Sadhguru diz que ninguém chega a lugar algum só porque o deseja. As pessoas chegam a algum lugar porque adquirem a capacidade necessária.

Sadhguru: Você só consegue realizar mais, quando aprimora suas capacidades. O quão organizado seu corpo, sua mente, suas emoções e sua energia estão neste momento é o tanto que você consegue fazer. Se você é capaz de fazer isso da mesma forma que outra pessoa faz, ou não, essa não é a questão. Você está fazendo isso com todo o seu potencial? Essa é a questão.

Se você deseja funcionar com todo o seu potencial, você precisa garantir que não haja mais problemas internos.

Seu trabalho é sobre questões externas. A ação é sempre sobre o externo, não sobre o interno. A maioria das pessoas está trabalhando para a própria satisfação. Elas estariam perdidas sem trabalho. Elas estão trabalhando para se transformar em algo. Na medida em que você estiver trabalhando para se encontrar ou se realizar, por mais que você o faça, não será o suficiente. Há algo dentro de você que sempre quer um pouco mais.

Se você ainda estiver trabalhando em busca da felicidade, é hora de mudar. Se você está trabalhando como uma expressão da sua alegria, então o tempo não é um problema. Há vinte e quatro horas em um dia. O que você pode fazer, acontecerá; o que você não pode fazer, não acontecerá — simples! Mas você está trabalhando com todo o seu potencial?

Muitas pessoas não estão ocupadas, elas estão preocupadas. Se olharem para seu corpo e sua mente, muitas de suas atividades são desnecessárias, especialmente as mentais. Geralmente, mais de 80% a 90% da atividade mental nos seres humanos é desnecessária. Se você descartar toda aquela atividade desnecessária, você não sentirá que fez demais.

Mentalmente, eu nunca me sinto exausto, nem me sinto estressado, porque só penso o que quero pensar. Eu não penso em nada que eu não queira pensar. Mas quando não há organização na mente e no corpo, você sempre se sentirá sobrecarregado. Você sempre sentirá que o tempo não é suficiente. Mas o principal problema é que sua vida está indo embora sem que você perceba todo o seu potencial. Em sua vida, se você não fizer o que não pode fazer, não há problema; mas se você não fizer o que pode fazer, sua vida é uma tragédia.

As pessoas estão cuidando tanto para manter suas máquinas funcionando: você manda seu carro, ou moto, para manutenção. Você realizou alguma manutenção no seu corpo e na sua mente? Eles foram cuidados adequadamente? Nada foi feito. Se você fizer um pouco de manutenção, todos os dias, no corpo e na mente, verá que, de repente, você funcionará muito melhor. Se você começar a fazer um simples kriya ou meditação por alguns minutos por dia, o que você faz em 8 horas, agora, poderá, facilmente, ser feito em 4 horas. Você terá muito tempo em suas mãos.