Embora os benefícios do yoga sejam bem conhecidos, o propósito fundamental do yoga é, muitas vezes, negligenciado por muitos praticantes modernos. Sadhguru nos lembra que muito além de apenas dobrar o corpo, a ciência do yoga  fornece a ferramenta necessária para melhorar as capacidades humanas e para fazer com que o corpo e a mente funcionem em suas mais altas capacidades.

Pergunta: Sadhguru, eu ouvi você dizer que yoga é a expressão suprema. O que é isso?

Sadhguru: Quando dizemos "yoga", para a maioria das pessoas, isso provavelmente significa torcer o corpo em posturas impossíveis. Não é disso que se trata o yoga. Entre os Yoga Sutras, que formam a base do yoga de hoje, apenas um sutra é dedicado aos asanas. Tudo o que Patanjali disse foi “Sthiram sukham asanam” — uma postura que é confortável e firme, esse é o seu asana. Os asanas são um passo muito preparatório, mas, infelizmente, eles estão sendo propagados como a totalidade do yoga. Yoga significa estar em perfeita sintonia. Seu corpo, sua mente, seu espírito e a existência em absoluta harmonia. Quando você se ajusta a um ponto onde tudo funciona maravilhosamente bem dentro de você, o melhor de suas habilidades fluirá naturalmente.

Você já notou que apenas um pouco de felicidade pode liberá-lo de suas limitações habituais de energia e capacidade. Quando você está feliz, suas energias sempre funcionam melhor. Você parece ter energia infinita. Não importa se você não come ou não dorme, você pode continuar ativo. Se um pouco de felicidade pode fazer isso com você, imagine se seu corpo e sua mente estivessem funcionando em um estado completamente diferente de relaxamento e se estivessem em um certo nível de bem-aventurança. Você seria libertado de muitas coisas que a maioria das pessoas sofrem. Por exemplo, digamos que você tenha uma dor de cabeça persistente. A sua dor de cabeça não é uma doença grave, mas apenas aquela dor latejante pode tirar toda a sua capacidade durante todo o dia. Mas, com a prática do yoga, seu corpo e sua mente serão mantidos em seu pico mais elevado possível.

Existem também outras dimensões do yoga. Quando você ativa suas energias, você pode funcionar de uma maneira diferente. Agora, você se considera uma pessoa e está identificado com muitas coisas. Mas o que você chama de "eu mesmo" é apenas uma certa quantidade de energia. A ciência moderna diz que toda a existência é apenas energia se manifestando de diferentes maneiras. Você é apenas uma certa quantidade de energia funcionando de uma maneira particular. No que diz respeito à ciência, essa mesma energia, que você chama de "eu mesmo", poderia ser uma rocha, poderia ficar ali como lama, ficar de pé como uma árvore, latir como um cão ou se manifestar como você. Tudo é a mesma energia, mas funciona em diferentes níveis de capacidade.

O Yoga é uma ferramenta para encontrar a expressão máxima da vida. Todo ser humano deve explorar e conhecer isso.

Da mesma forma acontece entre os seres humanos, embora todos nós sejamos feitos da mesma energia, não funcionamos no mesmo nível de capacidade. O que nós chamamos de capacidade, talento, criatividade ou sua capacidade de fazer as coisas no mundo, é apenas uma maneira pela qual sua energia funciona. Em uma planta, esta energia funciona para produzir rosas. Em outra, funciona para produzir jasmim. Mas é tudo a mesma energia se manifestando por si só. Se você ganhar um pouco de domínio sobre suas próprias energias, você fará coisas que você nunca imaginou serem possíveis com naturalidade e simplicidade. Esta é a experiência de inúmeras pessoas que começaram a praticar yoga. É a tecnologia interior que te possibilita criar situações do jeito que você deseja.

Com a mesma lama que construímos edifícios tão enormes, as pessoas construíram inicialmente pequenas cabanas. Elas pensaram que era tudo o que podiam fazer com isso. Não construímos computadores com a mesma terra? Nós pensávamos que só poderíamos cavar a terra e fazer potes ou tijolos. Hoje em dia, fabricamos computadores, carros e até naves espaciais. É a mesma energia, mas nós começamos a usá-la para maiores possibilidades.

De forma semelhante, há toda uma tecnologia sobre como usar nossas energias interiores para possibilidades mais elevadas. O yoga é uma ferramenta para encontrar a expressão suprema da vida. Todo ser humano deve explorar e conhecer isso. Caso contrário, a vida se torna muito limitada e acidental. Mas uma vez que você começa a ativar suas energias interiores, suas capacidades acontecem em uma esfera completamente diferente.

Nota do editor: Extraído do discurso do Sadhguru no programa de treinamento de professores de Hatha Yoga de 21 semanas do Isha Hatha Yoga. O programa oferece uma oportunidade incomparável para adquirir uma compreensão profunda do sistema yóguico e a proficiência para ensinar o Hatha Yoga. A próxima sessão de 21 semanas começa de 23 de julho a 18 de dezembro de 2021. Para mais informações, acesse www.ishahathayoga.com ou envie um email para info@ishahatayoga.com