Pergunta: Como superamos o medo do fracasso?

Sadhguru: O fracasso não existe. O fracasso é uma ideia, porque o sucesso também é uma estúpida ideia. Em vez de tentar mudar o mundo, mude de ideia. Se você mudar apenas isso, tudo ficará bem. Se você fosse um pedinte na rua hoje, se você pudesse entrar em um restaurante e comer uma dosa, isso seria o auge do sucesso, não é?

Cada ideia, pensamento, emoção ou valor que você tem é captado de algum lugar e isso o domina por dentro. Essa ideia de sucesso nem é sua. É a ideia de uma outra pessoa sobre o que é o sucesso. Sua religião, sua sociedade e sua cultura o treinaram para acreditar que é assim. Não se torne escravo de uma ideia que não é sua — esse é o sucesso mais importante. O sucesso e o fracasso não consistem na quantidade de dinheiro que flui na sua vida. O sucesso e o fracasso não dependem do reconhecimento que você conquista no mundo. Você tem sucesso na vida se souber como andar com alegria, mesmo se estiver passando pelo inferno.

Um ponto de partida

Para quem vê os simples eventos da vida como sendo os próprios objetivos da vida, para essa pessoa existe fracasso e sucesso. Para quem vê esta vida como um ponto de partida para uma possibilidade maior, não existe fracasso. Se você tem um bom negócio ou um mau negócio, seja qual for a situação, ela é muito útil — você a usa para o seu bem-estar.

Certa vez, havia um agricultor que estava cansado de vários fatores naturais que determinavam a qualidade de sua colheita. Então, um dia ele falou com Shiva e disse: “Estou cansado de todas as coisas absurdas que estão acontecendo na natureza. Obviamente, você não é um agricultor. Eu sei pela história que você era um caçador. Você não sabe o que significa cultivar, então, por que não deixa a natureza em minhas mãos? Eu sou um agricultor. Sei quando deve chover, sei quando deve haver sol, sei de tudo. Você não sabe porque é apenas um caçador e um ascético louco. Você não é um bom agricultor, definitivamente. Tudo está acontecendo na hora errada. Deixe isso comigo."

Shiva estava num desses estados de espírito e respondeu: “Ok, a natureza está em suas mãos”. Então o agricultor planejou sua plantação. Daí ele gritou “chuva!” e choveu. Ele tocou a terra com o seu dedo e observou: “Ok, está molhada até 15 centímetros. Para!". Então ele arou seu campo, plantou sementes de milho e esperou durante dois dias, “chuva!”, depois “Sol!”. Um dia ele estava trabalhando no campo, daí, “nuvem!”. Tudo aconteceu bem da forma como ele queria. Uma bela safra de milho brotou. Ele estava radiante de felicidade.

Quando chegou a hora da colheita, ele queria garantir que nenhum pássaro viesse. Ele ficou surpreendido porque, quando disse "sem pássaros!", nenhum pássaro veio. Ele desceu aos campos para colher o milho, mas quando olhou para a plantação, as plantas estavam sem grãos. Então ele pensou: “Que diabos é isso? O que eu fiz de errado?". Ele não conseguia entender, porque havia administrado tudo corretamente: chuva, água e Sol.

Ele se voltou para Shiva e perguntou: “Fiz tudo certo, mas não há grãos. Você sabotou minha colheita?". Shiva disse: “Eu estava observando, você estava no comando, então eu não quis interferir. A chuva estava ótima, o sol estava ótimo, estava tudo bem, mas você parou todos os ventos. Eu costumava sempre enviar ventos fortes que ameaçavam a sua lavoura.Como as plantas se sentiam movimentadas e ameaçadas, elas enterravam as suas raízes mais profundamente na terra, e, assim, surgiam os grãos. Agora, você tem uma grande colheita de milho, mas não tem milho”.

O único objetivo

Como a cultura do milho usou dos ventos para se fortalecer, você pode utilizar várias situações em sua vida para se tornar mais forte e melhor, ou você pode se sentar e chorar — essa é a escolha que você tem. Tudo, não importa o que aconteça, até mesmo o evento mais terrível da sua vida pode ser usado para seu crescimento e bem-estar. Os pequenos eventos da sua vida — seus negócios, seu casamento, seus filhos — todas essas coisas são apenas um ponto de partida. Isso não é novidade para você, porque, na cultura indiana, eles colocam isso nas pessoas há milênios. Eles dizem: “Sua vida é sobre mukti. Seu casamento, seus negócios, sua vida social — tudo isso são apenas os meios para chegar lá. Ou você vai com eles, ou você vai sem eles, mas, quer você seja um sanyasi ou esteja em samsara, o seu único objetivo é mukti”.

Nota do Editor: No final das contas, o quão bem-sucedido você é na vida depende apenas de quão bem você pode usar sua mente e seu corpo. Sadhguru oferece uma prática de cinco minutos que você pode fazer todos os dias para gerar clareza mental. Experimente!