Pergunta: Você diz que quando uma pessoa é radiante ela se torna mais maleável, mais livre, menos sobrecarregada pela individualidade. O que é exatamente essa bem-aventurança? Você pode descrever a verdadeira bem-aventurança, Sadhguru?

Sadhguru : Como é que eu posso lhe dizer? Essa pergunta talvez surja de um certo mal-entendido sobre a natureza da bem-aventurança. Hoje em dia, até mesmo as drogas psicodélicas estão sendo chamadas de “bliss" (bem-aventurança). Se você disser “bliss” no Ocidente, eles pensarão que você está falando sobre um determinado comprimido, uma droga.

Não existe tal coisa como “verdadeira bem-aventurança” e “falsa bem-aventurança”. Quando você está em contato com a verdade, você será bem-aventurado. Quando você estiver realmente em contato com a verdade, você será naturalmente bem-aventurado. Ser radiante e não ser radiante é como um teste decisivo para você ver se você está na verdade ou não está na verdade. Essa pergunta vem, provavelmente, de uma certa mentalidade: “Se eu estou apenas observando o pôr do sol, se eu me tornar radiante, essa será a verdadeira bem-aventurança? Ou enquanto eu estiver fazendo as minhas orações, se eu me tornar radiante, essa seria a verdadeira bem-aventurança? Ou enquanto eu estiver meditando, se eu me tornar radiante, essa seria a verdadeira bem-aventurança?".

A maioria das pessoas confunde prazer com bem-aventurança. Você nunca pode sustentar o prazer. Mas "bem-aventurança" significa um estado que não depende de nada. O prazer é sempre dependente de algo ou de alguém. A bem-aventurança não depende de nada. É da sua própria natureza. Uma vez que você está em contato com ela, você está nela, isso é tudo.

A bem-aventurança não é algo que você obtém de fora. É algo que você cava no fundo, dentro de si mesmo e encontra.

A bem-aventurança não é algo que você obtém de fora. É algo que você cava no fundo, dentro de si mesmo e encontra. É como cavar um poço. Se você abrir a boca e esperar que os pingos de chuva caiam dentro dela quando chover, alguns deles podem entrar, mas, ainda assim, é bastante frustrante saciar a sua sede abrindo a boca para a chuva. Além disso, a chuva não vai durar para sempre. Uma ou duas horas e depois acaba.

Essa é a razão pela qual você cava o seu próprio poço — para que você tenha água durante todo o ano. O que quer que você esteja chamando de "verdadeira bem-aventurança" é apenas isso: você cavou seu próprio poço dentro de si mesmo e encontrou água que o sustenta o tempo todo. Não é algo que você abre sua boca quando chove. Não, o tempo todo você tem água com você. Isso é bem-aventurança.

Nota do Editor:  Existem apenas dois tipos de pessoas no mundo, diz Sadhguru: Místicos e Equívocos ("Mystics and Mistakes"). Afiado, penetrante e impiedoso, esse livro desmistifica o misticismo, na próprias palavras do místico. Ache mais insights de Sadhguru no ebook "Of Mystics and Mistakes”, disponível em Isha Downloads.