O que significa intuição?

Questionador: Você pode, por favor, explicar o que é a intuição? Ela é um aspecto do caminho espiritual?

Sadhguru: O que é intuição? Tudo o que um ser humano faz está acontecendo a partir das informações que ele ou ela acumulou. "Informação" não significa você ler um livro ou um jornal. Os cinco sentidos coletam, constantemente, informações através do que você vê, ouve, cheira, saboreia e toca. Isso continua ocorrendo até mesmo quando você está dormindo profundamente. Foram feitos experimentos em que uma pessoa estava dormindo profundamente, e dez frases lhe foram ditas em uma língua que ela nem sequer sabia. Apesar disso, muito mais tarde, eles conseguiram hipnotizá-la e ela falou aquelas dez frases de novo. Ela não estava consciente, mas tudo isso foi gravado tão bem, como se tivesse sido em um gravador. 

Para passar de um telefone “burro” para um smartphone, e de um smartphone para um iPad, nós não descobrimos nada de novo; estamos apenas aprendendo a usá-lo melhor. É a mesma coisa com seu cérebro, quando você é intuitivo.

Então, há uma quantidade fenomenal de informações das quais você não está consciente. Apenas olhe para o fato de que você pode andar. Caminhar é tão simples, mas se você analisar o processo do que é necessário para andar sobre duas pernas, é um processo extremamente complexo. Como o peso muda, o que acontece nos músculos, e como tudo acontece, é um processo fenomenalmente complexo. Se você tentar entender isso logicamente, você vai enlouquecer. Você não vai entender, mesmo se estudar por toda uma vida, de tão complexo que é, mas todos nós podemos andar — sabemos disso intuitivamente, não intelectualmente.

Uma melhor analogia seria o dirigir. Quando você estava aprendendo a dirigir um carro pela primeira vez, você ligava a ignição, depois apertava a embreagem, depois a primeira marcha e soltava a embreagem lentamente, mas a maldita coisa simplesmente pulava e parava, não importava quantas vezes você tentasse, mas, agora, você dirige há dez anos e pode estar falando no celular e, ainda assim, tudo funciona direito. E, ainda hoje, depois de dez anos dirigindo, se você sentar no carro e pensar: “Como devo fazer? Primeiro ignição, depois embreagem, depois primeira marcha, depois embreagem...”. Novamente, você não saberá dirigir.

Intuição versus lógica

Se você for agir intelectualmente, existem dez passos para cada pequena coisa que você faz. Em vez de passar por esses dez passos de um a dez, se você pular, as pessoas dizem que isso é intuição, mas a intuição não é uma dimensão diferente da percepção, é apenas uma dimensão diferente do processo de computar. Você está computando mais rápido, mas ainda é a mesma informação. Se o seu cérebro se tornar mais intuitivo, você pode usar aquilo que você conhece melhor. Para passar de um telefone “burro” para um smartphone, e de um smartphone para um iPad, nós não descobrimos nada de novo; estamos apenas aprendendo a usá-lo melhor. É a mesma coisa com seu cérebro, quando você é intuitivo, mas isso não é outra dimensão da percepção.

Intuição e espiritualidade 

Se outra dimensão de percepção tiver que acontecer, você tem que aprimorar a sua percepção além dos seus limites atuais. Isso que é espiritualidade – é para aprimorar a sua percepção. Essencialmente, ser espiritual significa ir além do físico. Se uma dimensão além do físico se torna uma realidade viva para você, você é espiritual. Quando eu digo "físico", não é apenas o corpo e a mente. Tudo que você percebe através dos cinco órgãos sensoriais é físico. Se você transcende isso, ou se sua percepção transcende as limitações dos cinco sentidos, então você é espiritual.

Intuição versus pressentimento

Questionador: Quanta importância devemos dar ao nosso pressentimento, e isso é o mesmo que intuição? 

Sadhguru: Sadhguru: Há algo chamado de "frio na barriga" e há, também, algo chamado de "se borrar de medo". Quando as pessoas não sabem para onde ir, algumas coisas se movem para seu intestino; não entenda isso como algum tipo de intuição ou algum tipo de percepção da vida. O medo é considerado como um sinal de intuição, por muitas pessoas, então você não deve seguir isso.

Se houver 1% de dúvida, é melhor usar a mente lógica, por mais limitada que seja, porque é mais confiável.

