P: O que é Engenharia interior, você poderia simplificar isso para mim? Por que isso é a base para uma vida bem-sucedida?

Sadhguru: Assim como existe uma tecnologia para criar bem-estar exterior, existe também toda uma dimensão da ciência e da tecnologia para criar bem-estar interior. Nós não estamos ensinando filosofia, ética ou moral. Esses são métodos simples e poderosos como os quais o seu corpo e a sua mente naturalmente funcionam no seu potencial máximo, em paz e com alegria. Tecnologia significa fazer alguma coisa de um jeito que funcione. A menos que você faça as coisas certas dentro de você, as coisas certas não irão acontecer. Se você não está em paz, cheio de alegria e em êxtase, isso significa que você não fez as coisas certas consigo mesmo. Engenharia Interior é uma maneira de explorar como fazer as coisas do modo certo.

P: Quais são os componentes do software do Engenharia Interior e como eu posso usá-los para o meu bem-estar?

Sadhguru: A natureza e a base da sua experiência estão dentro de você. Dor, prazer, alegria, miséria, agonia e êxtase acontecem apenas dentro de você. O verdadeiro lugar da sua experiência está dentro de você. Se você tivesse consciência de como "o lugar" de sua experiência acontece, você faria a sua experiência de vida ser agradável ou desagradável? A resposta é óbvia.

P: Quais são as mudanças simples em atitude que devo fazer para reduzir o estresse?

Sadhguru: Não é o seu estilo de vida, trabalho, família ou as situações que causam estresse. Quer você chame isso de estresse, medo ou raiva, essencialmente é a sua inabilidade de gerenciar seu corpo, mente, emoções e energia. O corpo humano é o aparelho mais sofisticado deste planeta. Mas você leu o manual do usuário?

Estresse é como o atrito em uma máquina. Há atrito ou porque o movimento entre partes não é adequado ou porque não há lubrificação suficiente. Eu não estou falando de gerenciar o estresse ou mantê-lo sob a superfície. Estou falando de como não criá-lo, porque o estresse é sua criação. Se você começar a fazer um simples processo de yoga, você vai perceber que o seu organismo inteiro começa a funcionar com uma certa facilidade.Então não há essa coisa de estresse.

P: Como eu posso ter uma relação equilibrada com a comida? E por que isso é tão importante para o meu bem-estar geral?

Sadhguru: A melhor comida é o que quer que lhe dê a energia e a agilidade necessárias sem causar inércia ou rigidez. Experimente e veja – para a maioria das pessoas uma dieta vegetariana com 50% de verduras, legumes e frutas cruas e 50% de alimentos cozidos será o suficiente. Cada indivíduo deve chegar a sua própria dieta equilibrada, não por obrigação, mas por observação e consciência. Acima de tudo, a comida que você ingere é vida. Se pudermos comer com enorme gratidão por todas as coisas vivas que deram a vida para nos sustentar, a comida irá se comportar de forma diferente dentro de você.

P: Como eu posso manter minha mente em um estado de constante calma? Isso é mesmo possível?

Sadhguru: Neste momento a sua mente é o chefe e você é o escravo. O principal aspecto da meditação é você se tornar o chefe e a mente, o escravo. Meditação é uma certa qualidade, não é uma ação. Meditação não é algo que você possa fazer. Mas você pode se tornar meditativo. Se você cultivar o seu corpo, mente, energias e emoções em um certo nível de maturidade, a meditação acontece naturalmente.

P: Essa coisa chamada felicidade. Como eu aprendo a ir na direção da alegria verdadeira e a dividi-la com os outros?

Sadhguru: Se você olhar para a sua vida, sempre que a felicidade aconteceu para você – talvez quando viu o nascer do sol, ou ouviu alguma música, ou alcançou sucesso em algo – seja qual for o estímulo, quando a alegria aconteceu para você, ela sempre borbulhou de dentro de você. Ela nunca choveu em cima de você, vinda de algum lugar.

 A fonte da felicidade está dentro de você, mas neste momento o estímulo está do lado de fora. A escolha é manter o estímulo do lado de fora ou de dentro. Neste momento, alguém ou alguma coisa está decidindo o que deve acontecer dentro de você. Essa é a pior forma de escravidão. A menos que essa escravidão seja abolida, você não verá um mundo melhor. Então uma pessoa tem que fazer um pouquinho de Engenharia Interior para fazer de si um lindo ser.

P: Como dar o melhor de mim no trabalho e ainda ter tempo para aqueles que amo nesse ritmo frenético de vida? Por que o equilíbrio trabalho e vida pessoal é importante?

Sadhguru: Não há essa coisa de trabalho e vida, é vida e vida. Seu trabalho deve ser vivido e sua vida tem de ser trabalhada. Não faça uma demarcação de modo que haja uma coisa chamada trabalho e outra chamada vida. Existem diferentes aspectos da vida, e você deve lidar com eles. Eu trabalho sete dias por semana, 365 dias – mas não preciso de férias. Se você realmente faz o que importa para você, sua vida inteira são férias. Então faça de sua vida férias, criando o que realmente importa para você. Acima de tudo, o trabalho mais importante é trabalhar sobre si mesmo.

Editor’s Note: Conheça o livro “Inner Engineering: A Yogi’s Guide to Joy”, bestseller do New York Times e da Amazon.

O artigo acima foi publicado inicialmente publicado no Gulf News