No dia em que o lockdown da COVID-19 foi anunciado em toda a Índia, Sadhguru disse o seguinte — "Aqueles que estão no caminho espiritual ou algo assim pensaram: este é um grande momento para vocês. Aqueles que são pensadores bastante estratégicos: este é um momento fantástico para vocês. Aqueles que pensavam serem músicos ou artistas: este é um momento absolutamente milagroso para vocês. Aqueles que pensavam que eram de fato estudantes — não que você vá para a escola ou faculdade, eu quero dizer que você é um estudante de verdade, você quer aprender: este é um momento absolutamente lindo para vocês”.

Continuando com isso, por meio de seus darshans diários, intitulados “Com Sadhguru em tempos difíceis", que ocorreram no mês de março de 2020, Sadhguru ressaltou muitas possibilidades sem precedentes que se abriram por causa do lockdown. Ao mesmo tempo, ele nos alertou para as terríveis realidades da situação atual.

Portanto, aqui apresentamos alguns destaques sobre o que Sadhguru falou. Isso poderia nos ajudar a melhorar muito as nossas vidas, mesmo nestes tempos difíceis, e poderemos nos orgulhar de fazer parte da solução.

#1 - Sejam buscadores em cativeiro

Sadhguru: Eu sei que as pessoas vão abusar de mim por causa disso, mas agora você se tornou um buscador espiritual em cativeiro — o sonho de um guru. Manter-se saudável e seguro é muito importante, mas vamos aproveitar esse tempo da melhor maneira possível. 

Se eu soubesse que um vírus poderia se tornar uma fonte de tanto bom senso e consciência, eu teria dado um a você há muito tempo. Por que estou perdendo meu tempo tentando lhe ensinar muitas práticas para torná-lo consciente, para torná-lo sensível, quantas coisas! Ah! Eu não sabia que um vírus poderia fazer isso. Bem, isso não é motivo de riso, mas se você perder o seu riso, o vírus não irá embora. Se você ficar sério demais, você estará morto antes de morrer.

Se você ficar sério demais, você estará morto antes de morrer.

Neste momento, a sua responsabilidade fundamental é permanecer vivo e manter todos vivos ao seu redor, especialmente aqueles que são vulneráveis. Nós temos que passar nesta prova. Isso só acontecerá por meio de uma ação responsável. 

#2 - Tempo de checar se nós somos humanos

É em tempos como este, quando nós pensamos que estamos em crise, é nesses tempos que importa o tipo de ser humano que você é. Importa o tempo todo, mas em tempos normais todos os tipos de falhas escaparão. Eles podem fingir. É quando uma crise o atinge que o tipo de ser humano que você é se torna a coisa mais valiosa.

Somos aquele tipo de pessoa que sempre faz parte da solução ou somos parte do problema? Isso é tudo o que temos que decidir.

Agora mesmo, nós temos que nos decidir: somos seres humanos ou criaturas humanas? Se formos seres humanos, nós deveríamos saber como "ser". Se você souber como "ser", então a interação social se dá apenas por escolha. Se ela não for necessária, você pode ficar consigo, sozinho, e este é um ótimo momento. Para aqueles que estão no caminho espiritual, ficar sozinho, se distanciar das pessoas, ficar calado e coisas deste tipo não são problemas, são oportunidades. Mas a maioria dos seres humanos não está nesta esfera da vida, então eles sofrerão. Estamos vendo como oferecer várias soluções para eles de uma maneira muito simples, mas é importante que aqueles que se dizem buscadores espirituais estejam super vigilantes e dispostos a sair e fazer o que for necessário, se a necessidade surgir. Quando tudo está bem, todo mundo é fantástico. Quando nos confrontamos com tempos difíceis, é quando quem nós somos realmente importa. 

A pergunta fundamental é apenas esta: somos aquele tipo de pessoa que sempre faz parte da solução ou somos parte do problema? Isso é tudo o que temos que decidir. Eu decidi. Eu quero que todos vocês — onde quer que vocês estejam, em qualquer parte do país ou do mundo — eu quero que todos vocês assumam esta única atitude: agora, nestas próximas semanas, que são tempos realmente desafiadores para a humanidade, que vocês devam ser parte da solução, não parte do problema. Essa posição todos devem assumir, esse compromisso todos devem assumir. Isto é muito, muito importante.

#3 - Isso é um lembrete sobre a mortalidade

Bem, eu quero que você entenda que o vírus não está contra você. Ele está apenas tentando sobreviver. Infelizmente, o jeito agressivo dele de sobreviver acaba tirando a sua vida. Isso é exatamente como a atividade humana.

Este é o momento de olhar para a vida como ela é — não de se entregar à adulteração da verdade.

