Índice
1) Dicas para reduzir a cota de sono
  1.1) Coma alimentos frescos
  1.2) Coma com simplicidade
  1.3) Quanto comer
  1.4) Não durma logo depois de comer
  1.5) A posição certa para dormir
  1.6) Não se prive forçosamente do sono
  1.7) Mantendo um estado alegre
  1.8) Não lute com a vida
  1.9) Práticas de yoga - Shambhavi Mahamudra
  1.10) Meditação Shoonya

Questionador: Namaskaram Sadhguru, eu queria lhe perguntar sobre o sono. Eu sei que você falou muito sobre isso, mas eu queria ver se podemos nos aprofundar um pouco mais. Você mencionou que tem algumas coisas bem simples que se pode fazer para reduzir drasticamente a cota de sono. Mesmo fazendo todas as minhas práticas, eu ainda sinto que preciso dormir muito mais do que a maioria das pessoas.

Sadhguru: Você quer que eu me aprofunde no sono!

Questionador: Bem, na ciência disso, sim.

Sadhguru: Nós devemos entender o que é o sono. Dormir significa tempo de manutenção para o corpo. Isso significa que esse é um momento em que o corpo se livra das impurezas. É um tempo de manutenção e reparo para os danos que acontecem ao corpo, por causa do cotidiano – em nível celular, em nível energético e de muitas maneiras diferentes.

O período de pausa que você precisa para manutenção, simplesmente depende de quanto reparo tem que ser feito. No decorrer da vida, quanto estrago você causa a si mesmo é que é a questão. O estrago será máximo se houver muito atrito em você. Se o seu sistema estiver muito bem alinhado e bem lubrificado, haverá menos atrito, e o período de pausa para manutenção diminuirá naturalmente.

Dicas para reduzir a cota de sono

1) Coma alimentos frescos

Sadhguru: Quais são as coisas que você pode fazer para diminuir o seu sono? A primeira coisa é comer alimentos frescos. Na cultura yóguica, há o simples entendimento de que se você cozinhar algo, você deve consumi-lo em, no máximo, noventa minutos. Depois disso, a inércia começará a se estabelecer. Se você comer alimentos que provocam muita inércia, o corpo se tornará letárgico. Ele vai precisar de longos períodos de sono, porque o corpo precisará gastar muita energia para combater essa inércia. Isso significa que o período de pausa para manutenção aumenta, porque o combustível que você está colocando no sistema é de baixa qualidade.

Se a comida é cozinhada, de uma forma que você a matou, ela não estará viva. Suponha que você esteja morto e nós mantenhamos seu corpo por três dias, ele apodrecerá. Isso é da mesma forma para cada vida. Seja matéria vegetal, carne animal ou muitas outras coisas, no momento em que você tira a vida dela cozinhando, ela começa a apodrecer.

Não há nada de errado em apodrecer, porque essa é uma outra forma de vida. Apodrecer significa que alguma outra vida começou a fazer disso a sua própria comida. Há toda uma grande variedade de vidas que podem ser microscópicas – você não pode vê-las, mas todas elas estão dando uma festa. Se você comer aquela comida e se juntar à festa que as bactérias, e seja lá mais o que for, estão fazendo, você poderá ter problemas. Problemas não significa necessariamente que você vai ter alguma doença de imediato, porque nem todas elas são capazes de infectá-lo com alguma coisa. É só que a sua energia diminui, causando inércia no corpo.

Pense em quando você entra em um hipermercado e compra coisas. Um monte de coisas está ali há mais de um mês. Depois você leva e guarda na sua geladeira por mais um mês e come quando quiser. Os médicos estão prescrevendo que você deve dormir por oito horas, caso contrário você não estará fisicamente e mentalmente saudável, porque até eles estão comendo a mesma comida!

2) Coma com simplicidade

A natureza de um ser humano é tal que enquanto todas as outras criaturas se adaptam às situações em que são colocadas, o ser humano é capaz de criar as situações que deseja. É isso o que nos diferencia. Se você se preocupa, de alguma forma, consigo mesmo, você precisa estar consciente sobre o que entra no seu sistema.

Se você comer aquele tipo de comida que tem a menor quantidade de memória complexa, ela se tornará parte do seu sistema dentro de duas a quatro horas, após o consumo. Esse tipo de alimento diminuirá consideravelmente a cota de sono. Mas, no mundo de hoje, está se tornando cada vez mais difícil comer alimentos de boa qualidade, porque o alimento que você consegue é, na sua maioria, em quilos para comercialização, não é realmente combustível para o corpo. Várias pessoas – pessoas que viviam em países ocidentais, onde comiam esse tipo de comida – disseram-me que quando chegam ao Isha Yoga Center, depois de dois ou três meses, eles começam a se perguntar: “Por que eu não estou dormindo o suficiente?". Elas acreditam que deveriam dormir por oito horas. Mas nosso padrão é de quatro horas. Nós não estamos apenas conseguindo funcionar com quatro horas, como também nós estamos florescendo muito bem.