Às vezes, a intuição é uma coisa muito confusa. Muitas pessoas dizem "oh, acho que tenho um pressentimento", particularmente as pessoas que vão às corridas de cavalos! Elas perdem 90% das vezes, mas, ainda assim, têm um pressentimento, porque funcionou uma vez. Funcionou uma vez e falhou dez vezes, mas elas ainda continuam apostando naquela única vez que funcionou; ou seja, por acaso, as coisas talvez aconteçam.

A intuição, por sua vez, é uma coisa muito perigosa, porque você não saberá decidir se é 100% "sim" ou "não"; acontece um grande tumulto dentro de você. Sua mente lógica diz uma coisa, e você acha que sua intuição está dizendo outra. Isso precisa ser 100% claro, caso contrário, a intuição será mais um transtorno. É melhor abandoná-la e confiar apenas no processo lógico; mesmo que leve mais tempo, pelo menos, você chegará a algum lugar. A intuição pode, simplesmente, colocá-lo em todos os tipos de situações, porque você acredita nas coisas. Existem muitas pessoas assim, que estão constantemente tomando decisões erradas sobre tudo em suas vidas, porque acham que têm intuição. Se houver 1% de dúvida, é melhor usar a mente lógica, por mais limitada que seja, porque é mais confiável. Você pode fazer uma verificação. Já a intuição não pode ser verificada.

Intuição no aprendizado de máquina – podemos construir máquinas intuitivas? 

Questionador: Os especialistas dizem que as intuições humanas são, essencialmente, respostas bioquímicas do nosso corpo. É como um algoritmo bioquímico inerente e embutido. Se for assim, a inteligência artificial pode recriar as emoções humanas? A inteligência humana tem algo a ver com a atividade bioquímica que está acontecendo em nosso sistema?

Sadhguru: Certamente. Hoje em dia, nós sabemos que paravocê estar mentalmente equilibrado ou desequilibrado, estável ou instável, claro ou incerto em sua mente, existe uma base química para isso. Mesmo sendo feliz ou infeliz, amoroso ou não amoroso, alegre ou triste, tudo tem uma base química. Enquanto você está sentado aqui, se você faz essa experiência de sentar-se aqui estando bonito ou feio, isso é uma questão de inteligência, e também é uma questão de química: elas não são diferentes. 

Eu lhes digo: “Eu penso através do meu corpo inteiro. Você pensa apenas com o seu cérebro”.

As pessoas têm me perguntado: “Sadhguru, como é que você faz uma variedade de atividades sem surtar e perder a cabeça?”. Eu lhes digo: “Eu penso através do meu corpo inteiro. Você pensa apenas com o seu cérebro”. É completamente errado entender a inteligência como pensamento: pensamento é apenas uma pequena expressão da inteligência. Isso é uma tolice, o que as sociedades modernas fizeram, porque o sistema educacional moderno fez as pessoas acreditarem que o pensamento é a única forma de inteligência. Se o pensamento é a única forma de inteligência, você, naturalmente, entenderá que acumular dados, analisar dados e projetar esses dados, de acordo com sua análise, é inteligência. Esse é um processo que qualquer máquina pode fazer. Agora, você está começando a entender que até mesmo o pensamento mais complexo — que você acha fenomenal — hoje, pode ser feito, sem esforço, pelo seu computador.

A maioria das crianças considera a matemática a matéria mais difícil, mas uma calculadora simples pode fazer mais matemática do que seu professor. Seu computador pode fazer muito mais matemática do que qualquer matemático é capaz de fazer. Obviamente, o que você pensava ser um processo intelectual muito difícil, está sendo processado por uma máquina muito mais facilmente do que você pode imaginar. As pessoas argumentam: “Matemática é uma coisa; literatura e música são diferentes". Não são. É só que a matemática é apenas números frios, então parece que não é um assunto muito humano. Até a literatura e a música, que são consideradas mais uma efusão do coração humano, podem ser feitas por uma máquina. Talvez ainda não tenhamos construído máquinas boas o suficiente para fazer isso, mas muita música está se tornando eletrônica. Os músicos estão apenas fazendo playback e deixando as máquinas fazerem a música, e todo mundo está consumindo. A música de máquina pode não ser muito palatável agora para um ouvido muito esteticamente treinado, porque as máquinas ainda não evoluíram até esse ponto, mas, inevitavelmente, ocorrerá, em alguns anos, que você não conseguirá distinguir a diferença ou, provavelmente, será mais perfeito.

