Sadhuguru: O sistema muscular humano é uma coisa fenomenal. É fantástico o que os nossos músculos podem fazer, E isso pode ser aprimorando fortalecendo-os, mas, ao mesmo tempo, tornando-os bem flexíveis. Se você puxar muito peso, seus músculos parecerão grandes, mas sem flexibilidade. Quando você vê pessoas que desenvolveram músculos grandes, elas não conseguem fazer namaskar direito. Elas não conseguem nem se encurvar.

Você vê pessoas que desenvolveram músculos grandes, elas não conseguem fazer namaskar direito.

Se você só quer ter músculos que pareçam bonitos, hoje em dia, há maneiras mais fáceis de fazer isso. Você poderia fazer implante de bíceps. O silicone não se limita aos seios, ele é colocado nos bíceps, nos músculos da panturrilha, em todo lugar. Não importa que seja desnecessário. Você não precisa trabalhar duro, tomar corticoides e hormônios e continuar puxando ferro. Há maneiras mais fáceis, caso seja apenas para parecer bonito.

Sim, a musculação lhe dá uma força brutal. Mas você pode desenvolver a mesma força de uma maneira completamente diferente e, acima de tudo, manter o seu corpo flexível, o que é muito importante. Há nele vários aspectos do bem-estar, em termos de saúde, energia, mente e dimensão espiritual. Quando nós investimos de trinta minutos a uma hora pela manhã, queremos assegurar que o benefício seja amplo, que não seja apenas aumento de músculos.

Se você gostaria de ganhar musculatura, não deveria puxar ferro? Você poderia, porque o exercício físico e a atividade foram tirados de nossas vidas, devido à tecnologia moderna. Tudo é feito por máquinas. Tirando o seu iPhone, você não precisa, realmente, carregar mais nada. Então, como você não está usando os seus membros ao longo do dia, tudo bem treinar com pesos leves na academia.

Yoga — não se trata de exercício

O yoga não é uma forma de exercício. Ele tem outras dimensões. Reduzir o yoga a um processo de ginástica seria um crime severo. Mas há algo chamado de Upa-Yoga, que significa "sub-yoga" ou "um processo útil de se fazer coisas", no qual não há nenhuma dimensão espiritual ligada a ele. Se você praticar os sistemas yóguicos de Upa-Yoga ou Angamardana, a boa forma física estará garantida. Além disso, você não precisará de nenhum equipamento. Tudo o que você precisa é de um espaço de 2 m² no chão. Você ficará super em forma e poderá desenvolver seus músculos e tudo mais. Angamardana e Upa-Yoga envolvem o uso do seu próprio peso corporal para fazer todos os exercícios. Então, você não terá a desculpa de que não há academia por perto. Você pode se exercitar onde quer que esteja, porque ainda tem seu corpo. Isso é tão eficaz no desenvolvimento do corpo quanto qualquer treinamento com pesos na academia. Isso fará com que você pareça um ser humano sensato e também o tornará muito forte sem criar nenhuma tensão desnecessária ao sistema. A única coisa é que você não vai ficar com os músculos enrijecidos. Muita gente ficou assim. Eles acham que estão em forma, mas eu acho que estão em uma camisa de força! Não é apenas a força ou o inchaço dos seus músculos, mas a flexibilidade do seu corpo que é importante para o bom funcionamento do sistema.

Coisas que você nunca pensou que existissem se tornam uma realidade viva para você, simplesmente porque uma dimensão além do físico se fez viva.

No yoga, nós não olhamos apenas para a força muscular. A saúde dos órgãos também é muito importante. O sistema yóguico é desenvolvido para que a saúde dos órgãos também seja cuidada. Mesmo que você tenha muitos músculos, se o seu fígado não estiver funcionando apropriadamente, qual é a finalidade? É muito importante que o corpo seja flexível e funcional. Há também algo chamado de conforto dos órgãos. Uma característica é que a maior parte dos órgãos vitais do corpo está na região do peito e do abdômen. Esses órgãos não são rígidos, não são fixados com parafusos e grampos. Eles estão soltos, pendurados em redes. Somente se você se sentar com a coluna ereta, seus órgãos estarão no máximo conforto possível. Agora, a ideia moderna de conforto é se inclinar para trás e relaxar o corpo. Sentando nesta posição, seus órgãos nunca estarão confortáveis. Eles não funcionarão da maneira que precisam funcionar.

"Manter o corpo ereto" não é porque não gostamos de conforto, é porque entendemos e experienciamos o conforto de uma maneira completamente diferente. Você pode treinar seus músculos para ficarem confortáveis com sua coluna ereta, mas não pode treinar seus órgãos para ficarem confortáveis enquanto estiver com o corpo todo largado. Não tem como fazer isso. Assim, optamos por treinar o corpo para que nossos sistemas ósseo e muscular fiquem confortáveis ao sentar desta maneira.

Yoga — desvendando a existência

O yoga não é algo que você faz para emagrecer ou para as suas dores nas costas ou de cabeça. Se tornar saudável e ficar em paz, isso vai acontecer de qualquer maneira, mas esses são os efeitos colaterais do yoga, não o foco do yoga. Você não precisa fazer yoga para emagrecer ou para se manter saudável. Você só precisa comer com bom senso, jogar tênis ou nadar. O foco do yoga é despertar outra dimensão dentro de você, que esteja além do físico. Somente quando isso estiver ativo, aos poucos, a existência se abrirá para você de milhões de maneiras diferentes. Coisas que você nunca pensou que existissem se tornam uma realidade viva para você, simplesmente porque uma dimensão além do físico se fez viva.