Sadhguru observa o significado dos sonhos e seus vários tipos, desde aqueles que manifestam desejos não realizados até aspectos do tantra em que os sonhos se cristalizam em realidade.

Pergunta: Qual é o significado dos sonhos? São uma espécie de aviso ou indicação de algo?

Sadhguru: A maioria dos sonhos que as pessoas têm no dia a dia são resultado de um sentimento de desejo descontrolado. A maioria dos seres humanos não está consciente da grande parte de seus desejos. Se olham para algo, eles desejam aquilo inconscientemente. Se olham para uma outra coisa, eles desejam aquilo. Isso está acontecendo o tempo todo com a maioria dos seres humanos. O que quer que vejam, eles o desejam um pouco, mas não de forma consciente.

Esses desejos se acumulam significativamente. Se eles tiverem que ser realizados em sua vida, você precisaria de cem vidas — você desejou tantas coisas! É impossível que eles sejam realizados durante o dia, durante o curso da sua vida. Assim, os sonhos encontrarão expressão e você não se lembrará da maioria desses sonhos. Desejos não realizados que são realizados em sonhos é o que acontece com 95% dos sonhos dos seres humanos, eu diria.

O segundo estado do sonho

O segundo estado do sonho pode ter algo a ver com o seu subconsciente, onde às vezes você não veria exatamente essa situação, mas, sim, uma certa situação paralela que remete a algum aspecto da sua vida. Como o subconsciente não funciona no domínio da lógica ou nos domínios do tempo e do espaço, você já poderia estar vendo o que poderia ser o amanhã, mas talvez não claramente. Normalmente, poderia ser uma visão paralela. Digamos, por exemplo, que você acha que está escalando uma montanha e as suas pernas estão doendo, mas ainda assim você não está chegando a lugar algum. Amanhã de manhã você talvez vá ao escritório e enfrente uma tarefa difícil. De 2% a 3% dos sonhos podem ser algo assim.

Tantra — cristalizando sonhos em realidade

Existem outros tipos de sonhos nos quais você pode criar. Todo o aspecto do tantra é apenas sobre usar a sua imaginação de maneira tão sistemática que você está sempre criando. Se você pegar seu dedo mindinho e, com a sua mente, desenhar uma linha ao longo do contorno do dedo, sem deixar passar um único ponto, será preciso muita prática e, lentamente, se você conseguir fazê-lo 100% para cada ponto, você poderá realmente criar o que você visualizou. Você pode cristalizar isso em realidade, simplesmente porque está usando a sua mente de uma determinada maneira. Todo o procedimento tântrico é apenas isso: usar a sua imaginação e ir criando tudo, ponto por ponto. E, depois de algum tempo, você pode dar vida a isso.

Se você continuar tentando peneirar cada sonho que tiver, você perderá o seu tempo e a sua vida. Portanto, não preste atenção aos sonhos, preste atenção à vida.

Ainda hoje isso é verdade, os praticantes do ocultismo na Índia fazem uma boneca com arroz cozido ou com um pouco de massa de pão. Eles a preparam com todo tipo de coisa e, depois, fazem com que ela realmente caminhe, como um robô. Ela dá dois ou três passos, racha e desmorona. Isso é simplesmente pelo uso do poder da mente. Se você se treinar usando apenas a imaginação, seu processo de sonho pode se tornar assim. Você talvez tenha ouvido falar de Ramakrishna Paramahamsa alimentando Kali e todas essas histórias? Elas pareciam papo-furado, mas para ele elas eram uma realidade. Havia um grande número de pessoas como ele para as quais isso era uma realidade. Quer Kali venha ou não, ele fazia com que ela se realizasse para ele mesmo. A mente dele estava tão cristalizada nisso que ele realmente criava a forma. Você pode cristalizar a realidade simplesmente usando a sua mente.

Os estados de sonho também podem ser assim, mas não comece a indagar sobre o significado dos sonhos ou a imaginar que todos os sonhos que você tiver vão acontecer. Isso vai te deixar louco. A maioria dos sonhos são apenas desejos não realizados sendo realizados. Se os sonhos forem significativos, eles se manifestarão. Mas, se você continuar tentando peneirar cada sonho que tiver, você perderá o seu tempo e a sua vida. Portanto, não preste atenção aos sonhos, preste atenção à vida.

Nota do editor: O significado dos sonhos e seus vários tipos é um dos muitos tópicos que Sadhguru explora em detalhes no livro "Of Mystics and Mistakes", disponível para compra como e-book ou impresso.