Questionador: Como eu decido qual caminho é o melhor para mim? Qual é o seu conselho sobre como tomar essa decisão?

Sadhguru: Não existe isso de "melhor". O maior erro que as pessoas cometem é querer escolher aquilo que é melhor. Seja em relação à sua carreira, ao casamento, às escolhas espirituais, às maiores escolhas — não existe "a melhor coisa" para fazer em sua vida. Se você der tudo de si naquilo que escolher fazer, isso se tornará algo grandioso. Você deveria ter algo grandioso acontecendo, não o melhor, porque o melhor é uma comparação com outra coisa. Neste momento, estou me sentindo ótimo, não porque este seja o melhor dia ou o melhor lugar no universo — não existe tal coisa. Mas se você se entregar por inteiro àquilo, será um lugar maravilhoso.

Se você der tudo de si naquilo que escolher fazer, isso se tornará algo grandioso. Você deveria ter algo grandioso acontecendo, não o melhor, porque o melhor é uma comparação com outra coisa.

Abandone essa ideia de escolher a melhor coisa ou de encontrar a melhor pessoa para você em sua vida — não existe tal pessoa no universo. No momento em que você compara e pergunta se esta coisa é a melhor, ou se a outra coisa seria melhor, você sempre ficará confuso. Mesmo quando estiver sendo enterrado, você se perguntará se está no melhor caixão. E se você quisesse um caixão de mogno, mas escolheram outra coisa? Até mesmo lá você vai se contorcer e se revirar, porque viveu a vida em comparação.

Quando se trata do processo espiritual, você precisa decidir se quer seguir seu julgamento ou se acha melhor deixar isso comigo. Se você colocar isso em minhas mãos, eu tomarei a decisão sobre o que funciona melhor para você no momento. Se você escolher, irá escolher o que for mais confortável para você; pode ser que isso não produza necessariamente resultados ou pode ser uma rota desnecessariamente longa. Não estou interessado no seu conforto. Eu quero que você chegue lá, porque o seu tempo e a sua energia são limitados. Se você não colocar no modo expresso, você vai vagar por aí e se perder.

Mas eu só lhe direi o que funcionará melhor para você se você deixar a decisão comigo, caso contrário, nunca irei impor meu julgamento a ninguém e dizer o que eles devem fazer em suas vidas. Somente se você estiver 100% certo de que, mesmo que eu peça para você ir para o inferno, você irá e, ao mesmo tempo, tiver a confiança de que eu, definitivamente, não quero que você vá para o inferno, eu tomarei a decisão por você. Mas se houver uma possibilidade de que, no meio do caminho, você comece a ter dúvidas, eu não vou tomar a decisão.

Se você preferir vagar por aí, isso é com você. Eu não sou alguém que está planejando várias vidas. Quero que as coisas aconteçam para as pessoas nesta vida. Se você está pensando em chegar lá no decorrer de muitas vidas, existem maneiras de evoluir lentamente. Não há nada de errado nisso, mas eu não sou tão paciente, porque esta é a minha última jornada — isso é certo.

Nota do Editor: Ao oferecer a rara possibilidade de ir além de todas as limitações, Sadhguru leva o buscador a uma jornada mística em direção à libertação definitiva. Em "A Guru Always Takes You For a Ride", Sadhguru compartilha insights raros sobre a relação Guru-shishya. Faça o download agora.