Questionador: Namaskaram, Sadhguru. Quero ser alegre, mas também gosto de profundidade. Eu gosto de coisas místicas. Se ser divertido é rir o tempo todo, isso não seria superficial?

Sadhguru: Tudo o que é místico está em alta, não na profundidade. Essa é a dimensão mais importante que estou tentando mudar no mundo — você pode abordar algo muito profundo de uma forma alegre. Neste momento, mesmo com o Rally for Rivers, eu estou me certificando de que um projeto dessa amplitude esteja sendo feito nos territórios de atuação com alegria. Há evidências médicas e científicas substanciais para mostrar que, somente quando você está em estados agradáveis ​​de experiência, seu corpo e seu cérebro funcionam melhor. Portanto, se você deseja abordar algo profundo, você deveria ter uma convulsão cerebral ou um cérebro produtivo?

No momento em que você fica muito sério, seu cérebro fica congelado; ele não funciona. Se você quer abordar o misticismo, isso não significa que você tenha que ser extremamente sério com uma cara alongada. Todos os místicos eram alegres. Se você quer buscar algo profundo, você precisa de um certo nível de energia exuberante. Se você estiver extremamente sério, no que você irá tocar? Que grandes coisas irão acontecer? "Alegria" não significa que você está sempre rindo. Você pode ser alegre de tal forma que lágrimas escorrerão sem parar. Na superfície, quando você está com as pessoas, você ri e dá gargalhadas e tudo mais.

Como ficar tranquilo

"Alegria" significa, simplesmente, que você está em um certo nível de agradabilidade. "Agradabilidade" significa que não há nenhum atrito em você. Se você se sentar aqui, você está tranquilo. Isso, em si, é uma grande alegria. A maioria dos seres humanos não consegue sentar aqui em total tranquilidade. Digamos que eu coloquei você na frente desse monte de pessoas, você está muito preocupado em ser algo diferente do que você é. Se você está tentando ser algo diferente do que você é, você nunca poderá relaxar. Você deve trabalhar em si mesmo, chegar a um ponto em que a sua maneira de ser esteja bem.

Estou tranquilo, porque não sou influenciado pela opinião de ninguém. De forma alguma a opinião de alguém me faz feliz ou infeliz.

Não é que tenha algo de errado com todo mundo. É só que eles querem ser uma outra pessoa — é isso que está errado. O problema é este: não apenas na aparência física, mas também no discurso e no comportamento, as pessoas estão tentando ser algo diferente do que elas são. Eu falo em um satsang como se estivesse falando no banheiro – embora eu não fale no banheiro. Estou dizendo isso apenas porque a maioria das pessoas só canta no banheiro. Sento-me em um darshan e canto, não porque conheço a música, mas porque não tenho vergonha, porque não vejo ninguém além de mim mesmo.

Estou tranquilo, porque não sou influenciado pela opinião de ninguém. De forma alguma a opinião de alguém me faz feliz ou infeliz. Não importa se as pessoas falam “Sadhguru, você é mais do que Deus” ou que digam todo tipo de coisas desagradáveis, nem por um momento isso ou aquilo importa. Se você pensa que eu sou mais do que Deus, isso é bom para você. Se você pensa que sou perverso, a perversidade só está acontecendo na sua mente. Você acha que sou fantástico, porque algo fantástico está acontecendo em você – isso é maravilhoso. Você acha que eu sou horrível, porque algo horrível está acontecendo dentro de você – isso não tem nada a ver comigo, estou muito claro quanto a isso.

Místicos não são entediantes

"Misticismo" não significa tornar-se extremamente sério. A seriedade não acontece porque você leva algo a sério, a seriedade acontece porque você se leva muito a sério — você leva muito a sério seus próprios pensamentos, emoções, ideias, opiniões e filosofias que nutre dentro de si. Se você me levar a sério, não ficará sério. Da maneira como usamos a língua inglesa na Índia, se alguém disser “minha avó é séria”, nós pensamos que ela está indo para o céu. Se você ficar muito sério, não achamos que você é místico, achamos que você é chato.

