Participante: Sadhguru, por que, onde quer que você vá, você se senta em uma posição específica? Com as sandálias removidas da perna esquerda, a perna esquerda para cima e a perna direita no chão. É o seu estilo ou é uma maneira que uma pessoa deve se sentar?

Sadhguru: Você ainda usa o banheiro indiano?

Participante: Sim. 

Sadhguru: Você se senta de uma maneira em particular? Por quê? Porque o corpo é feito assim. Algumas universidades no exterior fizeram um estudo e disseram: “Esta é a melhor maneira de fazer cocô”, porque suas coxas vão para o abdômen e tudo o que precisa sair sai. Se o que precisa sair não sair, subirá lentamente à sua cabeça.

Trazendo Alinhamento

Nas ciências do yoga, observamos que certos tipos de posições corporais darão melhor suporte a certas atividades. Ou, em outras palavras, o que é conhecido como Hatha Yoga, as posturas físicas, trata de manipular o corpo de tal maneira que você alcance uma certa perfeição geométrica. Sua geometria fica alinhada com a geometria maior da criação, para que você esteja sempre sincronizado - você nunca estará desligado. 

 

O quão equilibrado você está, o quão claramente você vê as coisas e o quão bem você faz as coisas simplesmente depende de quanto sincronizado você está. Quer você esteja em sincronia com as pessoas, as árvores, a vida ou apenas o espaço ao seu redor, isso determinará o quanto seu funcionamento é suave e sem atritos no mundo.

Não me sento assim o tempo todo - apenas quando falo. Existe algo chamado Siddhasana. Existem muitos aspectos relacionados a isso. Um aspecto simples é que há um ponto no calcanhar esquerdo que hoje as ciências médicas estão chamando de "Aquiles". Você ouviu falar do homem?

Você coloca seu Aquiles no seu Muladhara, ou no períneo do seu corpo. Se essas duas coisas se tocam, muitos aspectos são clareados em você. Seus pensamentos são claros, suas emoções ficam de fora, e há uma percepção muito clara do que está acontecendo ao seu redor.

“Quando você se senta com a ponta de Aquiles em contato com seu Muladhara, há um equilíbrio tal que você não toma partido.”

Você ouviu falar que Aquiles foi morto porque uma flecha foi disparada em seu calcanhar. Você acredita que alguém irá morrer porque foi ferido no calcanhar? Mas Aquiles morreu assim. E há uma outra pessoa que morreu assim, na Índia, muito antes dele - Krishna. Isso está tentando lhe dizer que eles foram mortos de forma especializada, não apenas cortando a garganta ou quebrando a cabeça. Apenas colocando uma ponta no Aquiles - eles acabaram morrendo. Existe um certo sistema de energia no corpo. Quando você se senta com o ponto de Aquiles em contato com seu Muladhara, há um equilíbrio tal que você não toma partido.

Não Tomando Partido

Todos nós temos as nossas próprias opiniões, ideias e ideologias. Suas próprias experiências de vida e impressões que você tomou em sua mente influenciam tudo o que você vê. Você gosta disso, você não gosta daquilo, você ama esta pessoa, você odeia aquela pessoa - tudo isso é porque você está constantemente tomando posições próprias. Mas se você realmente quer conhecer a vida, o mais importante é que não tome nenhuma posição. Você deve estar disposto a olhar para tudo de um modo absolutamente novo a cada momento de sua vida.

“Há pessoas que estão comigo há mais de trinta anos, trabalhando comigo todos os dias e fazendo tantas coisas, mas ainda não tenho uma única opinião sobre elas.”

Isto é muito difícil para as pessoas entenderem. Há pessoas que estão comigo há mais de trinta anos, trabalhando comigo todos os dias e fazendo tantas coisas, mas ainda não tenho uma única opinião sobre elas. Somente quando preciso fazer algum trabalho, posso observar a competência deles, etc. Mas não tenho uma única opinião sobre eles. A essa altura, você já deveria ter formado suas opiniões, mas eu não, porque essa é a essência do processo espiritual, de que constantemente olhamos para todas as vidas como uma possibilidade.

Existe, é claro, uma distância entre possibilidade e realidade. Alguns terão a coragem e o compromisso de percorrer essa distância, e outros não. Mas todas as vidas são uma possibilidade. Se você quiser manter essa possibilidade em aberto, nunca formará uma opinião de qualquer tipo sobre qualquer um. 

 

Bom, ruim, feio - você não forma essas opiniões; você simplesmente olha para eles agora. Como eles estão neste momento é tudo o que importa para mim. Como você estava ontem não é da minha conta. Como você poderá estar amanhã, vamos ver. O amanhã deve ser criado, não concretizado neste momento.

Obtendo a geometria correta

Esta é uma certa geometria do corpo. No momento, as culturas ocidentais estão propagando: “Yoga é um exercício de alongamento. Em vez disso, você pode fazer Pilates, boxe, tênis...” Se você quer apenas estar em forma, corra para algum lugar, suba uma montanha, jogue tênis ou faça outra coisa. Yoga não é fitness. Fitness é apenas uma consequência. O importante é obter a geometria correta da vida, porque o universo físico é todo geometria.

 

Se um edifício vai cair sobre nossas cabeças hoje ou vai permanecer em pé por muito tempo depende essencialmente de quão geometricamente perfeito ele é. O mesmo vale para o corpo, para o sistema planetário, para o universo e para tudo.

O planeta Terra está girando em torno do Sol não porque um cabo de aço esteja conectado a ele, mas por causa da perfeição da geometria. Se acontecer uma pequena imperfeição geométrica, ela desaparecerá para sempre, e isso também se aplica a todos vocês. Se vocês abandonarem a sua geometria fundamental, vocês desaparecerão.

“Se você quer apenas estar em forma, corra para algum lugar, suba uma montanha, jogue tênis ou faça outra coisa. Yoga não é fitness. Fitness é apenas uma consequência. O importante é obter a geometria correta da vida, porque o universo físico é todo geometria.”

É muito importante que em terna idade você faça as coisas certas para obter o sentido correto da geometria. Então você se tornará competente para atravessar a vida. Aquelas pessoas que estão pensando que apenas coisas boas devem acontecer a elas, são obviamente pessoas impróprias para a vida, porque se você não souber passar alegremente por situações difíceis, você evitará todas as possibilidades. Você evitará todas as grandes possibilidades da vida simplesmente porque deseja evitar um pouquinho de dificuldade. Somente quando você está geometricamente em um certo estado de congruência, está disposto a passar por qualquer situação, não importa qual seja.

Nota do Editor: Se você está lutando com uma pergunta controversa, confuso com um tópico tabu ou apenas com uma pergunta que ninguém mais está disposto a responder, agora é sua chance de perguntar! Faça suas perguntas a Sadhguru em UnplugWithSadhguru.org.

Youth and Truth Banner Image