco mais.

 

Ao longo da história de Mahabharat, existem maldições e bênçãos. Mas você não sabe se uma maldição é uma benção ou uma bênção é uma maldição, porque a vida tem sua própria maneira de misturar as coisas. Uma maldição se torna uma bênção - uma bênção se torna uma maldição. Então Sharmishtha foi amaldiçoada, tornando-se uma criada de Devyani. Então o casamento de Devyani foi arranjado com Yayati. Ela insistiu que Sharmishtha a seguisse como sua criada pessoal em seu novo lar.

 

Devyani já havia se vingado de Sharmishtha e deveria ter parado por ali, mas queria esfregar na cara um pouco mais. Então Sharmishtha veio com ela como criada após o casamento. Yayati e Devyani viveram juntos como marido e mulher, e tiveram um filho cujo nome era Yadu. Os Yadavas vêm deste Yadukula.

Embora Sharmishtha fosse criada de Devyani, sendo uma princesa, ela se portava com certa dignidade. Ela se fez ainda mais atraente que Devyani. Inevitavelmente, Yayati se apaixonou por ela. Um caso secreto de amor aconteceu e eles tiveram um filho. Aquele filho foi Puru, que se tornou um dos pais da dinastia Kuru.

 

Mahabharat Episode 3: Curses or Blessings?

 

Quando Shukracharya percebeu que Yayati havia traído sua filha e tido um filho com a criada, ele o amaldiçoou: "Que você perca sua juventude." Então Yayati se tornou um homem velho.

 

Yadu, como primeiro filho de Yayati, deveria ter se tornado o rei, mas não o fez por causa de uma certa contravenção. Quando Shukracharya percebeu que Yayati havia traído sua filha e tido um filho com a criada, ele o amaldiçoou: "Que você perca sua juventude". Então Yayati se tornou um homem velho.

 

Ele não podia aceitar isso. Quando Yadu cresceu e se tornou um belo jovem, Yayati pediu-lhe: “Dê-me sua juventude e deixe-me aproveitar por alguns anos. Então eu a devolverei para você”. Yadu disse:  Nada feito. Primeiro você traiu minha mãe. Agora você quer me enganar tirando-me a juventude. Não”. Então Yayati amaldiçoou Yadu:“Que você nunca se torne o rei”.

 

O segundo filho de Yayati, Puru, que nasceu em Sharmishtha, voluntariamente ofereceu sua juventude a seu pai, dizendo: "Pai, aproveite a juventude. Ela não significa nada para mim”. Yayati tornou-se jovem novamente e viveu como um jovem por um período de tempo. Quando sentiu que tinha acabado, devolveu a juventude ao seu filho Puru e fez dele o rei.

 

A continuar...

More Mahabharat Stories

Nota do editor: uma versão deste artigo foi publicada originalmente em Isha Forest Flower, junho de 2015.Faça o Download em PDF com base no "nome seu preço, no mínimo" ou  assine a versão impressa.