Índice:
O que são os registros akáshicos e o que eles significam?
O que é a mente akáshica?
Um processo simples para acessar a mente akáshika
O elemento akasha — espaço ou éter?
O Templo de Annapoorneshwari
A importância do elemento akasha no misticismo

O que são os registros akáshicos e o que eles significam?

Pergunta: Você poderia nos contar sobre os registros akáshicos?

Sadhguru: É o que a gente chama, hoje, de internet! Há diversas formas de você ser ativo em sua vida. Você pode fazer trabalho físico, trabalho mental ou você pode trabalhar com o seu prana. Se você fizer algo com o seu corpo, ele terá uma certa durabilidade. O que você faz com sua mente, têm uma durabilidade um pouco mais longa. Se você fizer algo com o seu prana, terá uma durabilidade muito maior. Mas, uma vez que você trabalhe além desta dimensão física, isso é para sempre. Ninguém pode destruir isso.

Se você quiser, o que Krishna sabia, o que Buda sabia, o que outra pessoa sabia, tudo está lá. Você não tem que estudar as bobagens que as pessoas ao redor deles escreveram.

Eu nunca estudei nada sobre espiritualidade, mas tenho certeza cristalina de tudo o que diz respeito à consciência humana. Tudo que eu sei, eu não sei! Quando eu ando na rua, eu não carrego nada disso, mas quando eu quero, está sempre lá. Porque eu deveria me sobrecarregar com o peso disso tudo se, de qualquer forma, está disponível o tempo todo? É assim que as pessoas estão usando a internet hoje. Você não tem que carregar a informação com você. Está tudo lá. Você pode acessar sempre que quiser.

Para mim, Krishna, Gautama Buddha ou muitos outros Yogis do passado — na verdade, não são passado para mim,  eles são como se fossem deste momento — eles podem ter morrido fisicamente há muito tempo, mas, no que diz respeito ao âmago do trabalho deles, é como se fosse sempre atual. Mesmo agora, você pode ter acesso sobre a forma como Gautama agiu naquele momento. Para mim, Gautama é atual, não de 2.500 anos atrás.

Todos os seres que romperam todas as dimensões de barreiras dentro de si e alcançaram o supremo — o que eles perceberam, compreenderam e destilaram dentro de si mesmo, é para sempre. Está lá na "interior-net" ou na "yóguica-net". Você só precisa acessar. Você nem precisa de wi-fi para isso! Se você quiser, o que Krishna sabia, o que Buda sabia, o que outra pessoa sabia, tudo está lá. Você não tem que estudar as bobagens que as pessoas ao redor deles escreveram.

O que é a mente akáshika?

Existe uma mente individual e existe uma mente universal. Elas são apenas um reflexo uma da outra. É só que a mente individual talvez esteja confusa demais e pode não estar captando tudo. Quando você consegue acessar a vida através da mente akáshika, em vez da mente individual, quando você vir a mente akáshika claramente, você verá apenas situações possíveis não só para você, você verá situações possíveis para praticamente tudo. Mas o problema é que se você apenas falar sobre essas coisas, um monte de gente vai começar a imaginar todo o tipo de bobagem que estão "recebendo" das pessoas. Elas vão começar a "se comunicar" com todo mundo, apesar de não quererem falar com pessoas ao seu redor. Ao mesmo tempo, se negarmos essa possibilidade, estaríamos deixando a humanidade cega.

Um processo simples para acessar a mente akáshika

akashic-mind-akasha-akashic-records

Hoje, a ciência moderna reconhece que existe algo chamado de "inteligência akáshika". Isto é, o espaço vazio tem uma certa inteligência. Quer essa inteligência trabalhe para você ou contra você, isso determinará a natureza da sua vida, se você será um ser abençoado ou um ser que ficará perambulando pelo resto da sua vida. Algumas pessoas parecem ter sido açoitadas pela vida sem nenhum motivo, enquanto outras parecem ter sido abençoadas com tudo. Não é sem motivo. É a sua habilidade — de forma consciente ou inconsciente — de ser capaz de ter a cooperação dessa inteligência maior que está funcionando.

Um processo simples que você pode fazer é, depois do nascer do sol, antes que o Sol passe por um ângulo de 30 graus, olhe para o céu uma vez e faça uma reverência para o akasha por mantê-lo em seu lugar hoje. Depois que o Sol cruzar 30 graus em algum momento no dia — qualquer hora — olhe para cima e faça uma reverência novamente. Depois que o Sol se pôr, mais uma vez, olhe para cima e se faça uma reverência, não para algum deus lá em cima, apenas para o espaço vazio por mantê-lo no lugar por hoje. Faça apenas isso. A vida vai mudar drasticamente.

O elemento akasha — espaço ou éter?

Pergunta: Akasha é o mesmo que espaço?

