Deus existe? Onde está Deus? Deus é onipresente? Estas são perguntas que nunca foram efetivamente respondidas. Sadhguru não nos dá uma resposta a essas perguntas, mas nos dá um método para acessar o que está além do físico e para  explorar as inúmeras possibilidades da vida.

Sadhguru: Quando você diz que está em um caminho espiritual, isso significa que você  está buscando a verdade. Mas que tipo de verdade você está buscando? Normalmente, a maioria das pessoas — quer vá a um templo, a uma igreja, a uma mesquita ou a um ashram — ela está buscando algo que valha a pena, algo que a beneficie. Mas, para aquele que está realmente buscando, esta verdade não é do tipo que valha a pena. Ela devora tudo.

Ela não é para os espertos que querem ser "alguém" no mundo. Todo mundo quer conquistar algo. Somente um tolo aspira a ser um zé-ninguém. Somente um tolo quer se render e ser conquistado. Existe uma longa tradição de tolos que querem se render, que querem se tornar nada, que querem existir aqui, não como seres humanos orgulhosos, mas como o solo, como a terra. Shiva notou que esses tolos não teriam êxito neste mundo, por isso ele os abraçou. Ele os tomou como seus — se não por sua ingenuidade, por causa de sua simples estupidez, eles foram agraciados.

As portas podem se abrir, porque você é muito inteligente e poderoso, ou as pessoas podem abrir portas por compaixão. Há toda uma tradição de pessoas que não se importam mesmo em rastejar, elas só querem, de alguma forma, atravessar. São pessoas que não sentem vergonha — não sofrem de vergonha, de raiva, de ciúmes, nem de nada. São pessoas sem vergonha, sem orgulho, sem ego e sem senso. Foram essas pessoas que alcançaram.

Índia: um lugar onde Deus está em todos os lugares

Na cultura indiana, não há necessidade de se visitar um templo "formal". Pode-se converter, imediatamente, qualquer coisa em Deus, onde quer que esteja. Esta é uma tecnologia maravilhosa, uma tremenda habilidade de fabricação. Apenas um pedaço de pedra pode ser transformado em Deus ali mesmo, e você verá, amanhã de manhã, mil pessoas estarão adorando-o. Esta disponibilidade de reverenciar, até mesmo, um pedaço de pedra, é uma tecnologia incrível. Estar disposto a reverenciar qualquer coisa é algo tão simples, mas tem sido uma ferramenta poderosa. Uma árvore, uma flor, uma pedra, um graveto — não importa o quê — apenas estar disposto a reverenciar algo com um senso de devoção completa. Esta simples disposição fez da Índia o maior exportador de pessoas para aquilo que está além do físico.

É por isso que esta terra e cultura foram abençoadas com inúmeros seres realizados. Em qualquer outra parte do mundo, se as pessoas tiverem que fazer reverência, teria que ser a uma forma particular, caso contrário, não conseguem. Mas, se você estiver disposto a reverenciar uma pedra, um bastão, um inseto ou um pássaro, um deles pode se tornar a porta, e algo se abrirá — não há limite para as possibilidades disponíveis para você. Devido a essa atitude, as pessoas abriram um bilhão de possibilidades em todos os lugares.

"Onde há um devoto, Deus existe…"

"Devoção" significa uma certa unicidade — você está, constantemente, focado em uma coisa. Uma vez que você se torne de tal forma que seu pensamento, sua emoção e tudo esteja centrado em uma direção, a Graça naturalmente acontecerá a você, porque você se tornará receptivo. Ao quê ou a quem você é devoto, esse não é o problema. Se você pensa "não, eu quero ser um devoto, mas tenho dúvidas se Deus existe ou não" — esses são os dilemas de uma mente pensante. O que você precisa saber que Deus não existe, mas onde há um devoto, Deus existe.

O poder da devoção é tamanho, que pode criar o Criador. A profundidade do que chamamos de devoção é tal, que mesmo que Deus não exista, a devoção pode trazer Deus à existência.

Nota do editor: Baixe o ebook "Encounter the Enlightened", em que Sadhguru explora o mundo dos iluminados.