Se tiver muito conteúdo químico e material sintético, o corpo não foi projetado para digerir isso. Mesmo que 1% dos alimentos que você consome seja de natureza sintética, seja na forma de fertilizantes, produtos químicos ou conservantes, todo o sistema digestivo se torna uma dificuldade.

Uma enorme quantidade de antiácidos é consumida nos Estados Unidos. Isso significa que o que você está colocando na barriga não é adequado, pelo menos para a sua barriga. A queimação da azia não é porque você está apaixonado. A azia significa que todo o seu esôfago está queimando com ácidos ou por vários outros motivos. Mesmo que haja menos de 1% de material sintético nos alimentos que você come, a sua capacidade de absorver isso no sistema cai drasticamente e também aumenta a sua cota de sono de uma forma imensa. Porque o corpo está tendo dificuldades, por isso é natural que ele queira que você hiberne.

3) Quanto comer

O quão profundamente você lida com as suas energias é o que vai decidir o seu estado de alerta. Para meditar, o estado de alerta não deve ser apenas da mente, mas da sua própria energia. Como auxílio, para as pessoas que estão no caminho do yoga, diz-se que você deve comer apenas 24 porções e deve mastigar cada porção pelo menos 24 vezes. Isso vai garantir que a comida seja pré-digerida na boca antes da ingestão e não causará inércia.

Se você fizer isso durante a janta, você acordará facilmente às 3h30 da manhã. No sistema yóguico, esse período é chamado de Brahma Muhurtam. É um momento ideal para fazer práticas de yoga, porque há um suporte extra da natureza nesse momento para o seu sadhana.

4) Não durma logo depois de comer

Existem algumas pessoas que estão em tal estado mental em que, a menos que se encham de comida e tornem o corpo letárgico, elas não conseguem dormir. Se você estiver em uma condição em que não consegue dormir, a menos que esteja com o estômago cheio, você precisa resolver esse problema. Não se trata de sono, trata-se de um certo estado mental.

Eu diria que 80% do alimento que você consome será desperdiçado, se você for dormir dentro de duas horas, depois de comer. Você deve dar um tempo suficiente para a digestão acontecer antes de dormir

 

5) A posição certa para dormir

Quando o corpo está posicionado horizontalmente, você pode perceber, imediatamente, que a sua pulsação cai. O corpo faz esse ajuste porque se o sangue for bombeado com a mesma força, muito sangue irá para a sua cabeça, causando danos. Os vasos sanguíneos que sobem são um arranjo mais fino, em comparação com os que descem. À medida que sobem para o cérebro, eles se tornam quase que como cabelos, a ponto de não suportarem uma gota extra.

Quando você dorme, se você posicionar a sua cabeça para o norte e ficar assim por cinco a seis horas, a atração magnética da Terra causará pressão no seu cérebro, porque o ferro é um ingrediente importante no seu sangue. Não é que se você dormir assim você cairá morto. Mas se você fizer isso todos os dias, você estará procurando por problemas. Se você estiver acima de uma certa idade, e seus vasos sanguíneos estiverem fracos, isso pode resultar em hemorragias e derrames paralíticos. Se o seu sistema for rígido, você talvez não durma muito bem, porque terá mais circulação no cérebro do que deveria.

Se você estiver no Hemisfério Norte, o Leste é a melhor direção para manter a cabeça enquanto dorme. Nordeste está ok. Oeste está bem. Sul, se for preciso. Norte, não. No Hemisfério Sul, não posicione a cabeça para o Sul.

6) Não se prive forçosamente do sono

De quantas horas de sono o seu corpo precisa vai depender do nível de atividade física que você realiza. Não há necessidade de fixar uma quantidade nem de comida, tampouco de horas de sono. Quando seus níveis de atividade são baixos, você come menos. Quando eles estão altos, você talvez coma um pouco mais. O mesmo vale para o sono. No momento em que o corpo estiver bem descansado, ele se levantará, seja às 3 da manhã ou às 8 da manhã. Seu corpo não deve acordar por um despertador. Uma vez que ele se sentir suficientemente descansado, ele deve acordar.

Se você forçosamente privar o corpo de dormir, as suas capacidades físicas, mentais, e tudo o mais que você tiver, cairão. Você nunca deve fazer isso. Você deve dar ao corpo a quantidade de sono que ele precisa.

