P: Sofro de asma, pólipos nasais e sinusite. Eles estão gerando obstáculos para minha busca espiritual. O que posso fazer?

Sadhguru: Se o seu corpo se tornar um problema, então ele vai consumir todo o foco da sua vida. Quando você tem um ataque de asma e não consegue respirar, nada mais importa, você só quer respirar. Isso é assim com qualquer coisa, seja com a dor ou com qualquer tipo de doença. Se o corpo não for devidamente cuidado, ele irá sugar toda a sua atenção. Tudo o que você dispõe irá em direção à sua manutenção.

Para manter bem este corpo, não se trata de beleza ou de exibi-lo diante de outra pessoa, é só para que este corpo não se torne um obstáculo em sua vida. Ele deve ser um trampolim. Se ele se tornar um obstáculo, será um grande obstáculo a ser vencido. Não é que você não possa ser espiritual, caso seja asmático, mas é preciso muito mais. Ao mesmo tempo, serve como um bom lembrete sobre os problemas que o corpo pode apresentar. Então, se ainda tiver asma, você deve perceber, de alguma forma, que essa é a natureza do corpo – se não hoje, amanhã isso lhe causará problemas. Uma vez que você percebe isso, o desejo de transcendê-lo também se torna muito grande.

Na cidade ou fora dela?

Claro que queremos uma solução para a asma. Se você estivesse hospedado no ashram, tem coisas que você poderia fazer e que talvez solucionem a asma em alguns meses. Mas, se você mora na cidade, a maioria das cidades indianas são asmáticas. Se você estiver em Delhi, esse é o único lugar onde você pode ver o ar! Se você já tem um problema de saúde, a cidade não é o lugar para você. É hora de, pelo menos, se mudar para o campo. "Ah, mas o que eu faço? Eu tenho um emprego." O que você faz com um trabalho se estiver ofegante de manhã até de noite? Um pouco menos de dinheiro na vila, respirando bem, é melhor, na minha opinião.

Você deve viver onde for melhor para você, não porque você pode viver melhor do que o outro em algum lugar ou porque você vai ganhar alguns trocados a mais em outro lugar.

Você verá, se você morar em um lugar onde tem ar fresco, 25% a 30% de sua asma diminuirá. Uma vez que removemos o problema externo, lidar com o problema interno se torna uma possibilidade. Se não removermos o que agrava isso e tentarmos trabalhar com isso, por exemplo, se você fizer pranayama em um lugar seriamente poluído, você está pedindo por mais problemas.

Se você se afastar da cidade, sua cidade não vai entrar em colapso. Então, você não precisa se preocupar com a cidade.  Mas seu problema é que você está em uma corrida e não quer desistir dela. Suponha que outra pessoa ganhe. Se você é asmático, de qualquer forma, elas irão ganhar a corrida! Pelo menos, respirar facilmente é algo que deve acontecer, caso as outras coisas não. Simplesmente inspirar e expirar, pelo menos esse tanto de prazer, todo ser humano merece. Mas, infelizmente, isso está acontecendo em todas as grandes cidades – é difícil respirar.

As milhares de pessoas que vivem nas cidades não se reuniram em um só lugar porque se apaixonaram umas pelas outras. É apenas ambição — o mercado de ações está lá, a indústria está lá, algo mais está lá. O mundo pode funcionar sem você. Se você está tendo dificuldade para respirar na cidade, é melhor se mudar. “Ah! O que Sadhguru está falando? Ele sabe de tudo o que nós fazemos na cidade?". Você está fazendo tantas coisas, exceto a vida, disso eu sei.

Muitos anos atrás, quando desejamos, pela primeira vez, estabelecer o Isha Yoga Center na Índia, nós procuramos por terra em todo o sul da Índia. Então, decidimos que tinha que ser em Coimbatore, e começamos a procurar por toda Coimbatore. Eles me mostraram todos os tipos de lugares, alguns deles quase dentro da cidade de Coimbatore. Teria sido muito mais fácil construir o Centro ali e teria se tornado muito mais popular se estivesse na cidade. Quando finalmente fui atraído para o sopés do Velliangiri e disse “é isso”, as pessoas disseram: “Isso é loucura. Quem virá a este lugar?". Eu disse: "Tudo bem, mas é aqui que precisamos estabelecer isso". Eles pensaram que eu tinha enlouquecido, e alguns deles foram embora. Agora, eles querem desesperadamente vir, claro.

Você deve viver onde for melhor para você, não porque você pode viver melhor do que o outro em algum lugar ou porque você vai ganhar alguns trocados a mais em outro lugar. Não é porque gostamos da montanha que podemos pegar um coqueiro e plantar no topo da montanha. Ele não sobreviverá. Um coqueiro tem que estar no sopé. Mas o bambu está lá em cima, porque toda vida floresce melhor quando a atmosfera necessária para essa vida estiver lá. Para a vida humana, você precisa de um pouco de oxigênio para respirar, não de carbono. Se você entender isso, então você poderá resolver isso. Se você eliminar o problema externo, nós poderemos ajudá-lo, facilmente, a solucionar o problema interno.

Nota do Editor: Confira o "5-min de Yoga — Ferramentas Para Transformação", com práticas simples de Yoga para a Alegria, Yoga para a Paz, Yoga para o Bem-Estar, Yoga para o Sucesso e outros. Você também pode baixar o aplicativo para Android e iOS.