Sadhguru: Aqueles que dependem da sorte estão sempre procurando por estrelas, planetas, lugares, sapatos da sorte, sabonetes da sorte, números da sorte — todos tipo de coisa. Nesse processo de buscar a sorte e esperar que as coisas aconteçam, as coisas que poderiam ter sido facilmente criadas por eles mesmos, se perdem completamente. Para cada aspecto da vida, é você quem tem que fazer aquilo acontecer. Sua paz e sua perturbação são da sua conta. Sua sanidade e sua insanidade são da sua conta. Sua alegria e sua infelicidade são da sua conta. O diabo e o deus dentro de você são da sua conta.

Em vez de permitir que suas energias se expressem em plena capacidade; em vez de criar uma atmosfera interior e exterior necessária ao nosso redor, onde a situação certa possa acontecer, nós estamos, infelizmente, sempre procurando por algo que possa fazer com que aquilo aconteça para nós.

A forma como você experienciou o dia de hoje — de manhã até de noite — isso é definitivamente seu. A quantidade de atrito que você tem com as pessoas ao seu redor, simplesmente, depende de quão insensível você tem sido em entender as situações e as pessoas à sua volta — as suas limitações e possibilidades dentro delas mesmas. Definitivamente, não é decidido pelos amuletos da sorte que você talvez esteja usando. Simplesmente, depende de quão sensato, inteligente e com quanta sensibilidade você caminha e olha a vida ao seu redor.

Um dia, dois homens se encontraram no aeroporto. Um deles parecia bastante abatido. Então, o outro homem perguntou: “Por que você está assim? O que aconteceu com você?".

O primeiro disse: “O que eu posso lhe dizer? A minha primeira esposa morreu de câncer. A minha segunda esposa fugiu com meu vizinho. O meu filho está preso porque tentou me matar. A minha filha de 14 anos está grávida. Um raio atingiu a minha casa. Todas as minhas ações faliram no mercado de ações hoje, e o meu laudo médico diz que tenho AIDS”.

O outro homem disse: “Uau! Mas quanto azar você tem! Afinal, o que você faz? Qual é a sua profissão?".

O homem respondeu: “Eu vendo amuletos da sorte”.

É que se você estiver de uma certa forma, certas coisas irão gravitar em sua direção. Se você estiver de outra forma, algumas outras coisas irão gravitar em sua direção. Se houver um arbusto florido, e outro seco e espinhoso lá fora, todas as abelhas serão atraídas em direção ao arbusto florido. O arbusto florido não tem sorte, apenas tem uma fragrância — que você talvez não consiga perceber — que está atraindo tudo para ele. As pessoas se afastam do arbusto espinhoso, porque ele cria um outro tipo de situação. Talvez os dois estejam inconscientes do que estão criando, mas as coisas estão acontecendo da maneira que precisam acontecer.

Então, se as coisas estão acontecendo muito bem para você, e você não sabe o porquê, eu diria que você está se alimentando de comida antiga. Você cozinhou sua refeição em outro lugar — talvez há muito tempo — e ainda está comendo uma comida boa, mas está estragando e ficando mais estragada a cada dia. No entanto, se as coisas estão indo bem para você e você sabe o por quê, isso significa que você cozinhou a sua comida hoje, conscientemente. Se as coisas estão indo muito mal para você, e você não sabe o por quê, mais uma vez você está comendo comida estragada que apodreceu.

Adrishtam — Quando você não consegue ver

Nas línguas vernáculas indianas, a palavra para "ser sortudo" é "adrisht" ou "adrishtam". “Drishti” significa “ver”, e “adrisht” significa “não ver”. Você perdeu a visão. Se você pudesse ver, você saberia por que algo estava acontecendo. Quando você não consegue ver, você pensa que as coisas acontecem aleatoriamente ou acidentalmente. Você acha que é uma fatalidade ou um infortúnio. Essa é a palavra mais apropriada para "sorte".

Ser espiritual significa que você tem sua vida 100% em suas mãos. Somente quando você tem sua vida 100% em suas mãos, você se torna um ser 100% consciente e a possibilidade do divino surge em sua vida.

Chegou o momento de você criar sua vida conscientemente. Não dependa da sorte, estrelas e planetas. São coisas inanimadas. Deveria a natureza humana decidir o destino das coisas inanimadas ou as coisas inanimadas deveriam decidir o destino da natureza humana? De que forma deveria ser? A natureza humana deveria decidir o que acontece com o inanimado. Mas se uma estrela está decidindo seu futuro, então coisas inanimadas estão decidindo seu destino.

Não permita que tais coisas o influenciem, porque uma vez que você se envolva nisso, você entrará em um certo impasse e o que você pode fazer em sua vida será limitado. Você não poderá ultrapassar aquilo. Isso vai restringir seu crescimento e suas possibilidades.

Poucas coisas acontecem por acaso. Mas se você esperar pela causalidade, as coisas boas talvez só aconteçam com você quando você estiver no seu túmulo, porque pode demorar.

Quando você vive por acaso, você também vive com medo e ansiedade. Quando você vive com intenção e capacidade, não importa o que esteja acontecendo ou não, você está, pelo menos, no controle do que está acontecendo com você. É uma vida mais estável.

Nota do editor: Se você sempre achou que o sucesso é impreciso, talvez seja hora de tentar algo novo. Aqui estão 10 mantras de sucesso com dicas úteis para tudo o que você faz.