Mithali Raj: Namaskaram, Sadhguru ji. Eu quero saber a verdade sobre onde e como podemos adquirir a força para ignorar opiniões pipocando contra nós todos os dias.

Sadhguru: Namaskaram, Mithali. As pessoas têm opinião sobre tudo, mas por que isso deveria importar para você ou para qualquer outra pessoa? Suas opiniões só serão importantes para nós quando não estivermos muito claros sobre o que estamos fazendo. Em vez de tentar combater a opinião dos outros, é melhor que nos esforcemos para criar clareza sobre o que estamos fazendo e qual a razão de estarmos fazendo aquilo. Se esta clareza chegar dentro de nós, a opinião dos outros não importará.

Houve um tempo em que você teve que combater a opinião de apenas três ou quatro pessoas. Hoje, você tem que combater a opinião de cinco milhões, porque estão todas se expressando por aí.

As pessoas sempre terão opiniões sobre nós, e isso é um direito delas. Como o santo de Kannada, Akka Mahadevi disse: "Você construiu uma casa nas montanhas e na selva, mas, agora, você teme os animais — você não deveria ter ido lá. Você construiu uma casa numa zona comercial e teme o barulho da zona comercial — este não é o lugar certo para você estar".

Agora você está vivendo em uma sociedade, e você está com medo do que as outras pessoas dirão. Isso é parte da vida social. Alguém sempre irá dizer alguma coisa. Hoje, isso é amplificado por causa das mídias sociais, mas as pessoas sempre tiveram opiniões.

É melhor que nos esforcemos para criar clareza sobre o que estamos fazendo e sobre a razão de estarmos fazendo aquilo. Se esta clareza chegar dentro de nós, a opinião dos outros não importará.

Em um determinado momento, você teve que combater a opinião de apenas três ou quatro pessoas. Hoje, você tem que combater a opinião de cinco milhões, porque estão todas se expressando por aí. É perfeitamente normal. Elas podem dizer o que quiserem, mas o mais importante é trazer um senso absoluto de clareza em nossas vidas sobre o que estamos fazendo e sobre a razão pela qual estamos fazendo aquilo. Se isso está claro para nós, as opiniões voarão e as opiniões mudarão.

Eu ouvi que você é um grande rebatedor de bola. Apenas rebata bem a bola. Você verá, a opinião de todos mudará.

Nota do editor: Quer você esteja tendo dificuldades com uma pergunta controversa, sentindo-se intrigado com um assunto tabu ou apenas ardendo com uma pergunta que ninguém mais está disposto a responder, agora é sua chance de perguntar! Pergunte suas questões à Sadhguru em: UnplugWithSadhguru.org.