Regina Cassandra: Quando eu estava crescendo, havia muitas perguntas em minha cabeça sobre mim mesma, sobre quais seriam minhas capacidades e habilidades. Insegurança é, definitivamente, um problema que eu e muitas crianças tivemos que enfrentar e superar. Como alguém supera a insegurança, especialmente quando jovem?

Sadhguru: Namaskaram, Regina! É bom duvidar de si mesmo. Eu sei que todo mundo diz: “Acredite em si mesmo!”. Eu diria: “Por favor, duvide de si mesmo”. Se algo deu certo ou errado, sempre observe primeiro, pois talvez seja você que tenha causado isso. Se não foi, daí então olhe para os outros. Os tais idiotas chamados de "convencidos" estão pisando sobre todos e indo embora. A dúvida trará bom senso para você. Você andará gentilmente no planeta.  

Angústias do crescimento!

E quando falamos em crescimento, existem muitas dimensões em um ser humano — existem dimensões fisiológicas, psicológicas, emocionais e outras dimensões próprias do crescimento. Na maioria das vezes, medimos o crescimento fisiologicamente, e a próxima possibilidade seria psicologicamente. Só descobrimos as outras dimensões quando as situações da vida nos desafiam. O nosso nível de crescimento emocional e energético, assim como o nosso crescimento como ser, só se revelam, para a maioria de nós, quando a vida nos lança situações muito desafiadoras. A maioria dos seres humanos ficaria surpresa com as suas próprias reações perante às situações da vida. 

Se as pessoas estão tendo angústias no crescimento, é principalmente porque seu crescimento psicológico não está um passo sequer à frente de seu crescimento fisiológico.

No que diz respeito ao crescimento fisiológico e psicológico, o corpo é um elemento muito palpável, por isso cresce em um certo ritmo. Mas a dimensão psicológica de quem você é não é um processo tão palpável. É mais flexível, móvel e nebuloso. Portanto, ela deveria ser capaz de crescer bem à frente do seu processo fisiológico. Se as pessoas estão tendo angústias no crescimento, é principalmente porque seu crescimento psicológico não está um passo sequer à frente de seu crescimento fisiológico. 

Embora as mesmas coisas tenham acontecido a bilhões de pessoas neste planeta, desde sempre, ainda parece que estão acontecendo pela primeira vez no universo. As pessoas ficam surpresas e chocadas. Isso é somente porque seu crescimento psicológico está atrás de seu crescimento fisiológico. 

É muito importante que, na sociedade, nós criemos uma situação em que cada criança esteja psicologicamente, pelo menos, um passo à frente de seu crescimento fisiológico.

É muito importante que, na sociedade, nós criemos uma situação em que cada criança esteja psicologicamente, pelo menos, um passo à frente de seu crescimento fisiológico. Se você fizer esta única coisa em sua vida, você verá que seja na adolescência, na meia-idade ou na velhice, você não ficará surpreso com nada — você saberá como lidar com aquilo e dará conta daquilo. Não haverá choques e nem reviravoltas em sua vida, por conta de processos simples. 

A vida não é um problema. A vida é um certo processo. A questão é se você se preparou para o processo ou não?

Neste momento, as pessoas estão vivendo de tal maneira que crianças pequenas têm problemas com fraldas, adolescentes têm problemas hormonais, pessoas de meia-idade têm crises de meia-idade e, na velhice, as pessoas sofrem é claro. Diga uma dimensão da vida em que as pessoas não estão a vendo como um problema! A vida não é um problema. A vida é um certo processo. A questão é se você se preparou para o processo ou não?