Sadhguru: Assim como terra, água, ar e fogo, akasha é um aspecto dos cinco elementos. Os elementos não são espaço vazio, mas um tipo de substância. Não confunda akasha com espaço vazio. É éter. A palavra "éter" não é muito precisa, mas é a tradução mais próxima. Éter não é espaço; é uma dimensão mais sutil da existência. Espaço é "kala" ou "não existência". É Shi-va — "aquele que não é". Akasha é "aquele que é".

Akasha é uma dimensão sutil da manifestação física. Você não pode ver o ar neste salão, mas, mesmo assim, ele está aqui, e é uma parte importante da sua vida. Sendo assim, sua vida está espalhada por todos os lugares. Há elementos grosseiros no corpo e há elementos mais sutis neste corpo. Se você está com constipação, você tem algo desagradável dentro de você! Acima disso, há aspectos mais refinados do corpo. Acima disso, há pulmões cheios de ar, e, acima disso, um cérebro, pensamentos, emoções e tantas coisas. E existe vida entrando e saindo. Em outras palavras, a vida vai sempre de uma crueza bruta até muitas sutilezas. Quanto mais você abre suas asas, mais sutileza você terá em sua vida.

O Templo de Annapoorneshwari

Sem akasha, você não pode existir aqui. Sem o ar nesse salão, você não pode existir aqui. Na maior parte do tempo, você nem está consciente de que o ar existe ou não, mas você não pode viver sem ele nem por um instante. Da mesma forma, você não pode viver sem akasha nem por um instante.

Há um templo em Karnataka, no sul da Índia, que é dedicado a Annapoorneshwari. Na parte de trás do templo, há uma inscrição em Halle Kannada — uma forma antiga da língua de alguns milhares de anos — sobre como projetar um avião. Explica como você pode construí-lo, mas também que se você voar com uma máquina destas, irá desestabilizar o éter. Dizem que se desestabilizarmos o akasha, os seres humanos não irão viver pacificamente. Uma vez que akasha é desestabilizado, perturbações psicológicas se tornam enormes. Podemos ver isso no mundo hoje.

A importância do elemento akasha no misticismo

Pergunta: Mas, Sadhguru, além do impacto físico e psicológico do akasha, existe também um aspecto espiritual ou místico do akasha?

Sadhguru: Os cinco elementos são o que reconhecemos como os ingredientes básicos da vida. Eu chamo isso de "mágica elementar", porque muitas coisas foram feitas com apenas essas cinco coisas. Com cinco coisas, o que se apresenta como vida e como tudo que podemos ver, ouvir, cheirar, saborear e tocar vai muito além das permutações e combinações que podemos imaginar. Se algo vai além de permutações e combinações, então não é mais matemática, é mágica. A dimensão mais fundamental do yoga é ter maestria sobre essa mágica elementar. Essencialmente, quando alguém quer ser robusto fisicamente, então a terra é importante, mas para aquele que está no caminho espiritual, que quer ter percepção, a coisa mais importante é o akasha. Na produção desta forma humana foi, em grande parte, determinado que 72% é feito de água, 12% de terra, 6% de ar, 4% de fogo. O resto é akasha. Ao dizer "resto", não quero dizer 6%; quero dizer "o resto".

...um aspecto importante do progresso espiritual, de vigyan ou de vishesh gyan, para perceber além dos cinco sentidos aquilo que não é de natureza física e explorar a natureza mística da sua existência, é aprimorar o akasha.

Se aumentarmos a proporção de akasha no sistema e no escopo maior de quem somos, então nossa habilidade de percepção será tremendamente aprimorada. Se essa proporção permanecer baixa ou se akasha estiver no seu mínimo na criação de uma pessoa, então sua habilidade de percepção será muito pequena. Mesmo que elas tenham um grande intelecto, este intelecto irá revestir-se de coisas mundanas. Nunca conseguirá se elevar para perceber algo maior do que isso. Nesse contexto, um aspecto importante do progresso espiritual, de vigyan ou de vishesh gyan, para perceber além dos cinco sentidos aquilo que não é de natureza física e explorar a natureza mística da sua existência, é aprimorar o akasha.

Akasha é uma dimensão ilimitada. Quando a composição de akasha é elevada, então o ilimitado se torna a natureza de um ser. Se não for ilimitado, pelo menos um limite que você não pode ver e sentir. Isso dá ao indivíduo um grande senso de liberdade, de não estar amarrado a nada. Essa falta de vínculo dentro de si é o espaço essencial necessário para quem quer ter algum domínio sobre esses cinco elementos. Manter o sistema em um modo eficiente e eficaz, mas sem se identificar com ele é um passo muito importante a se tomar para quem quer ter um domínio sobre os elementos.

Nota do editor: especialmente criado por Sadhguru, o programa Bhuta Shuddhi, irá equipá-lo para purificar os cinco elementos dentro de si.

Entre para receber, diariamente, as Frases de Sadhguru.