Q:Eu costumava viajar em transportes públicos. Eu preferia me sentar no banco da janela. Mas em Mumbai, enquanto sentado no assento da janela, quando olhamos para fora, podemos ver a via onde há atividade de banheiro no período da manhã. Mas mesmo nas áreas de favelas podemos ver antenas parabólicas, no entanto, eles não têm banheiros e essas coisas. As pessoas estão tendo riqueza, mas não a estão usando para o propósito adequado. Como vamos trazer disciplina às pessoas?

Sadhguru: Eu não acho que é uma questão de disciplina. É uma questão de ser capaz de fornecer a infraestrutura necessária para 1.2 bilhão de pessoas. Eu acho que é uma questão de reprodução desenfreada. É simplesmente impossível fornecer qualquer coisa para uma população massiva que continua a crescer sem qualquer razão.

Eu quero que você entenda isso. Como nação, a Índia não possui terra, água e paisagens suficientes - embora tenham banheiros cênicos, como você diz - nem sequer um pedaço do céu para 1.2 bilhão de pessoas. Nossa população atual é a essência de todos os problemas que temos em todo o planeta. No início do século XX, a população humana era de cerca de 1.6 bilhão de pessoas. Hoje, somos mais de 7.2 bilhões. Em 100 anos, nós crescemos mais de quatro vezes. É uma reprodução irresponsável. Só porque nosso sistema alimentar, nosso processo de sobrevivência e outras coisas estão melhor organizados e nossa ciência médica está funcionando melhor do que nunca, isso não significa que você precisa se reproduzir até a morte. Não apenas morte, à aniquilação.

Hoje, as pessoas falam sobre problemas ecológicos e sobre salvar o planeta. Você não precisa fazer nada para salvar o planeta. Tudo o que é necessário é que cada governo, cada instituição, quem quer que esteja na liderança, se procurarmos reduzir as populações humanas em cerca de 30 a 40% nos próximos 50 a 60 anos, o que pode ser feito com facilidade, todos os seus problemas terminaram. Todos nós podemos viver bem. Pelo menos a próxima geração pode viver bem.

Questões de Infraestrutura

Neste momento, com 1.2 bilhão de pessoas em nosso país, não há infraestrutura suficiente. Você tem que atender ao chamado da natureza em algum lugar. Se você estivesse morando em uma fazenda, poderia resolvê-lo em seu campo. Isso é bom para a fazenda. É orgânico. Mas isso não funciona em uma cidade. Em vez de encarar isso com nojo, precisamos construir a infraestrutura necessária. As pessoas precisam investir em banheiros. E acima de tudo, temos que ver como reduzir nossa população.

Em vez de encarar isso com nojo, precisamos construir a infraestrutura necessária. As pessoas precisam investir em banheiros.

Até 2050, as Nações Unidas estimam que haverá 9.6 bilhões de pessoas no planeta. Com 9.6 bilhões de pessoas, mesmo que seu mercado de ações atinja 40,000, você ainda não estará vivendo bem, quero que você saiba. Eles dizem que todos os cidadãos deste planeta em 2050 estarão vivendo com 40% menos recursos do que agora. Quando digo recursos, falo de comida, água, ar - 40% menos. Posso imaginar o nível de saúde e bem-estar de seus netos. Não importa quanto patrimônio você tenha, não haverá bem-estar.

Acho que todas as pessoas com responsabilidades da sociedade precisam se levantar e falar sobre isso, porque é desastroso continuar reproduzindo sem parar. Não é necessário que todos tenham filhos. Vamos ajustar nossa população ao recurso que temos? Isso é algo que todo ser humano pode fazer se a educação e a conscientização necessárias forem trazidas para suas vidas.

Nota do editor: Baixe o e-book “Inner Management”, no qual Sadhguru revela ferramentas eficazes para aprimorar capacidades, mudar sua vida e abrir uma nova dimensão que nos liberta de influências externas. Defina “0” no campo preço para baixar gratuitamente. Faça o Download do Inner Management.