Sadhguru explora a importância da revitalização do solo e fala de cinco métodos para salvar o solo.

Índice
Duas causas da degradação do solo
1. Industrialização da agricultura
2. Consumo de carne e criação de gado em pastagens
Quatro efeitos da degradação do solo
1. Deterioração da saúde humana
2. Diminuição da matéria orgânica no solo
3. Causa do ciclo vicioso de enchentes e secas
4. A escassez de alimentos pode causar um conflito civil

Causas da degradação do solo

1. Industrialização da agricultura

Sadhguru: Desde que começamos a praticar um tipo de agricultura mais mecanizada e industrializada, o conteúdo de matéria orgânica no solo mundial diminuiu significativamente. Para que um solo agrícola seja fértil, ele deverá ter um conteúdo mínimo de 3% a 6% de matéria orgânica, mas, em muitas partes do mundo, este está abaixo de 1%. Na Índia, 62% do solo tem menos de 0,5% de matéria orgânica. Por que foi que isso aconteceu? 

Quando temos uma colheita de uma tonelada, isso significa que extraímos uma tonelada de camada superficial do solo. Quais são as formas de repor isso? Quando havia animais e árvores nas propriedades rurais, estávamos fazendo a reposição naturalmente, por causa dos resíduos verdes, provenientes das árvores, e dos dejetos de animais, que são as duas únicas formas de repor matéria orgânica no solo. As pessoas pensam que um trator fará o trabalho. Um trator irá lavrar o solo, mas não irá enriquecer o solo da mesma forma que os animais e as árvores o fariam.

2. Consumo de carne e criação de gado em pastagens 

Neste momento, 51 milhões de quilômetros quadrados de terra estão sendo cultivados pelo mundo. Destes, 40 milhões de quilômetros quadrados são usados para a criação de animais e para o cultivo de seus alimentos, o que corresponde a 75%. Se você reduzir o seu consumo de carne em 50%, 20 milhões de quilômetros quadrados de terra estarão disponíveis para a regeneração do solo. Nós conseguimos regenerar esse solo num período de oito a dez anos.

Os quatro efeitos da degradação do solo

1. Deterioração da saúde humana 

As condições do solo da Índia são tão ruins que os níveis de nutrição estão diminuindo de forma desastrosa. O valor nutricional dos vegetais, particularmente na Índia, caiu cerca de 30%, nos últimos 25 anos. No resto do mundo, os médicos estão aconselhando as pessoas a trocarem a carne por uma dieta vegetariana. No entanto, na Índia, os médicos estão aconselhando a mudar para carne. Enquanto o mundo se esforça para substituir o consumo de carne por uma dieta à base de vegetais, nós, que fomos em grande parte uma nação vegetariana, tentamos mudar para carne, porque não existem nutrientes suficientes nos alimentos que consumimos. Isso, simplesmente, porque nós não cuidamos do solo. O conteúdo de micronutrientes do solo caiu tão drasticamente que, hoje, mais de 70% das crianças indianas, com menos de três anos, têm anemia.

Se o vigor do solo enfraquecer, os nossos corpos irão enfraquecer — não apenas em termos de nutrição, mas de uma forma bastante fundamental.

Se você entrar numa floresta e pegar o solo, ele está cheio de vida. É assim que o solo deveria estar. Se o vigor do solo enfraquecer, os nossos corpos irão enfraquecer — não apenas em termos de nutrição, mas de uma forma bastante fundamental. Isso significa que a próxima geração será menos do que nós somos. Isso é um crime contra a humanidade. A nossa próxima geração deveria ser melhor do que nós. Se ela for pior do que nós é porque fizemos algo de muito errado. Isto está acontecendo em grande escala na Índia, porque o solo está perdendo a sua qualidade. 

2. Diminuição da matéria orgânica no solo

Oitenta e sete por cento da vida do planeta — incluindo você, eu e uma multidão de micróbios, minhocas, pássaros, animais e árvores — vivem, aproximadamente, nos primeiros 99 de centímetros da camada superficial do solo. Essa é a média da camada superficial do solo que temos no planeta. Entretanto, o nível de degradação ocorrido nos últimos 70 anos é assustador. A quantidade de biomassa no solo diminuiu cerca de 80%, nos últimos 50 anos. Isto é realmente a morte da vida! Se continuarmos assim, estima-se que, até o final deste século, a vida de 80% dos insetos e das minhocas terá desaparecido. 

