Sadhguru: Há muitas maneiras pelas quais você pode se comunicar com tudo no mundo. Existem algumas pessoas com quem você pode falar o que deseja com palavras gentis. Existem outras com quem você tem que falar com vigor. Algumas precisam de uma "injeção" dependendo do tipo de "infecção'' que elas estejam sofrendo. Existem outras que entenderão se você apenas olhar para elas. Existem outras para as quais você nem precisa olhar – se eu me sentar com os olhos fechados, elas entenderão. Portanto, existem diferentes maneiras de se comunicar. Qual é a melhor maneira de se comunicar? A melhor maneira de fazer isso é de uma maneira em que a comunicação seja transmitida. Porque a comunicação significa que a outra pessoa deve entendê-la.

Para mim, a linguagem é apenas um meio. Eu até preferiria me calar e me sentar em um lugar. Mas aí, poucas pessoas entenderiam. Por isso você tem que falar muito — às vezes com doçura, às vezes com dureza, às vezes flamejante. Isso não é apenas entre os seres humanos – isso se aplica a tudo.

Para algumas pessoas, tudo parece estar cooperando com elas — a comida que elas comem, a água que elas bebem, o ar que elas respiram, a terra sobre a qual elas caminham e todas as criaturas e plantas. Com certas vidas, tudo parece estar cooperando . Com algumas outras vidas, tudo parece estar indo contra elas. É uma questão de comunicação.

A comunicação não é apenas de linguagem. A comunicação não é apenas uma mensagem, particularmente. A comunicação é uma interação entre várias forças da vida. Se você se considera um indivíduo absoluto, então você é um maluco com quem é difícil de se comunicar. Se você entende que é apenas um pedaço da vida com o privilégio de conhecer algum senso de individualidade, então é fácil de se comunicar com você. Isso me lembra de um incidente que aconteceu recentemente dentro de casa.

Sem sequer perguntar

Perto do Mahashivratri, eu tinha alguns convidados em casa, mas também muitos ratos e esquilos. Eu não me incomodo com eles, mas eles estavam fazendo barulho durante toda a noite correndo no telhado. Eu disse a alguém: "Se houvesse duas cobras no jardim, elas controlariam todas essas coisas". Então, numa noite, quando eu estava andando no jardim, apareceu uma cobra de quase dois metros de comprimento. Eu pensei, "isso é bom, mas por que só tem uma e não duas?".

Se você é yoga, não apenas pratica yoga, você nem precisa pedir – o que você precisa simplesmente acontece.

Na manhã seguinte, por volta das 10h30, as pessoas vieram até mim aterrorizadas e disseram, "Sadhguru, no seu banheiro, tem uma cobra grande!". Como ela chegou no meu banheiro? Nós nunca deixamos nenhuma porta aberta em casa, porque nós tivemos muitas experiências com répteis no passado. Você abre uma porta, passa por ela e a fecha de novo — essa é a regra na casa. A cobra teve que passar por três portas até entrar no banheiro. De alguma forma, em uma outra ocasião, quando uma porta estava aberta, ela deve ter escapado e entrado no banheiro. Então, eu peguei a cobra e a coloquei do lado de fora. Eu ainda estava me perguntando, "por que apenas uma?". Então, um pouco mais tarde, outra cobra apareceu — um pouco menor, com cerca de 1,5 metro de comprimento. Eu disse, "ok, isso é bom. É assim que as coisas devem ser".

É assim que é a vida. Se você é yoga, não apenas pratica yoga, você nem precisa pedir – o que você precisa simplesmente acontece. Não apenas em termos de cobras de jardim – em cada aspecto da vida. Se você for pedir, você pedirá por algo que você conhece. Seria um desperdício de vida. Qual é o objetivo de uma vida cheia de pedidos de coisas estúpidas que você já conhece? As coisas que você nem poderia imaginar, coisas das quais você nem tem ideia, devem acontecer com você – somente assim a vida acontece. E, de certa forma, tudo isso é uma questão de comunicação.

Quando eu digo "comunicação", as pessoas pensam em termos de mensagens de texto ou conversa no telefone. Isso também é comunicação, mas esse tipo de comunicação manterá uma situação social e nada mais. As situações sociais podem mantê-lo distraído – elas não podem deixá-lo em plenitude. As interações sociais podem mantê-lo distraído e entretido por um tempo, mas elas nunca contribuirão para a sua plenitude, porque essa não é a natureza delas.

É importante que, quando você se sentar aqui, você esteja em uma comunicação profunda com tudo ao seu redor. Não dizendo nada, nenhuma mensagem em particular, apenas uma interação profunda entre você e tudo o que existe. Isso é yoga. Yoga significa união, que quando você sentar-se aqui, a sua individualidade seja apenas uma pequena parte – a vida é a parte maior. E a vida não acontece em gotas – é um grande acontecimento.