O misticismo é um descobrimento. Quando você está alegre, você não é um problema na sua vida. Quando você está em busca da felicidade, isso significa que você é um problema – você está tentando encontrar uma solução para si mesmo. Quando você é alegre por sua própria natureza, você não é o problema. Somente quando você não é o problema, você buscará algo além das preocupações com a sobrevivência.

O primeiro passo para buscar o misticismo é certificar-se de que você não é o problema em sua vida.

Não há nenhum benefício no misticismo. É como a ciência. A ciência não tem nenhum benefício. É a tecnologia que é útil. A ciência é, simplesmente, o desejo de saber. A vontade de saber é uma loucura! Para obter conhecimento, pessoas morreram. Muitos cientistas e aspirantes a místicos desperdiçaram sua vida e morreram. Outros morreram buscando, porque a busca tem essa natureza. A verdade é dessa natureza. Quando você busca, pode ser que a verdade não se revele – ela pode abrir a boca e engolir você. Para as pessoas que vão para o espaço, não há nenhuma garantia de que voltarão. Tudo pode acontecer. Para quê? Você acha que eles vão ganhar um desconto na pasta de dente ou algo assim? Só para saber! Só para ver algo novo.

Essa é a natureza da ciência. Essa é a natureza do misticismo. Isso só é possível quando você não é o problema e não é a preocupação. Isso só acontecerá quando você for alegre. O primeiro passo para buscar o misticismo é certificar-se de que você não é o problema em sua vida. Pode haver mil problemas em sua vida, mas você não deve ser o problema. Ser alegre significa que você não é o problema. Você precisa fazer isso consigo mesmo, quer você esteja em busca de misticismo ou quer esteja apenas em busca de viver com simplicidade – para ambos, é necessário que você não seja o problema, que você seja um ser humano alegre.

 

Movendo da sobrevivência para o que há de além

Não olhe para a alegria como uma qualificação – ela é o ambiente básico necessário para que esta vida floresça. Para que estas árvores cresçam e produzam flores e frutos, nós devemos manter o solo fértil. Esse é o requisito básico. Da mesma maneira, somente se você estiver em um estado agradável de experiência, você buscará coisas grandes, caso contrário, você estará sempre tentando estabelecer limites para si mesmo: você só quer fazer pequenas coisas, nada além disso. Quando houver sofrimento dentro de você, você não buscará nada grande. Enquanto você for capaz de sofrer, você estará se incapacitando. O medo do sofrimento o manterá contido e controlado — “o que vai acontecer?”, “aconteça o que acontecer, eu ainda quero saber!” – para esse tipo de loucura acontecer, você deve ser exuberante e vivo.

Este é o momento do misticismo. Este é o momento em que o ser humano deve sair de seus limites e buscar o que está além.

Isso é chamado de loucura por pessoas que estão constipadas, mas é somente por causa desses “loucos” que a ciência, a aventura, a geografia e coisas do gênero aconteceram. As explorações da geografia neste planeta, do espaço, das tecnologias – tudo aconteceu porque alguém se dispôs a sair da zona de conforto. Eles estavam dispostos a se sentir desconfortáveis, porque queriam conhecer a satisfação e o êxtase de conhecer algo para além das limitações de sua existência atual.

Para que tanta fome apareça, você deve viver alegremente por alguns anos e entender que, na verdade, o que quer que você esteja fazendo, as coisas simples que as pessoas estão fazendo um grande alarde — conseguir um emprego, fazer o seu trabalho, construir uma casa, se casar, ter dois filhos – não são grandes conquistas. Qualquer criatura faz isso. Um pássaro constrói seu ninho, põe seus ovos, choca seus filhotes, os alimenta, os cria e eles vão embora voando dentro de 15 dias. Você está fazendo um grande alvoroço por causa disso.

No mundo de hoje, pela primeira vez na história da humanidade, o nosso processo de sobrevivência está mais bem organizado do que nunca. Este é o momento do misticismo. Este é o momento em que o ser humano deve sair de seus limites e buscar o que está além. Então, nós estamos no momento certo. Vamos fazer acontecer.

Nota do Editor: Clique aqui para ler o que Sadhguru tem a dizer sobre Kailash, o lugar que ele chama de "a maior biblioteca mística do planeta".