Os seres humanos, em busca de seu bem-estar, destruíram a vida neste planeta. Eles estão ameaçando a própria vida do planeta, não com más intenções, é claro, apenas com a intenção de viver bem. Da mesma forma, o vírus só quer prosperar e você é o hospedeiro. Ele está apenas fazendo o que nós estamos fazendo ao planeta — isso é tudo, nada mais, nada menos. No momento, o medo do vírus significa, essencialmente, que a mortalidade está lhe encarando de frente. Portanto, se a mortalidade está lhe encarando de frente, você entende como a vida humana é frágil. Em um momento como este, é bom fazer uma distinção entre o que é você e o que não é você. O que sou eu e o que simplesmente é meu. O que me pertence, isso tudo bem. O que sou eu é de vital importância. O que quer que pertença a você, você pode passar a vida inteira acumulando coisas, mas não há serviço de container no final de sua vida. Nós viemos aqui com uma quantidade limitada de tempo e energia. Agora existe um lembrete sobre a nossa natureza mortal por um micro-organismo. Este é o momento de olhar para a vida como ela é — não de se entregar à adulteração da verdade. 

#4 - Trazendo pratyahara para a vida 

No mundo de hoje, onde há um a invasão violenta de sons, cores e imagens sobre os nossos sentidos, a quantidade de informação auditiva e visual é tão pesada hoje que se voltar para dentro parece algo muito remoto para a maioria das pessoas. Mas uma situação como esta é um bom momento para se autoavaliar e também aproveitar esta oportunidade. Existe uma dimensão no ashtanga yoga chamada pratyahara. Algumas pessoas pensam que ashtanga yoga é uma marca. Ashtanga significa oito membros do yoga. Existem oito membros no yoga. Um dos membros é pratyahara. Pratyahara significa tirar seu engajamento sensorial com o mundo externo e trazê-lo para dentro. No mundo de hoje, as pessoas não conseguem nem mesmo compreender o que isso é. Você verá, se você simplesmente fechar os olhos por horas a fio em um dia — conscientemente e sem dormir — você verá que há uma nova dimensão de energia acessível para você. Isso é o que pratyahara significa: que você retirou o engajamento sensorial com o mundo e o voltou para dentro. 

Pratyahara significa: que você retirou o engajamento sensorial com o mundo e o voltou para dentro.

Este é um bom momento para você experimentar isso, que você traga um pouco de pratyahara para sua vida. Onde quer que você esteja, quem quer que você seja, não importa. Você não precisa de nenhum treinamento. Apenas sente-se com os olhos fechados. Tudo bem se a mente estiver escapando, deixe-a correr, não tente pará-la porque não há freios nela — todos os três pedais estão acelerados, seja qual for a maneira que você tocar, ela só irá correr mais rápido. Portanto, não faça nada, ela irá correr. Ela funcionará porque ela possui um certo impulso kármico. Se você simplesmente deixá-la por algum tempo de lado, sem se preocupar com ela, ela ficará mais lenta e vai parar. Não se preocupe em parar a mente ou não parar a mente. Tudo o que estou dizendo é: não se envolva com o mundo exterior, seja qual for o número de horas que você puder. Comece com uma hora, aumente para seis a doze horas por dia. Você verá que terá a energia necessária para atingir os picos. 

No momento, o maior problema que faz com que os seres humanos não sejam capazes de se tornar felizes e exuberantes dentro de si mesmos é a falta de energia — se eles ficarem alegres por três minutos, logo eles irão se afundar do mesmo modo. Pratyahara é um elemento-chave para criar esse tipo de sistema de energia que leva qualquer tipo de experiência de vida adiante e não te coloca para baixo. Um bom momento para se voltar ao pratyahara. 

#5 - Hora de contribuir, não de criticar

Bem, é lamentável em um momento como este, em um momento como este em que um desastre eminente nos espera, para a nação, para o mundo, a tal ponto que os países estão colocando as suas forças armadas contra o seu próprio povo agora mesmo. Você precisa entender o quanto isso é sério. Mas, mesmo em um momento como este, algumas pessoas não conseguem se levantar e fazer algo útil e positivo para alguém à sua volta. Tudo o que elas fazem é apenas esse lixo. Elas não se importam com o que acontece com o resto da humanidade. Elas só se importam com seu próprio vitríolo — espalhando o veneno o tempo todo. Bem, espero que pelo menos o vírus as cure deste veneno e que, nesses poucos dias, elas se levantem e façam algo útil. 

Isso pode transcorrer sem muito desastre se nos comportarmos com responsabilidade e fizermos as ações positivas necessárias. 

Que as pessoas entendam isso: como uma geração de pessoas, nós nunca enfrentamos esse tipo de situação. Esta é uma emergência maior do que as guerras que você já teve em seus países. Esta é uma emergência maior do que qualquer coisa que você conheceu. 