Sem tempo para "fogo brando"

É um grande privilégio que, embora nós sejamos somente parte de um todo, a vida lhe proporcione uma experiência individual. Embora, realmente, não sejamos nada, um grão de poeira na criação, ainda podemos nos sentar aqui e nos sentir como um indivíduo. Essa é a magnificência da criação. Sua habilidade de se comunicar e interagir com a existência depende de quão pequeno você é como indivíduo. Você se tornou grande demais, quando, na verdade, neste espaço cósmico, o qual você não sabe onde ele começa e onde ele termina, nós não somos realmente nada, nem mesmo um grão. Mas esse grão imagina todo tipo de coisas. E sua vida está passando. Apesar disso, você gasta tempo enganando-se infinitamente sobre quem você é.

A comunicação é de acordo com a necessidade dela no mundo. A ação é de acordo com a necessidade dela no mundo. Como você está dentro de si é uma outra questão.

Mas você não pode trabalhar no mundo, se você não for nada – você tem que ser alguém. Alguém me disse recentemente: "Sadhguru, às vezes, ultimamente, você tem falado de uma maneira muito fervorosa".  Eu disse, "sempre". "Não, Sadhguru. Não faça isso. Parece que você perdeu sua calma". Eu disse, "como eu poderia perder a minha calma se eu nunca fui calmo? Eu sempre sou como um vulcão dentro de mim, esperando para explodir a qualquer momento".

A comunicação é de acordo com a necessidade dela no mundo. A ação é de acordo com a necessidade dela no mundo. Como você está dentro de si é uma outra questão. Olhe para Adiyogi – cheio de fogo. Olhe para todos os grandes yogis do passado – eles também estavam cheios de fogo. Apenas os yogis de calendário têm uma aparência benigna em seus rostos.

A vida e as suas muitas manifestações precisam acontecer em pleno fogo. Não há tempo para ficar no fogo brando. Somente aquele que está infeliz e constipado em todos os sentidos acha que a vida é muito longa, porque eles nunca encontraram expressão para as várias possibilidades que um ser humano pode ser. Eles estão tentando construir suas vidas acumulando algumas coisas, pessoas e coisas estúpidas ao seu redor. Se você está explorando a imensidão de ser um humano, esta é uma vida muito breve. Sendo ela tão breve, é importante que você esteja em pleno fogo. Caso contrário, antes que você perceba o que está acontecendo, haverá o fogo do seu funeral. Haverá fogo no final, mas será tarde demais. Ou você pega fogo agora ou você vai devagar, em parcelas.

Aqueles que querem chegar ao infinito em prestações – boa sorte! Ninguém nunca contou "um, dois, três" e um dia chegou ao infinito. Se você se torna um zero, se você é simplesmente nada, então você não precisa fazer mais nada. Mas assim você não consegue funcionar no mundo. Esse estado também é lindo, mas você vai precisar do cuidado e apoio das pessoas ao seu redor. Entretanto, se você quiser estar totalmente envolvido com isso e ainda assim ser capaz de funcionar no mundo, é importante que você esteja pegando fogo. Isso não significa que você tenha que sair soltando fogo por aí o tempo todo. De vez em quando, você pode dar para alguém o gostinho, se eles merecerem.

Pegadas do passado

Por outro lado, a questão não é ser frio ou quente, calmo ou fervoroso – o importante é se o que está acontecendo dentro de você, está acontecendo consciente ou inconscientemente? Se conscientemente, você faz o que for de acordo com sua inteligência ou julgamento naquele momento, está tudo bem.

O problema surge se você está, compulsivamente, ficando quente ou frio. É uma questão de compulsividade ou de consciência. O seu fogo e a sua água fria estão acontecendo por causa de uma ação consciente ou estão acontecendo por causa da natureza compulsiva que você desenvolveu? "Compulsivo" significa que você é repetitivo. "Repetitivo" significa que o passado está governando o presente e invadindo o futuro.

Se a pegada do passado está no futuro, esta é uma vida terrível. É por isso que nós podemos escrever um "horroróscopo" para você e dizer-lhe como você vai viver. O horóscopo é verdadeiro somente para aqueles que permitiram que o seu passado deixasse pegadas no futuro. Se você for consciente, você pode queimar seu horóscopo. Uma vez que você esteja consciente, o passado não se repetirá. O mais importante é que cada pensamento, cada emoção, cada ação, tudo que você faz esteja acontecendo de maneira consciente. A sua capacidade de ser consciente e a sua capacidade de se comunicar com o resto do universo são, essencialmente, a mesma coisa. Se até uma cobra-rato está ouvindo, qual é o seu problema?

Você está preparado para a vida?

Se você se torna uma fortaleza de individualidade e depois você tenta se comunicar, isso não vai funcionar. Se você se tornar consciente, você naturalmente se tornará permeável. Se você se tornar realmente consciente, você se tornará transparente. Uma vez que você é transparente, tudo passa por você.