A intuição é apenas que você está computando de tal maneira que não precisa, todas as vezes, passar pelo processo lógico. Essa é, definitivamente, uma maneira mais sensata de usar sua inteligência. Se você tiver que passar por um processo lógico todas as vezes, você, naturalmente, vai pirar com pequenos aspectos da vida. Por que você acha que as pessoas estão se sentindo mais estressadas a cada dia? A partir do momento em que você é educado, você começa a pensar logicamente sobre todos os aspectos de sua vida. Você tenta somar sua vida logicamente, e ela não soma, e você fica estressado. Nada deu errado. O Sol nasceu, há oxigênio no ar, você já tomou seu café da manhã e está estressado. Isso ocorre porque, em sua lógica estúpida, você está tentando adicionar o hoje, e você está infeliz, porque não está somando.

Portanto, "intuitivo" significa que sua computação está pulando as etapas lógicas e chegando à resposta, que é, definitivamente, uma maneira mais sensata de conduzir sua vida. A intuição é apenas um algoritmo bioquímico? É sim. Quando dizemos “algoritmo bioquímico”, ela está em um fluxo constante, e você pode configurá-la da maneira que quiser. Ela é definida, de certa maneira, pela genética, cultura e influências externas, mas, se você estiver consciente, poderá defini-la de outra maneira. É um mecanismo; a questão é se esse mecanismo é conduzido conscientemente ou não.

Você tem um intelecto, uma dimensão intuitiva e um nível mais profundo de inteligência, que é a própria base da criação. Essa inteligência, que é a própria fonte da criação, também está embutida dentro de você, a questão é apenas sobre o nível de acesso. Todo mundo tem um braço, mas nem todo mundo pode usar o braço da mesma maneira: um jogador de bola usa de uma maneira; um escritor usa de outra maneira; um artista usa de outra maneira; um Yogi usa de outra maneira. Seu algoritmo bioquímico está mudando constantemente, dependendo de como você se aplica.

Como desenvolver a intuição

As pessoas estão apenas fazendo adivinhações o tempo todo e pensando que é intuição. Se você quer desenvolver a intuição, a primeira coisa que você deve aprender é como, simplesmente, sentar-se aqui, totalmente alerta e sem pensar em nada. Alguém me perguntou: “Sadhguru, quando você está dirigindo sua moto, no que você está pensando?”. Não estou pensando em nada, estou apenas dirigindo minha moto. Se sua atenção estiver ligada o tempo todo, sem nenhum tipo de julgamento – simplesmente atenção, não pensamento, apenas atenção – você naturalmente se tornará intuitivo.

Se sua atenção estiver ligada o tempo todo, sem nenhum tipo de julgamento – simplesmente atenção, não pensamento, apenas atenção – você naturalmente se tornará intuitivo.

A maioria das pessoas tem flashes do passado muito intuitivos. Todas elas têm intuição, depois que as coisas terminam. Essa intuição não é boa, porque isso não vai ajudar; isso só vai prejudicar o seu raciocínio lógico. Se você tentar lidar com a complexidade da vida por meio de processos lógicos, inevitavelmente enlouquecerá. A maioria das pessoas nunca se dedica a esse nível. A lógica delas é de "quatro passos" e depois irá para outro lugar. Por que uma folha é verde e por que outra fica amarela? Se você se debruçar nisso logicamente, há um milhão de passos para isso.

Se você tentar descobrir tudo isso logicamente, inevitavelmente enlouquecerá, mas se sua atenção está ativa, sem processo de pensamento, você sabe disso por experiência, porque você absorveu aquilo – esse é o poder da atenção humana. Se você tiver a atenção necessária, tornar-se consciente virá naturalmente a você. Se você se tornar consciente, você definirá o algoritmo bioquímico do seu sistema. Você influenciará isso de uma maneira que funcione para você e irá beneficiar todos ao seu redor. Não se trata apenas de intuição. Se você souber como gerenciar seu sistema bioquímico, você pode influenciar toda a vida ao seu redor.

Atenção!

Normalmente, criaturas venenosas, como a cobra, são muito sensíveis às funções bioquímicas que estão acontecendo dentro de você. Elas são capazes de descobrir o processo fundamental da vida que está acontecendo dentro de nós, simplesmente por causa de sua atenção. Elas estão em um certo nível de atenção, porque sua sobrevivência está sempre em questão. Para as sociedades modernas, a sobrevivência não está em questão, está meio que garantida, então, nossos níveis de atenção caíram e nosso processo de pensamento subiu loucamente.

