Yogi e místico, Sadhguru responde a uma pergunta sobre os diferentes tipos de yoga e explica que qualquer yoga que você pratique vem de quatro caminhos essenciais.


Questioner: Sadhguru, existem tantos tipos diferentes de yoga. Como eu posso saber qual tipo de yoga é melhor para mim?

Sadhguru: No momento, as únicas coisas que estão na sua experiência são seu corpo, sua mente e suas emoções. Você os conhece até certo ponto, e pode inferir que se essas três coisas tiverem que acontecer da maneira como estão acontecendo, deve haver uma energia que as faça acontecer. Sem energia, nada disso pode acontecer. Alguns de vocês podem ter experienciado isso. Outros podem, facilmente, deduzir que, para que essas três coisas funcionem, deve haver uma energia por trás delas. Por exemplo, um microfone amplifica a voz de uma pessoa. Mesmo que você não saiba nada sobre o microfone, você pode deduzir que existe uma fonte que o energiza.

Quatro tipos de yoga para quatro aspectos

Estas são as únicas quatro realidades em sua vida: corpo, mente, emoção e energia. O que quer que você deseje fazer consigo mesmo, deve estar nesses quatro níveis. O que quer que você deseje fazer, você só pode fazer com seu corpo, sua mente, suas emoções ou sua energia. Se você usar suas emoções para tentar alcançar o supremo, nós chamamos isso de bhakti yoga. Isso significa o caminho da devoção. Se você usar sua inteligência para tentar alcançar o supremo, nós chamamos isso de gnana yoga. Isso significa o caminho da inteligência. Se você usa seu corpo, ou ação física, para alcançar o supremo, chamamos isso de karma yoga. Isso significa o caminho da ação. Se você transformar suas energias para tentar alcançar o supremo, chamamos isso de kriya yoga. Isso significa ação interna.

Estas são as únicas quatro realidades em sua vida: corpo, mente, emoção e energia. O que quer que você deseje fazer consigo mesmo, deve estar nesses quatro níveis.

Essas são as quatro únicas maneiras para se chegar a algum lugar: por meio do karma, gnana, bhakti ou kriya — corpo, mente, emoção ou energia. “Não, não, eu estou no caminho da fé. Eu não preciso fazer mais nada." Existe alguém que seja apenas cabeça, sem coração, mãos e energia? Existe alguém que seja apenas coração, não as outras coisas? Você é uma combinação dessas quatro coisas. Acontece que em uma pessoa o coração pode ser dominante, em outra pessoa a cabeça pode ser dominante, em outra pessoa as mãos podem ser dominantes, mas todo mundo é uma combinação dessas quatro. Portanto, você precisa de uma combinação dessas quatro. Acontece que, apenas se elas estiverem misturadas da maneira certa para você, funcionará melhor para você. O que nós damos a uma pessoa, se for dado a você, pode não funcionar bem para você, porque aquela pessoa tem tanto coração e esse tanto de cabeça. É por isso que, no caminho espiritual, há tanto interesse em um guru vivo. Ele prepara o coquetel certo para você, caso contrário, não terá efeito.

Unindo os quatro tipos de yoga

Certa vez, isso aconteceu. Quatro homens caminhavam na floresta. O primeiro era um gnana yogi, o segundo era um bhakti yogi, o terceiro era um karma yogi e o quarto era um kriya yogi.

Normalmente, essas quatro pessoas nunca conseguem ficar juntas. O gnana yogi tem total desdém por todos os outros tipos de yoga. O seu yoga é o da inteligência e, normalmente, um intelectual tem total desdém por todos os outros, particularmente os do tipo bhakti, que olham para cima e entoam o nome de Deus o tempo todo. Eles parecem um bando de idiotas para ele.

Mas, um bhakti yogi, um devoto, pensa que todo esse gnana, karma e kriya yoga são perda de tempo. Ele tem pena dos outros que não veem que quando Deus está aqui, tudo o que você precisa fazer é segurar Sua mão e andar. Toda essa filosofia que divide a mente, esse yoga de dobrar os ossos, não é necessário: "Deus está aqui, porque Ele está em todo lugar".

Ainda tem o karma yogi, o homem de ação. Ele acha que todos os outros tipos de yogis, com suas filosofias sofisticadas, são apenas preguiçosos.

Mas um kriya yogi é o mais desdenhoso de todos. Ele ri de todos. "Eles não sabem que toda a existência é energia? Se você não transformar sua energia, quer você anseie por Deus ou por qualquer outra coisa, nada vai acontecer. Não haverá transformação".

Essas quatro pessoas normalmente não conseguem se dar bem. Mas, hoje, eles estavam caminhando juntos na floresta e uma tempestade começou. Ficou muito intensa e começou a chover forte. Eles começaram a correr em busca de abrigo.

O bhakti yogi, o homem devoto, disse: "Nesta direção há um antigo templo. Vamos para lá". Ele é um devoto; ele conhece a geografia dos templos muito bem!

