Quanto mais importância nós damos à nossa personalidade, mais nos acorrentamos à influência do passado. Sadhguru nos diz que, se pudermos deixar esse fardo de lado, poderemos passar pela vida e pela morte sem esforço.

Sadhguru: Neste momento, o que quer que você chame de "eu mesmo" é simplesmente um certo tipo de informação que você recolheu em sua mente. Quando você diz "eu sou uma pessoa boa", "eu sou uma pessoa má", "eu sou arrogante", "eu sou mansa" ou qualquer outra coisa, essas são, simplesmente, certas formações da mente. Em outras palavras, isso é acumulação do passado — você está, simplesmente, vivendo através do seu passado. Se o passado for removido, a maioria das pessoas se perde. Para elas, tudo depende do passado. A personalidade pertence ao passado. Então, enquanto a personalidade for importante, isso significa, simplesmente, que o momento anterior governa tudo. O momento presente não é mais importante.

A personalidade que você carrega é uma coisa morta. Você não pode andar muito longe quando você carrega um corpo morto sobre seus ombros. E você só pode ir em direção ao cemitério. Se você carrega um cadáver por muito tempo, você terá que arcar com cheiros terríveis. Quanto mais forte for a sua personalidade, mais odorífera ela será.

Deixando o passado para trás

Você só pode ir longe na vida apenas quando puder abandonar seu passado. Isto é como uma serpente descamando-se de sua pele. Em um momento, é uma parte do corpo. No próximo momento, descama-se e a serpente continua sem olhar para trás. Se, a todo momento, a pessoa for como uma serpente deixando a pele para trás, somente, assim, haverá crescimento. Quando uma pessoa não carrega o fardo do passado, ela é uma pessoa verdadeiramente sem pecado. Ser "sem pecado" não significa que ela não tenha feito nada com sua vida. Isso significaria ser uma pessoa morta. Ela fez tudo que uma pessoa poderia fazer para conhecer a vida, mas suas ações nunca deixaram nenhum resíduo, tampouco ela construiu uma personalidade a partir das ações que realizou.

Somente aquela pessoa que não carrega o momento anterior para este momento, está livre de tudo.

Você já ouviu falar de Suka? Ele era filho de Vyasa. Suka era um ser puro, um ser verdadeiramente sem pecado. Aconteceu um incidente em particular na sua vida. Um dia, ele estava andando sozinho na floresta, nu. Enquanto caminhava, havia um lago onde algumas jala kanyas, ou ninfas, estavam tomando banho. Como elas estavam sozinhas na floresta, todas as mulheres estavam se banhando nuas e brincando na água. Suka chegou ao lago, olhou para elas e apenas continuou andando. As mulheres não se envergonharam, tampouco tentaram se esconder. Elas apenas continuaram a brincar. Suka foi embora.

Enquanto procurava por Suka, seu pai, Vyasa, foi atrás dele. Ele tinha mais de 70 anos de idade, um senhor idoso e um grande santo. Ele também passou pelo lago enquanto seguia Suka. Quando as mulheres o viram, imediatamente, correram para pegar suas roupas. Vyasa perguntou-lhes: “Eu sou uma pessoa idosa e estou vestido adequadamente, enquanto meu filho é jovem e estava nu. Quando ele chegou perto de vocês, vocês não se perturbaram, mas, quando eu cheguei, vocês agiram assim. Por quê?". Elas disseram: “Ele não tem identificação sexual. Nós não sentimos nada. Ele é como uma criança”.

Somente aquela pessoa que não carrega o momento anterior para este momento, está livre de tudo. E essa qualidade será sentida em todos os lugares. Dentro de alguns instantes, após conhecê-lo, as pessoas confiarão em você mais do que elas confiariam em seus pais, maridos ou esposas, simplesmente porque você não carrega o fardo do passado com você.

Xô fedor!

Se você carrega o passado com você, você também cheira como qualquer outra pessoa. O mundo inteiro fede com personalidades. Todo mundo tem seu próprio cheiro forte ou personalidade. Estes são os vários fedores do mundo, e eles continuam entrando em conflito, o tempo todo. Toda a sua raiva, ódio, ciúme, medo — tudo é baseado no passado. No momento em que você carrega o passado e o futuro, você se torna um verdadeiro idiota, porque o fardo é imenso. Não há como alguém viver sua vida, de forma inteligente, carregando esse fardo.

Quando alguém não carrega esse odor, poderá, assim, atravessar essa existência. Essa pessoa atravessa o oceano do samsara sem qualquer esforço. O que parece ser um grande esforço para outra pessoa, estará acontecendo, para essa pessoa, sem qualquer esforço. Ela não só passa por este mundo sem esforço, ela passará pelo próprio processo de vida e morte sem esforço.

Nota do editor: extraído do e-book "Mystic’s Musings". Leia a amostra grátis  ou compre o ebook. Não para os fracos de coração, este livro habilmente nos guia com respostas sobre a realidade que transcende nossos medos, ira, esperanças e lutas. Sadhguru nos mantém à beira da lógica e nos cativa com suas respostas às questões relativas à vida, morte, renascimento, sofrimento, karma e jornada do "eu".