Mas se o corpo estiver, de alguma forma, tentando usar a cama como sepultura, ele não vai querer sair. Alguém terá que ressuscitá-lo do mundo dos mortos! Vai depender de como você está lidando com sua vida. Se você estiver em um estado mental em que deseja evitar a vida, você naturalmente tenderá a comer e a dormir mais.

7) Mantendo um estado alegre

Dormir significa hibernação, morte temporária, período de pausa para manutenção, reparo. Se você mantiver o seu corpo, durante o dia, de uma forma que haja bem poucos estragos, você verá que o período de interrupção para manutenção diminuirá naturalmente. Isso pode ser feito ao comer o alimento certo e ao manter a sua mente em um estado de alegria. Se você se mantiver alegre, se não houver atrito em seu corpo, nenhum atrito em seu sistema energético, por causa do alinhamento que você alcançou, e nenhum atrito em sua mente e emoção, a sua cota de sono simplesmente cairá.

8) Não lute com a vida

O corpo precisa de descanso, não de dormir. Na experiência da maioria das pessoas, dormir é a forma mais profunda de descanso que elas conhecem, por isso elas falam sobre dormir. Mas, essencialmente, o corpo não está pedindo para dormir, ele está procurando descanso. Suas manhãs seriam muito ruins se suas noites não fossem tranquilas. Portanto, não é o sono, mas é o descanso que faz a diferença.

Se você mantiver o seu corpo relaxado, ao longo do dia, se o seu trabalho, exercícios e todas as outras atividades forem uma forma de relaxamento para você, a sua cota de sono diminuirá naturalmente. O problema é que as pessoas foram ensinadas a fazer tudo com dificuldade – sob tensão. Eu vejo pessoas caminhando muito tensas no parque. Esse tipo de exercício trará mais danos do que bem-estar. Não faça tudo como se estivesse em uma guerra. Seja caminhando, correndo ou se exercitando, por que você não faz isso com tranquilidade e alegria?

Não lute com a vida. Manter-se em forma e bem não é uma batalha. Jogue, nade, caminhe, faça o que quiser. Você só terá problemas se tudo o que você quiser fazer for comer cheesecake! Caso contrário, não há problema em estar relaxado com qualquer atividade.

9) Práticas de yoga – Shambhavi Mahamudra

Se você leva certas práticas yóguicas, como o Shambhavi Mahamudra, para sua vida, uma das primeiras mudanças que você verá será na sua pulsação. Por exemplo, alguém que acabou de participar no programa Engenharia Interior e começou a fazer Shambhavi, se ele verificar seu pulso antes e depois do jantar e registrá-lo, e depois praticar Shambhavi duas vezes por dia durante seis semanas e verificar seu pulso novamente, ele terá caído para oito a quinze pontos. Se a pessoa realmente mergulhar em repouso profundo em Shambhavi, a pulsação diminuirá ainda mais.

Com doze a dezoito meses de prática, você pode reduzir a sua pulsação para cerca de cinquenta ou sessenta em um estado de repouso. Se isso acontecer, a sua cota de sono diminuirá drasticamente, porque o corpo geralmente ficará descansado durante o dia. Qualquer que seja a atividade que você esteja fazendo, ele permanecerá relaxado, por isso não exigirá mais sono.

10) Meditação Shoonya

Há uma certa meditação que ensinamos que é chamada de Shoonya. Ela é ensinada em um programa que conduzimos apenas nos centros Isha, no sul da Índia e nos Estados Unidos. Não ensinamos em outro lugar, porque precisa de uma certa atmosfera, treinamento e outros processos. Shoonya pode reduzir drasticamente a sua cota de sono. É apenas uma meditação de quinze minutos, mas você verá que se você se estabelecer adequadamente nesse processo de meditação, seu metabolismo cairá para 24%. A queda mais profunda que você pode ter em estados conscientes de meditação é de 24%. Se você for além disso, você não estará consciente, no entendimento comum. Para ser capaz de relaxar até um certo ponto e, depois, sair conscientemente, você não pode ir além de 24%.

Você descobrirá que esses quinze minutos de meditação equivalem a duas a três horas de sono, em termos de descanso. Devido às mudanças fisiológicas tão drásticas no corpo, especialmente no nível da química do seu sangue, coisas fenomenais vão mudar. É por isso que ela precisa ser ensinada em condições muito controladas e focadas.

Editor's Note: O seu interior não está acontecendo do jeito que você quer? Dê o primeiro passo para assumir o controle de sua interioridade através do programa Engenharia Interior Online.