No dia 5 de setembro é celebrado o Dia do Professor na Índia. Neste artigo Sadhguru fala sobre a responsabilidade e o privilégio de se ser um professor.

Sadhguru:Hoje é o dia do professor porque é o aniversário do Dr. Radhakrishnan, o segundo presidente da Índia, que foi, inicialmente, um professor. É um elogio maravilhoso para os professores desta nação que um dos nossos presidentes foi realmente professor. Na cultura Indiana, sempre reconhecemos um professor como uma parte muito importante da vida, na medida em que dizemos: "acharya devo bhava", o que significa que um professor é como deus. Porque geralmente, as crianças em desenvolvimento passam mais tempo com seus professores do que com seus pais. A ideia de os pais enviarem crianças para a escola é: de algum modo eles sabem que outra pessoa poderia ser uma melhor influência sobre as crianças do que eles mesmos.

Um professor significa que, em sua presença, as pessoas devem aprender coisas que até mesmo o professor não conhece.

Um professor tem um papel significativo na criação de um indivíduo, na criação de uma sociedade, uma nação e o mundo em geral. E um professor definitivamente desempenha um papel importante no processo de abrilhantar as capacidades e desenvolver o interesse em uma matéria específica. Em grande parte, para muitas crianças, que professor que está ensinando uma determinada matéria determina se eles amam ou odeiam aquela matéria. Ela é identificada com a pessoa. Se um aluno se identifica com o professor, se o professor é suficientemente inspirador, a matéria torna-se de repente interessante.

Inspirando a Próxima Geração

As pessoas pensam que não há mais significado para um professor na geração de hoje porque tudo o que um professor pode dizer, a Internet pode dizer. Na verdade, acho que o significado dos professores aumentou bastante porque o ônus da entrega de informações foi retirado deles. O trabalho de um professor torna-se principalmente o de inspirar e abrilhantar um aluno como ser humano, o que sempre foi a tarefa principal. Um professor não é mais apenas um gravador que lê algo e tagarela algumas informações para você. Ele é alguém que vai fazer a vida de um aluno, inspirando-o a ser de uma certa maneira.

Eu acho que o significado dos professores aumentou bastante porque o ônus da entrega de informações foi retirado deles.

Se tivermos que edificar qualquer nação em algo que valha a pena, as pessoas de maior calibre devem entrar no ensino escolar. O tipo de influência que a criança recebe nos 15 primeiros anos determina muitas coisas sobre sua vida. Assim, as mentes de melhor qualidade e o mais alto nível de integridade e os níveis mais vívidos de inspiração devem estar presentes em um professor. Mas hoje, estabelecemos uma situação econômica e social na qual, se as pessoas não conseguem chegar a lugar algum, elas se tornam professores da escola. Isso tem que mudar. Se isso não mudar, não construiremos uma sociedade de nenhuma substância. Construiremos seres humanos de muito baixa qualidade, uma sociedade de baixa qualidade e nações de baixa qualidade. Isso já está acontecendo. Os professores inspirados são poucos na maioria das escolas. Tornou-se uma profissão. Ninguém está disposto a dar um passo extra para fazer o que é necessário. Nós falhamos seriamente neste aspecto neste país. Há quase nenhum professor inspirado.

Um professor não significa 10 doutorados pendendo de sua cabeça. Não é só que alguém devesse aguardar a repartição do que um professor sabe. Um professor significa que, em sua presença, as pessoas devem aprender coisas que até mesmo o professor não conhece.

Crianças significam a humanidade em construção. O que você faz deles quando eles estão em suas mãos é uma das maiores responsabilidades e privilégios que um ser humano pode ter. Qualquer atividade humana é significativa somente se pudermos tocar outra vida. Quando você pode realmente moldar outra vida é um tremendo privilégio. Se você tem seus próprios filhos, você não terá isso. Mas, como professor, você tem esse privilégio. Quando esse privilégio está sendo conferido às mãos de alguém, é muito importante que as mentes de mais alto calibre e mais alta integridade e inspiração estejam presentes.

Nota do Editor: Encontre mais da sabedoria de Sadhguru sobre crianças e parentalidade em “Inspire Your Child, Inspire the World”. Digite '0' no campo de preço para um download gratuito.