Pergunta: O que acontece após a morte? Existe renascimento? Se existir, o que leva uma pessoa de um nascimento para outro?

Sadhguru: No Yoga nós reconhecemos o corpo como cinco dimensões ou cinco camadas. O corpo físico é conhecido como Annamaya Kosha. Anna significa alimento, portanto, então esse é o corpo feito de comida. A próxima é chamada de Manomaya Kosha ou o corpo mental. A terceira é chamada de Pranamaya Kosha, que significa o corpo energético. Os corpos físico, mental e energético são todos dimensões físicas da vida. Por exemplo, você pode ver claramente que a lâmpada é física. A eletricidade, os elétrons que correm pelo fio, também são físicos. Assim como a luz que emana da lâmpada. Todas as três são físicas. Do mesmo modo, o corpo físico é denso, o corpo mental é mais sutil e o corpo energético é ainda mais sutil, mas todos eles são físicos em sua existência. O karma de uma pessoa está impresso no corpo, na mente e na energia. Essa impressão kármica, ou estrutura kármica, é o cimento que prende você ao corpo físico. Embora o karma seja uma prisão, ao mesmo tempo, é somente por causa da substância kármica que você consegue se manter preso ao corpo e estar aqui.

As duas próximas dimensões são chamadas de Vignanamaya Kosha e Anandamaya Kosha. Vignanamaya Kosha é não físico, mas está relacionado com o físico. Vishesh Gnana, ou vignana, significa um conhecimento extraordinário ou um conhecimento de algo que está além das percepções sensoriais. Esse é o corpo etéreo. Ele é um corpo transitório — uma transição do físico para o não físico. Não é físico nem não físico. É como uma ligação entre os dois. Anandamaya Kosha é o corpo extático e é completamente não físico. Ele não tem forma própria. Somente se os corpos energético, mental e físico estiverem em boa forma será possível manter o corpo extático. Se essas coisas forem retiradas, o corpo extático irá simplesmente se tornar uma parte do cosmos.

O que é a morte?

Quando alguém morre, nós dizemos: "Essa pessoa não existe mais". Isso não é verdade. A pessoa não existe mais da forma como você a conhece, mas, com certeza, ela ainda existe. O corpo físico irá desmoronar, mas os corpos mental e energético continuam, dependendo da intensidade do karma. Para encontrar outro útero, a intensidade dessa estrutura kármica tem que diminuir, ela deve se tornar passiva. Se a estrutura kármica se tornou fraca, por ter percorrido o seu curso, então ela encontrará outro corpo muito facilmente. Quando alguém completa o karma que lhe foi alocado para esta vida, ele morrerá simplesmente assim — sem doenças, acidentes ou lesões. Aquela pessoa poderá encontrar outro corpo em questão de horas.

Se você desmantelar a estrutura kármica em 100%, você se fundirá com a existência.

Se alguém completa sua vida e morre tranquilamente, ele não precisa ficar andando por aqui, ela segue imediatamente. Contudo, se a estrutura kármica estiver muito intensa, inacabada, então ela precisará ser finalizada. Agora ele necessitará de muito mais tempo para encontrar outro corpo. Isso é o que vocês chamam de fantasmas. Eles são mais acessíveis a sua experiência, porque eles têm estruturas kármicas mais intensas. Existem inúmeros desses seres ao seu redor, quer você saiba disso ou não, mas você não sentirá a maioria deles porque o karma deles está dissipado. Eles estão apenas esperando por mais dissipação antes de encontrarem outro corpo.

Mahasamadhi — a libertação final  

Quando você trilha o caminho espiritual, a meta final de todo buscador espiritual é quebrar esse processo todo. É como uma bolha. O contorno exterior da bolha é a sua estrutura kármica, dentro tem ar. Suponha que você estoure a bolha. Onde está o seu ar? Não existe tal coisa como o seu ar; ele se tornou parte de tudo. Agora mesmo, essa infinitude está contida nos limites da estrutura kármica, o que faz com que você acredite ser uma entidade à parte. Se você desmantelar a estrutura kármica em 100%, você se fundirá com a existência.

Liberação significa libertar-se das estruturas básicas do corpo e da mente, libertar-se do próprio processo da vida, do nascimento e da morte.

Isso é chamado de Mahasamadhi. Você lentamente compreende onde estão as chaves e desmantela a estrutura kármica completamente, de tal forma que você se transforma em "nada mais". Na tradição Hindu, isso é chamado de Mukti. Na tradição do Yoga, isso é chamado de Mahasamadhi. À maneira budista, isso é chamado de Mahaparinirvana. Normalmente em inglês dizemos liberation (trad. liberação). Liberação significa libertar-se das estruturas básicas do corpo e da mente, libertar-se do próprio processo da vida, do nascimento e da morte.

Nota do editor: Clique aqui (em inglês) para ler mais sobre o último livro mais vendido de Sadhguru — Death: An Inside Story: https://isha.sadhguru.org/global/en/wisdom/sadhguru-spot/a-book-on-death