Participante: Namaskaram, Sadhguru. Com o Guru que você é, minha vida mudou completamente. Estou fazendo meu sadhana e me voluntariando também. Mas além disso, eu realmente não sei qual é a melhor maneira de mostrar minha gratidão por você. Diga-me por favor.

Sadhguru: Gratidão não é algo que você precisa mostrar. Você tem que mostrar gratidão às pessoas que esperam por isso. Suas vidas são aprimoradas por coisas boas que outras pessoas dizem, porque elas não sabem quem são, o que são e o que valem. Isso é uma coisa que posso garantir a você - quaisquer coisas boas que alguém diga sobre mim não melhoram minha vida. Quaisquer coisas terríveis que elas dizem não diminuem minha vida de maneira alguma  

 

 

Então, expressar sua gratidão seria um desperdício desse material tão precioso chamado gratidão. Você não precisa expressá-la. Se você mantiver essa gratidão em seu coração, ela derreterá seu coração e o próprio ser que você é. Ela derreterá tudo em você.

 

Se você derreter, você naturalmente se espalhará. Essa é a melhor coisa que pode ser feita. Mas, uma vez que você ainda está em um estado de querer fazer alguma coisa. Então, por que eu deveria desperdiçar esta oportunidade?

Encontros Surpreendentes

Sadhguru talking to children | How Do You Show Your Gratitude For Your Guru?

Estive recentemente em Delhi, discursando para a Força Aérea Indiana. Eram educadores da Força Aérea e estão administrando mais de três mil escolas em todo o país. Quando saí do local e, prestes a entrar no carro, vi aquelas meninas de quatorze, quinze anos, pulando e gritando: “Sadhguru, Sadhguru, Sadhguru!” Eu olhei para elas e perguntei: “Por que vocês estão gritando 'Sadhguru'? Como vocês me conhecem?” “Sadhguru, nós seguimos você. Nós ouvimos suas conversas.” “Tenho certeza que vocês ficam entediadas.” “Não, nós amamos, Sadhguru. Você é demais, Sadhguru!"

Na nossa classe, todo mundo conhece você. Todos nós assistimos aos seus vídeos. Você é legal, Sadhguru.”

 

Depois, eu vim para Bangalore. Tivemos uma reunião do conselho do Rally for Rivers. Depois disso, eu estava em um encontro com alguém no jardim. Três meninos - dez, onze anos de idade - vieram até mim e disseram: “Sadhguru, podemos tirar uma foto com você?”. Eu disse: “Como você sabe quem eu sou?”. Eles disseram: “Estamos assistindo aos seus vídeos“. Eu disse, “O quê? Suas mães devem estar forçando vocês”. Eles disseram: “Não, em nossa escola, todo mundo, todos os nossos amigos assistem aos seus vídeos”. Eu realmente não podia acreditar. Eles disseram: “Na nossa classe, todo mundo conhece você. Todos nós assistimos aos seus vídeos. Você é legal, Sadhguru”. Pensei: Isto significa alguma coisa. Garotos de dez anos de idade estão assistindo a conversas espirituais, por si mesmos!

 

"De um canudo para os que estão morrendo a uma experiência viva"

 

Este sempre foi o objetivo, tornar o processo espiritual atraente. Não é algo para pessoas que estão morrendo, quando o medo da morte as faz dizer “Ram, Ram”. Não é esse tipo de espiritualidade. Aqueles que desejam viver bem buscarão um processo espiritual. O processo espiritual deve se tornar um processo comum, um modo de vida. A maneira como as pessoas vivem deve se tornar espiritual.

Aqueles que desejam viver bem buscarão um processo espiritual.

 

A consciência não deve ser algo que é preservado em algum lugar. A consciência deve se espalhar e viver no mundo. Quando meninos de dez anos começam a assistir a conversas espirituais, é uma coisa boa. Quando eu tinha dez, onze anos, eu definitivamente não estava assistindo. Bem, eu estava, de uma maneira diferente. Porque eu conheci esse homem que era fisicamente super capaz. Ele subiu um poço como o Homem-Aranha. Eu me interessei por ele, não por quaisquer propósitos espirituais, mas porque pensei que ele me transformaria em algum tipo de super-herói. Fico feliz que todas as artimanhas que venho fazendo estejam funcionando para as crianças.

 

 

Estamos quase prontos para uma explosão global. Você não deve olhar para isso como algo importante para o Isha ou para o Sadhguru. Esse não é o ponto. O ponto é que crianças pequenas estão se interessando pelo processo espiritual. Isso é fantástico. Até agora, o processo espiritual era considerado como a última coisa em que as pessoas se agarram quando estão morrendo, como um homem se afogando se agarra a um canudo.

 

Eles viveram suas vidas de maneiras absolutamente inconscientes, fazendo coisas estúpidas o tempo todo. Tudo o que eles fizeram foi acumular, acumular, acumular - seja dinheiro, riqueza ou conhecimento. Eles acumularam até seu amor e sua risada sem dá-los a ninguém. Eles realmente estocaram. E quando eles perceberam que iriam morrer, e viram outros que morreram, indo todos de mãos vazias; de repente, estavam dizendo: "Ram, Ram, Ram".

De repente, estou super recarregado depois de conhecer esses três meninos em Bangalore. Meninos de dez, onze anos de idade - até mesmo por eles estarem interessados por um Guru é uma coisa fantástica.

 

Infelizmente, o processo espiritual tornou-se assim nos últimos séculos, mesmo neste país. Então, de repente, eu estou super-recarregado depois de conhecer esses três meninos em Bangalore. Meninos de dez, onze anos de idade - até mesmo por eles estarem interessados por um Guru é uma coisa fantástica.

 

Corações Cheios de Gratidão

 

Então, estamos à beira de uma explosão global. Precisamos conduzir as coisas direito. Quando isso acontecer, precisaremos de muitas mãos. E se houver corações cheios de gratidão, gostaríamos de usá-los. Se você já pensou, mesmo por um momento fugaz, que deve fazer alguma coisa - este é o momento. Criar um outro movimento como esse não é fácil. Isso não é para me gabar. Isso não é sobre mim. Isso é sobre o processo espiritual. Nunca antes um processo espiritual intenso foi tão amplamente aceito como é agora conosco.

 

Não construa um monumento dourado para mim depois que eu estiver morto. Talvez eu crie uma situação em que você não possa criar um monumento, porque você não sabe para onde eu fui. Ainda não decidi sobre isso. Mas não queremos ser um monumento. Você quer que eu me torne um monumento para você? Não. Essa possibilidade deve se tornar uma energia viva no planeta. Ela deve viver no coração de todos.

 

Se a gratidão está explodindo em seu coração, mantenha-a lá. Deixe-a derreter seu cérebro estúpido que fica no meio do caminho. Qualquer coisa que você já pensou que deveria fazer, por favor, faça nos próximos seis meses a um ano, porque é quando será necessário.

 

Nota do Editor: Oferecendo a rara possibilidade de ir além de todas as limitações, Sadhguru leva o buscador a uma jornada mística em direção à libertação final. No e-book, "A Guru Always Takes You For a Ride", Sadhguru fornece insights raros sobre o relacionamento Guru-shishya. Nomeie seu preço e faça o download aqui.

 

Uma versão deste artigo foi publicada originalmente em Forest Flower, Setembro de 2018.