Participante: Quando eu medito, tudo fica em paz e tranquilo e eu sinto que estou progredindo. Mas o verdadeiro desafio vem quando há uma adversidade, e eu esqueço tudo, e volto novamente à mesma maneira antiga de lidar com as coisas. Eu sinto que as minhas práticas começaram a fazer diferença, mas, quando alguma coisa acontece, volto para os mesmos padrões antigos.

Sadhguru: Você já repetiu isso duas vezes: "Eu volto". O que significa "voltar"? Significa que a sua natureza original é existir de uma forma agitada, não é? É essa a sua natureza original?

Participante: Sim.

Sadhguru: Então, por que você quer se livrar dela?

Participante: Não. Por "original", quero dizer que esta é a forma pela qual costumamos lidar com isso durante toda a nossa vida.

Sadhguru: Se estamos tão identificados com essa maneira agitada, como podemos deixá-la? Se você tivesse dito "eu estou em grande estado de paz durante a prática, mas, quando uma adversidade surge, eu me afasto", seria melhor, não é? Não é apenas melhor, é bastante essencial enxergar que "eu me afasto da minha natureza original". Assim, você naturalmente vai querer voltar a ser quem você é. Mas você está claramente dizendo a si mesmo: "A agitação é a minha natureza original; a tranquilidade é a minha natureza fantasiosa do yoga. Portanto, naturalmente, eu volto para a minha natureza original". Não é natural voltar para casa?

Você deve mudar isso dentro de si mesmo. Neste momento, a maneira como você pensa é a maneira que você se torna. Toda a bagunça da sua mente pode ser alterada apenas pela maneira como você pensa. Quando você diz "minha natureza original é a agitação", ela está tentando se estabelecer. Se você enxergar, "a minha natureza original é a paz, mas eu a perdi", então, naturalmente, você vai querer voltar para a sua natureza original.

A sua natureza original

Qual é a sua natureza original? Isso não é um ensinamento meu. Diga-me, qual é a sua natureza original? Ou, se você não sabe o que é essa coisa de "natureza original", ao menos diga: quando você era uma criança, você era agitado ou você era tranquilo e alegre? Se não conseguirmos voltar para o que realmente é a nossa natureza original e essencial, deveríamos, ao menos, voltar à estaca zero? Vamos iniciar o jogo a partir daí? Ao menos, torne-se quem você era quando você tinha cinco anos — aquela paz e felicidade têm de estar ao seu alcance.

Isso não é uma grande coisa. Muitas pessoas falam como se o fato de se tornar uma criança fosse a coisa mais elevada do mundo. Não. Foi preciso muito esforço para se tornar um adulto. Tornar-se uma criança não é a coisa mais elevada. Para aqueles que se distorceram e se destruíram completamente, dizemos ao menos que voltem à estaca zero. Que partam, ao menos, daí. Não caia do tabuleiro.


 

Então, não fique repetindo para si mesmo que, o que quer que você experimente durante a meditação, é um momento fantasioso que você conquistou de alguma maneira — isso não é uma conquista. Essa é a maneira que você é a cada momento de sua vida, se você não fizer de si uma confusão. É essa a realidade? A sua situação de confusão é a sua natureza original, ou a sua natureza original é simplesmente a maneira que você é quando nada está confundindo você? Qual está, ao menos, mais perto da sua natureza original? A não confusa, não é?

Olhe para trás e veja qual é o momento mais tranquilo e alegre que você já viveu na sua vida. Vamos começar por aí. Olhemos para isso como a sua natureza original neste momento. Não é, mas, ao menos, vamos mentalmente assumir que: "Essa é a maneira que eu sou, mas, por alguma razão, eu me perdi". Uma vez que você veja que está perdido, tudo em você vai querer encontrar um caminho de volta.

A informação correta

Por favor, compreenda como a sua mente funciona: se você lhe diz algo de uma certa maneira, se você adiciona uma informação incorreta, toda a energia da mente começa a funcionar dessa forma em particular. Existem muitas pessoas no planeta cujas vidas têm sido absolutamente envenenadas, simplesmente, por causa de um pensamento incorreto com o qual elas se identificaram. Eu diria que quase o mundo todo está nessa condição — elas se identificam com um tipo particular de pensamento. Essas identificações normalmente ocorrem quando se é muito jovem e certas coisas são dominantes e, agora, não se pode pensar para além disso.

Neste momento, a maneira como você pensa é a maneira que você se torna. Toda a confusão da sua mente pode ser alterada simplesmente pela maneira como você pensa. Quando você diz "minha natureza original é a agitação", essa natureza está tentando se estabelecer.

Suponha que eu tenha removido todos os hormônios masculinos e femininos do seu corpo — não estou falando sobre os aspectos psicológicos, mas de sua atitude e da maneira pela qual você enxerga sua vida —, você sabe o quanto você se transformaria num prazo de três dias? Você, definitivamente, se tornaria como uma criança completamente despreocupada. Você não estaria constantemente consciente das partes de seu corpo. Você poderia se sentar, andar e existir de uma maneira completamente diferente.

É assim que apenas uma pequena alteração química — que aconteceu na fisiologia para servir a um propósito específico da natureza — tem distorcido toda a sua percepção de vida. E ela não é a única. Existem milhões de outras coisas como essa. Seja lá com o que for que você se identifique, isso distorce completamente sua percepção da vida. Todo o programa Engenharia Interior é para estabelecer a mente na perspectiva correta, para que as suas identificações limitadas sejam mentalmente afastadas, e a sua energia se liberte das suas amarras atuais.


 

Essas amarras não se soltarão completamente só por causa disso, mas o primeiro passo neste sentido será dado, se você se libertar dessas pequenas identificações que adquiriu. Existe uma grande quantidade de estrutura kármica, que vai levar o seu tempo, mas, se você não colocar esse processo em andamento, você continuará a construí-la, em vez de esgotá-la. Quando você elimina suas fortes identificações com coisas limitadas à sua volta, então você estabelece o processo básico de dissolução da estrutura kármica.

Nota do Editor: Baixe o ebook "Inner Management", no qual Sadhguru revela ferramentas efetivas para aprimorar capacidades, mudar sua vida e abrir uma nova dimensão que nos liberta das influências externas. Coloque "0" no campo do valor ou clique em "peça gratuitamente" para o download gratuito.

Baixe o ebook “Inner Management”