Mahabharat All Episodes

Sadhguru: Bharata teve muitos filhos, mas quando eles cresceram, ele disse, "Eles não podem ser bons reis para os meus cidadãos." Foi a primeira vez que um rei mostrou uma sabedoria em que apenas conexões biológicas não eram boas o suficiente para ser rei. Só porque você nasceu de um rei, você não precisa ser um rei. Ele manifestou isso. Isso foi muito valorizado. Bharata foi celebrado por seu equilíbrio emocional, imparcialidade e seu senso de inclusão com seus cidadãos, e essa é uma das razões pelas quais seu nome foi dado à nação.

Bharata foi comemorado por seu equilíbrio emocional, imparcialidade e seu senso de inclusão com seus cidadãos, e essa é uma das razões pelas quais seu nome foi dado à nação.

Ele encontrou um rapaz chamado Vithatha, que nasceu de Mamata, esposa do irmão de Brihaspati. Brihaspati, em um momento de absoluta indiscrição, havia sido forçado sobre Mamata, e Vithatha havia nascido. Bharata escolheu esse menino como o rei. Vithatha tornou-se um grande rei e governou por toda a sua vida com grande sabedoria e equilíbrio. De Vithatha em diante, catorze gerações depois vem Shantanu, e agora estamos chegando à história!

Shantanu foi o bisavô dos Pandavas e Kauravas. Shantanu em sua vida anterior, era conhecido como Mahabhishek. Ele viveu uma vida plena e entrou em Devaloka. Ele estava sentado na corte de Indra quando a deusa Ganga veio lhe visitar. Aconteceu que, em um momento de inconsciência, seu vestido caiu e sua parte superior do corpo foi exposta. Como era o comportamento adequado na época, todo mundo desviou o olhar. Mahabhishek, que era novo em Devaloka, continuou olhando para ela. Quando Indra percebeu essa impropriedade, ele disse: “Você não é adequado para estar em Devaloka. Volte e nasça como ser humano novamente”. Então Indra percebeu que Ganga parecia estar gostando da atenção. Ele disse: “Isso é completamente inapropriado. Você parece estar gostando da atenção. Você também volte e nasça como ser humano. Passe por todas as dores e prazeres de ser humano. Quando você estiver livre desse orgulho, poderá voltar.

Então, Shantanu vai conhecer Ganga, mas ele não está ciente disso, porque não tem suas memórias de vidas anteriores. Mas Ganga reteve suas memórias e estava tentando atraí-lo para ela. Mas, sendo um rei, ele estava vagando por toda parte. Shantanu era um bom caçador e, quando ia caçar, tornava-se um com esse ato, para ele, sua caça era a sua adoração.

 

Mahabharat Episode 5: Shantanu Meets Ganga

 

Certa vez, durante semanas a fio, ele estava caçando pelo Ganga, mas estava tão profundamente absorvido em sua caça que não prestou atenção ao rio. Sendo um rei, quando quer que estivesse com sede ou com fome, as pessoas que o serviam estavam sempre por perto. Mas um dia, a sede tomou conta dele e não havia ninguém por perto. Então, ele pensou no rio e veio até ele. Naquele momento, Ganga surgiu do rio como uma mulher e, quando ele a viu, se apaixonou completamente por ela. Shantanu pediu que ela se casasse com ele. Ganga concordou, mas estabeleceu uma condição: "Eu me casarei com você, mas não importa o que eu faça, você nunca deve me perguntar por que estou fazendo isso".

Há uma história de mulheres que criam condições como esta. Puru, o primeiro dos Kurus, apaixonou-se por Urvashi, uma apsara e quando ele a pediu em casamento, ela disse: "Há duas condições. Uma delas é: eu tenho algumas cabras de estimação. Você deve sempre cuidar para que essas cabras estejam protegidas, não importa o que aconteça. Se você tiver que usar todo o seu exército, tem que proteger as minhas cabras. A segunda condição é que ninguém mais o veja nu".

Aconteceu que os devas queriam que Urvashi retornasse, então eles vieram e roubaram as cabras quando Urvashi e Puru estavam na cama. Quando ela gritou: “Minhas cabras, alguém as está levando embora!”. Puru se levantou e correu para pegar os ladrões. Indra viu sua chance e enviou um raio. Toda a área estava iluminada e Puru foi visto nu. Urvashi disse imediatamente: “Você quebrou as condições. Estou indo embora". E ela saiu para nunca mais voltar.

Durante um período na história, à medida que certas coisas mudam, a mulher perde essa capacidade de estabelecer condições razoáveis ou irracionais para o homem. Você pode ver isso na história do próprio Mahabharat, como a sociedade lentamente se transformou de matriarcal em patriarcal.

Voltando à história, Shantanu estava tão loucamente apaixonado por Ganga que concordou com tudo o que ela pediu. Assim, Ganga tornou-se a sua incrivelmente bela e maravilhosa esposa. E então ela ficou grávida.

A continuar...

More Mahabharat Stories

Nota do Editor: Uma versão deste artigo foi publicada originalmente na revista Isha Forest Flower em junho de 2015. Download as PDF em uma base "nomeie seu preço, sem mínimo" ou assine a versão impressa.