Em uma situação como esta, não é hora de criticar nosso sistema de saúde ou o ministério da saúde. Este é um momento em que todos se erguem e fazem todas as pequenas coisas positivas que podemos fazer em nossas vidas. Isso pode transcorrer sem muito desastre se nos comportarmos com responsabilidade e fizermos as ações positivas necessárias. 

Neste momento, muita coisa está sendo feita no país pelo governo, pelos diversos órgãos e principalmente pelos profissionais médicos, pela polícia e pelas forças armadas. Eles estão fazendo muitas coisas, colocando suas próprias vidas em risco. Portanto, não fique sentado em casa e dirigindo seu próprio drama bobo. Veja como participar em alguma ação no mundo, sem sair de sua casa, mantendo distância das pessoas. Veja de que forma você pode contribuir.

Faça alguma coisa. Não se limite a se sentar e choramingar sobre tudo.

#6 - Expresse a sua gratidão 

Como nação, acho que nos falta a capacidade de reconhecer as pessoas quando elas o merecem. Infelizmente, nós pensamos que tudo pode ser consertado através de críticas. Isso tem que acabar. Nós temos que reconhecer as coisas maravilhosas que muitos seres humanos fazem. 

Ao pegar um ônibus, quantas pessoas sequer olham para o motorista e o condutor e dizem “obrigado” ou, pelo menos, "namaskaram"? Isto simplesmente está faltando para a maioria das pessoas. No passado, éramos uma cultura em que, para cada pequena coisa que recebíamos, sempre fazíamos reverência uns aos outros, mas, infelizmente, isso acabou. Neste momento, profissionais médicos, agências de segurança e várias outras pessoas que gerenciam serviços essenciais estão arriscando suas próprias vidas e as vidas de seus familiares, porque eles trabalham em um hospital e retornam às suas casas; eles podem estar levando a morte para casa. Ao prestar tamanho serviço seria terrível se nós não os reconhecermos. 

Todos os dias pela manhã, quando você se levantar, pelo menos pelos próximos seis meses até que isso passe, gere um pensamento em sua mente de que somos verdadeiramente gratos por todas essas pessoas que estão arriscando suas próprias vidas. 

#7 - Oportunidade de fazer uma geração de seres humanos maravilhosos 

O desligamento de todas as máquinas no mundo nesta escala, definitivamente, tem um impacto sério e maravilhoso na estrutura ecológica deste mundo. Se tivermos bom senso, se eu disser isso as pessoas vão pensar que estou piorando a situação, porque tanta dor aconteceu a muitas pessoas, mas eu diria, bem — já que todas as escolas têm seis, oito semanas de férias de verão, toda a humanidade tiraria três semanas de férias todos os anos. Sem máquinas, sem carros, sem indústria, nada durante três semanas. Você pode andar, você pode pedalar, você pode caminhar, mas sem ligar nenhum tipo de máquina. 

Porque sem pessoas maravilhosas não há um mundo maravilhoso.

Se fizermos isso por três semanas, nós poderemos usar essas três semanas para nos aprimorar. Se o mundo tiver de ficar melhor, não é uma tecnologia melhor que vai fazer isto. Melhores máquinas não vão fazer isso. Isso tudo vai aperfeiçoar certos níveis de atividades. Para que o mundo se torne um lugar maravilhoso, os seres humanos terão que se aprimorar. Porque não existe essa coisa de melhorar uma sociedade, porque "sociedade" é apenas uma palavra, "nação" é apenas uma palavra, e palavra é somente uma palavra. São apenas seres humanos individuais. Sem transformar os seres humanos individuais, não há transformação no mundo. 

Então, agora há uma pausa como esta. Este é o momento, todos vocês, pelo menos, se concentrem nisso: 10% de aprimoramento, certo? Eu não estou pedindo para que você, de repente, passe a ser algo diferente e cresça uma auréola em torno da sua cabeça. Um aprimoramento de 10% deve acontecer até o final de abril. 

O que eu estou dizendo é que aonde quer que você se encontre hoje na sua capacidade mental, você deve ter como meta um aprimoramento de 10%. Qualquer que seja o trabalho que você esteja fazendo na sua vida — seja cozinhando, fazendo chá ou administrando o país — seja o que for que esteja fazendo, você deve se tornar 10% melhor. Dez por cento melhor em tudo — fisicamente, mentalmente, emocionalmente e em termos de competência em tudo o que estiver fazendo. Cada um de vocês apenas faça isso, porque você nunca mais terá isso em sua vida. Se todos os anos fizermos esse aumento de 10%, em dez anos seremos 100% melhores do que somos. Essa é a única maneira pela qual você pode criar uma nação maravilhosa e um mundo maravilhoso. Porque sem pessoas maravilhosas não há um mundo maravilhoso.