Ou você dissolve sua individualidade ou nós iremos desgastá-la para você. Desgastar é um processo doloroso. Se você a dissolvesse, seria um processo maravilhoso. Desgastar demora algum tempo. A vida desgasta as pessoas ao longo do tempo, mas essa é uma maneira desagradável de fazer isso. Se você quer que algo genuíno aconteça com você e com o mundo, esse é o lugar e a hora. A única coisa é que você tem que se tornar absolutamente genuíno. Do contrário, você ficará pasmo com tudo, perguntando-se por que isso ou aquilo está acontecendo. Se você é um buscador genuíno, não importa por que algo está acontecendo. Não se trata de "o que eu vou ganhar? Devo me iluminar? Devo ganhar isso ou aquilo?". Trata-se de conhecer a natureza de sua existência na sua capacidade suprema.

Porque uma vez que você chegou aqui com um cérebro tão grande, com tanta inteligência e percepção, você deveria saber do que se trata tudo isso. Antes de você partir, você deve saber o seguinte: "Qual é a natureza de minha existência? Quais são as possibilidades?". Se você vai explorar todas elas ou não é uma outra questão, mas, pelo menos, você deveria saber o que elas são. Se você quer permanecer intocado pela vida, o túmulo é o melhor lugar. As pessoas continuam vindo até mim: "Sadhguru, por favor, me abençoe para que nada aconteça comigo". Que tipo de bênção é essa? A minha bênção é: "Deixe tudo o que é vida acontecer com você".

A maneira como nós conduzimos o mundo, a nossa educação escolar e o nosso comércio; nós estamos nos esquecendo do aspecto fundamental.

Enquanto você estiver vivo, algo vai acontecer. A pergunta é somente: "Você está preparado para a vida?". Você está fisicamente, mentalmente, conscientemente equipado para lidar com essa vida, aconteça o que acontecer? "Não, Sadhguru, mas aconteceu uma coisa terrível." Não, apenas a vida está acontecendo. Alguém nasce, alguém morre, alguém está aqui, alguém se foi – isso é tudo o que está acontecendo. Algumas pessoas estão fazendo coisas belas; outras estão fazendo coisas terríveis. Isso sempre aconteceu. Eu não estou tentando aprovar todas as coisas terríveis que os seres humanos fazem, mas se você quiser impedir isso, você não vai impedi-lo através da lei. Não importa o quanto você faça para que as leis sejam cumpridas, as pessoas vão continuar fazendo essas coisas de muitas maneiras diferentes. A única maneira de transformar a situação é quando os seres humanos, individualmente, se transformarem; quando ferramentas de transformação em grande escala estiverem disponíveis para a humanidade. Caso contrário, não se consegue parar todas as coisas feias que os seres humanos fazem neste planeta.

Nós não entendemos os princípios fundamentais do que significa ser humano. Nós estamos esquecendo completamente o elemento fundamental da vida. A maneira como nós conduzimos o mundo, a nossa educação escolar e o nosso comércio; nós estamos nos esquecendo do aspecto fundamental. Pelo menos, em termos de tecnologia da comunicação, nós chegamos a um ponto em que, se quisermos, podemos nos sentar aqui e nos comunicar com o mundo inteiro.

Essas ferramentas de comunicação fantásticas, e a própria internet, estão sendo usadas para as coisas mais horríveis possíveis. Todos os dias, milhares de crianças são vendidas na internet, drogas são negociadas, armas são vendidas – todo tipo de coisa está acontecendo. Acima de tudo, quando começamos a vender nossos filhos para fazer coisas indecentes com alguém, realmente nós estamos perdidos. Nós perdemos completamente nossa humanidade. Eu acho que o tempo de ser bonzinho e quietinho, como se espera que uma organização espiritual seja, acabou. Nós temos que fazer isso pegar fogo.

Você quer uma previsão ou um plano?

Isso tem que ir em pleno fogo — é o que faremos nos próximos meses. Eu quero que todos vocês participem. Esse movimento é sobre mover a humanidade da religião para a responsabilidade. Por muito tempo, para todas as coisas feias que fazemos, nós temos apontado para cima. Para todas as coisas boas que nós fazemos, nós levamos o crédito, é claro! Alguém foi espancado hoje — "deve ser a vontade de Deus". Isso precisa acabar. Está na hora da humanidade assumir a responsabilidade pelo absurdo que nós somos hoje. E da possibilidade que nós somos hoje. Nós devemos estar dispostos a assumir a responsabilidade, tanto pelas grandes coisas que nós temos feito, quanto pelas coisas desagradáveis que fazemos. E o que nós vamos criar amanhã, neste mundo, também é responsabilidade nossa.

As pessoas continuam me perguntando: "Sadhguru, onde você acha que o mundo estará em cinquenta anos?". Eu lhes pergunto: "Vocês querem uma previsão ou um plano?". Todos os idiotas que são incapazes de fazer um plano estão procurando por uma previsão. O próprio fato de que a criação lhe deu cérebros tão grandes e a possibilidade de criar muitas coisas significa que você deveria ter um bom plano, em vez de esperar por uma previsão estúpida. A pergunta é para onde vamos? Para que isso aconteça, é preciso empoderar os seres humanos para além de seus corpos, além de suas mentes. Algo maior precisa tocá-los. Esse é o empenho fundamental que nós estamos fazendo. Eu quero as coisas a todo vapor.