“Ok, qual é o problema se as minhocas morrerem? Nós nem sequer gostamos de insetos.” Essa é a atitude das populações urbanas. Se todos os insetos morrerem, toda a vida neste planeta se acabará dentro de poucos anos. Se todas as minhocas morrerem, você terá apenas alguns meses antes que tudo se acabe. Se todos os micróbios morrerem hoje, amanhã, tudo acabará. O que está mantendo você vivo é, em todos os níveis, a vida microbiana. O conteúdo de matéria orgânica do solo está diminuindo num ritmo alarmante, porque nós temos uma percepção artificial do planeta. Se este solo tiver que ser enriquecido, ele necessita de material orgânico, o que só é possível ser feito por meio de dejetos de animais e por resíduos vegetais provenientes das árvores. 

Se todos os seres humanos desaparecerem amanhã, em dez anos, o planeta se tornará super rico ecologicamente. Os seres humanos, que, supostamente, são as criaturas mais evoluídas deste planeta, transformaram-se no problema mais mortal para este planeta. Não é que o planeta esteja em perigo. O planeta irá sobreviver, mas ele se tornará inóspito para a vida humana. 

3. Causa do ciclo vicioso de enchentes e secas 

Na Índia, se você recapitular os últimos anos, nos locais onde ocorreram enchentes, dentro de um período de três meses, também ocorreram secas. Isso acontece porque a única fonte de água que temos na Índia são as chuvas de monções. Os nossos rios, lagos, lagoas e poços não são fontes de água. São somente destinos para a água das chuvas. Apenas 4% da água dos rios da Índia é de água glacial, o restante é todo proveniente das chuvas de monções.

Nos últimos cem anos, o volume de água que tem precipitado na forma de monções não mudou. Só que, há 50 anos, o período das monções durava de 70–140 dias. Hoje em dia, ele dura de 40–75 dias. Isso significa que as precipitações ficaram mais pesadas. 

Quando a água da chuva cai no solo, ela deveria se infiltrar solo adentro e chegar até os aquíferos. No entanto, como removemos todas as árvores, ela simplesmente escoa pela superfície, erodindo o solo e provocando inundação. Isso acontece, simplesmente, porque tudo virou terra exposta. Não há árvores. Não existe atividade orgânica suficiente no solo para que a água seja absorvida. Se a água tivesse percolado no interior do solo, os poços, as lagoas e os rios teriam água. Uma vez que a água da chuva não é retida, é provável que ocorra uma seca após algum tempo. 

O solo é o maior reservatório de água do planeta. Se estiver em condições adequadas, o solo pode armazenar 800% de água a mais do que todos os rios juntos. Mas, à medida que o valor orgânico do solo diminui, a sua capacidade de armazenamento da água também diminui. 

4. A escassez de alimentos pode causar um conflito civil 

A Índia tem cerca de 160 milhões de hectares de terras agricultáveis, mas cerca de 40% destas terras foram consideradas degradadas. Isso significa que, nos próximos 25–30 anos, provavelmente, nós não seremos capazes de cultivar os alimentos que precisamos nessa nação. Quando não houver nem água e nem comida, sucederá um nível de conflitos civis que destruirá a nação de várias formas. Os moradores das zonas rurais, onde a água se esgota por completo, irão migrar em larga escala para os centros urbanos. Isso não está longe de acontecer. Sem infraestrutura, eles ficarão nas ruas — mas até quando? Quando não houver nem comida e nem água, eles irão invadir as casas. Não é que eu seja uma espécie de mensageiro do apocalipse, mas, nos próximos oito ou dez anos, você verá essas situações, a menos que façamos algo drástico agora. 

Nota do Editor: Conscious Planet é um movimento global para iniciar uma abordagem consciente em relação ao solo e ao planeta. O seu tempo, as suas habilidades e os seus esforços serão valiosos no esforço para criar um Planeta Consciente e para Salvar o Solo. Apoie da maneira que você puder — como Amigo da Terra ou membro da equipe Conscious Planet!