Todos eles correram naquela direção. Eles chegaram a um antigo templo. Todas as paredes haviam desmoronado há muito tempo; apenas o telhado e quatro colunas permaneceram. Eles correram para o templo; não por amor a Deus, mas apenas para escapar da chuva.

Havia uma divindade no centro. Eles correram em sua direção. A chuva estava caindo de todas as direções. Não havia mais nenhum lugar para ir, então, eles se aproximaram cada vez mais. Finalmente, não havia mais alternativa. Eles apenas abraçaram a divindade e se sentaram.

No momento em que essas quatro pessoas abraçaram o ídolo, houve uma quinta presença enorme. Subitamente, Deus apareceu.

E na cabeça dos quatro surgiu a mesma pergunta: "Por que agora?". Eles se perguntaram: "Nós apresentamos tantas filosofias, fizemos tantos poojas, servimos à tantas pessoas, fizemos tanto sadhana de partir o corpo, mas você não veio. Agora, quando estamos apenas escapando da chuva, você aparece. Por quê?".

Deus disse: "Finalmente, os quatro idiotas se juntaram!".

Se essas dimensões não andarem juntas, os seres humanos se tornarão uma grande bagunça. No momento, para a maioria das pessoas, essas dimensões estão alinhadas em direções diferentes. Sua mente está pensando e sentindo de uma forma, seu corpo físico está em outra direção, e sua energia também. Yoga é simplesmente a ciência que alinha essas três dimensões.

Yoga — a união suprema

When we say "yoga", for many of you it probably means some impossible physical postures. That is not what we are referring to here. Yoga simply means to be in perfect tune. When you are in yoga, your body, mind and energy and existence are in absolute harmony. When your body and mind are in a relaxed state and at a certain level of blissfulness, you can be free of so many nagging ailments. Let us say, you go and sit in your office with a nagging headache. Your headache is not a major disease, but just that throbbing could take away some of your enthusiasm for work and perhaps some of your capability for that day. But with the practice of yoga, your body and mind can be kept at the highest possible peak.

Quando você experiencia tudo como "um" em sua consciência, então você está em yoga.

A palavra "yoga" significa literalmente "união". Quando você experiencia tudo como "um" em sua consciência, então você está em yoga. Para alcançar essa união dentro de você, existem muitas maneiras. Por exemplo, existe o hatha yoga. "Hatha yoga" significa que você começa com o corpo. O próprio corpo tem suas próprias atitudes, seu próprio ego, sua própria natureza. Além da sua mente, você vê que seu corpo tem seu próprio ego? Suponha que você diga: “A partir de amanhã, quero acordar às 5h da manhã e caminhar na praia”. Você programa o alarme. O alarme toca. Você quer se levantar, mas seu corpo diz: "Cale-se e durma". Ele tem suas próprias maneiras.

Portanto, começamos com o corpo. Hatha yoga é uma forma de trabalhar com o corpo, discipliná-lo, purificá-lo e prepará-lo para níveis mais elevados de energia. Todos nós estamos vivos, todos nós somos seres humanos. Mas nem todos nós experienciamos a vida com a mesma intensidade, porque nossas energias prânicas não são iguais. Pessoas diferentes experienciam a vida em diferentes níveis de intensidade.

Por exemplo, alguém vê uma árvore. Uma árvore é apenas uma árvore. A maioria das pessoas não percebe isso. Alguém vê a árvore com mais detalhes. Um artista vê cada sombra dela. Outra pessoa não apenas vê a árvore, mas também vê o divino nela. Ver não é o mesmo, pois o nível de intensidade com que você experiencia a vida não é o mesmo.

Todo o processo do yoga é para tirar você de algo que você conheça, e dar os próximos passos ao desconhecido. Nós tornamos essa ciência yóguica quase que como uma ciência física.

Todo o processo do yoga é para tirar você de algo que você conheça, e dar os próximos passos ao desconhecido. Nós tornamos essa ciência yóguica quase que como uma ciência física. Suponha que você misture duas partes de hidrogênio e uma parte de oxigênio, você obtém água. Mesmo quando um grande cientista junta isso, torna-se água. Mesmo que um idiota junte tudo, é apenas água. Da mesma forma, no yoga também. Se um grande yogi o faz ou uma pessoa ignorante o faz, não importa. Se ele fizer as práticas e o sadhana apropriadamente, o resultado estará lá para ser visto.

No yoga, esses sistemas foram identificados. Para começar, você trabalha com o corpo, depois passa para a respiração, depois para a mente e depois para o eu interior. Dessa forma, muitos níveis foram criados. Eles são apenas aspectos diferentes. Eles não são tipos diferentes de yoga. Na verdade, nós nos dedicamos a todos eles de uma vez só. É importante que, de forma muito equilibrada, todos eles sejam tratados ao mesmo tempo, como uma unidade. Caso contrário, se você trabalhar apenas com o corpo, isso seria somente de natureza preparatória. Sendo assim, não há realmente uma divisão como tal. Yoga é uma união de tudo isso.