O que precisamos é de atenção. A atenção humana pode abrir qualquer porta no universo, mas a atenção deve ficar livre do processo de julgamento; isso significa que você não deve continuar julgando tudo ao seu redor a partir dos dados limitados que você acumulou, porque mesmo que você pense que sabe tudo, os dados que você acumulou são muito limitados. Se você passar a vida inteira prestando atenção, o que souber ainda será muito pouco, mas à medida que você se torna cada vez mais consciente, você determina os algoritmos bioquímicos; isso significa que você determina a natureza da experiência. Mas podemos construir máquinas assim? Sim, podemos. 

Quando não há palavras, não há conclusão. Quando não há conclusão, não há morte. Esse é o caminho da libertação.

Assim como conseguimos construir máquinas que podem fazer matemática, escrever histórias e fazer música para nós, podemos construir máquinas que são intuitivas por natureza. Os seus smartphones já estão anunciando que este telefone é mais intuitivo que o outro telefone. Antes que você saiba o que quer, ele aparece do nada e diz o que você quer, porque, até certo ponto, ele o entendeu a partir do uso. Assim como você consegue entender outros seres humanos, seu telefone está entendendo quem você é. Talvez ele saiba mais sobre você do que você sabe sobre si mesmo; ele não é autorrealizado, mas lhe desvendou.

Isso precisa ser olhado mais profundamente, em vez de, simplesmente, falarmos sobre intuição ou emoção. Precisa ser visto como um processo de vida, porque o processo de vida é tal que não há separação entre inteligência, intuição, pensamento, batimento do coração, função do fígado, rim, baço ou cérebro — é uma função contínua. Compreendê-lo dessa maneira é o mais importante, só, então, você experienciará a vida em sua plenitude. Então, você descobrirá que não tem palavras sobre a vida, porque não há palavras para descrever um fenômeno como este. As palavras estão surgindo porque você está olhando para pequenos pedaços e aparecendo com todo tipo de descrição, simplesmente, porque estamos vendo tudo através do buraco da fechadura do intelecto humano. Quando não há palavras, não há conclusão. Quando não há conclusão, não há morte. Esse é o caminho da libertação.

As máquinas podem se tornar tudo o que você é e fazer tudo o que você é capaz de fazer, provavelmente, melhor do que você. A única coisa é que elas não podem se tornar consciência. Algumas pessoas estão dizendo que nós construiremos a consciência em uma máquina – isso não vai acontecer. O que você chama de consciência é a essência da vida, é aquela força indescritível que faz tudo acontecer. Isso não vai acontecer em uma máquina.

Prática yóguica para desenvolver a intuição 

A prática simples de yoga que ensinamos melhora tanto a lógica quanto a intuição. Sou lógico, mas não faço nada logicamente; tudo é intuitivo para mim. O volume e a variedade de atividades que assumi na minha vida enlouqueceriam as pessoas, mas como não lido com isso logicamente, chego às coisas intuitivamente, não há esforço nisso. Simplesmente acontece.

A intuição não funcionará sem dados. Você, definitivamente, precisa de dados, mas não há cálculo. Os dados estão sendo coletados a cada momento, porque todos os cinco órgãos sensoriais estão acumulando dados continuamente. O tipo de coisas com que as pessoas vêm até mim, não é apenas espiritualidade. Se alguém está construindo um prédio, e há algum problema com a engenharia, ele vêm até mim. Se alguém está consertando uma máquina e há algum problema, ele vêm até mim. Não é porque eu sou treinado para isso. É só que, se você olhar para este edifício, esteja você consciente ou não, seus olhos farão uma imagem completa dele; se você mantiver um certo nível de clareza, ela poderá ser removida a qualquer momento.

Se eu dirigir hoje, especialmente nas cordilheiras dos Himalaias, eu conheço cada curva da estrada, cada pedra e cada árvore importante. Quando dirijo, é como se a próxima curva já estivesse na minha mente. As pessoas não entendem por que eu estou dirigindo nessa velocidade. Todo mundo está viajando de 25 a 30 quilômetros por hora, e eu estou simplesmente correndo, porque já estou vendo as próximas duas ou três curvas na minha mente. Eu não tenho que me preocupar com a estrada, porque a estrada está muito clara em minha mente. Só tenho que tomar cuidado com os veículos; e isso está na mente de todos, mas eles estragaram tudo, de tal forma que não podem remover a informação quando precisam.

Ao fazer a prática, se você estiver conectado com sua consciência, então a mente estará livre. Tão livre de forma que tudo o que você cheirou, provou, tocou, ouviu e viu está tudo lá: você não precisa tentar se lembrar de nada, está tudo lá, simplesmente. Você pode simplesmente trazer de volta. Memória não é lembrança, memória é apenas sua habilidade de resgatar os dados.