Experiencie Devi ao vivo neste Navratri 2020, nos dias 17, 22 e 24 de outubro, enquanto transmitimos ao vivo o Navratri Pooja às 9h10 (horário de Brasília) no Facebook Linga Bhairavi e no canal Linga Bhairavi no YouTube.
 

Pergunta: Quão importante é a energia feminina para nosso planeta hoje?

Sadhguru: A adoração do feminino era predominante em todo o planeta, antigamente. Mas, infelizmente, uma aproximação muito ambiciosa com a religião se tornou o meio. Quando a conquista se tornou o meio, as pessoas queimaram o feminino do planeta. E, hoje, o masculino é a única maneira de ter sucesso. Nós até mesmo obrigamos as mulheres a se tornarem muito masculinas em suas atitudes, abordagens e emoções. Nós fizemos com que todos acreditassem que a conquista é o único caminho para o sucesso.

Mas conquistar não é o caminho; incluir é o caminho. Tentar conquistar o planeta tem levado a todos os desastres que nós vemos hoje. Se o feminino fosse o fator mais dominante, ou se o masculino e o feminino estivessem igualmente equilibrados, eu não creio que nós teríamos desastres ecológicos, porque a adoração do feminino e da Terra sempre andaram juntas. As culturas que consideraram a Terra como Mãe nunca causaram muitos danos ao meio ambiente à sua volta; os danos só aconteceram quando a conquista foi vista como um meio de vida.

 

 

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Neste momento, mesmo depois de todos esses danos ao planeta, metade das pessoas ainda não consegue comer direito, embora haja comida suficiente no planeta. Se o feminino fosse dominante, a população definitivamente comeria, e a compaixão, o amor e a estética seriam dominantes. Em vez disso, nós escolhemos o poder da conquista bruta em vez das sutilezas do amor e da compaixão. Nós escolhemos conquistar a vida em vez de abraçar ela. Se o feminino fosse dominante, talvez nós não tivéssemos ido à Lua ou a Marte, mas o que realmente alcançamos indo lá? Nós colocamos uma bandeira, deixamos uma pegada e descemos. Qual é a importância? Todo o romance da lua agora se foi.

 

Toda a nossa atitude em relação à vida se tornou desequilibrada. Eu não sou contra as conquistas científicas, mas nós perdemos a ciência orientada para a vida. Para a maioria das pessoas, ciência e tecnologia dizem respeito somente a usar tudo no planeta para o nosso benefício. Essa atitude de explorar tudo é uma abordagem masculina muito orientada para a conquista. Se o masculino e o feminino estivessem igualmente equilibrados, nós teríamos uma vida muito melhor.
 

Templos da Devi na Índia

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

A adoração ao feminino é a forma mais antiga de adoração no planeta. Índia, Europa, Arábia e grandes partes da África estavam envolvidas na adoração à deusas. Mas hoje, devido à ênfase excessiva no masculino em todo o mundo, a única cultura que ainda tem a adoração ao feminino é a Índia.

Se o masculino e o feminino estivessem igualmente equilibrados, eu não creio que nós teríamos desastres ecológicos, porque a adoração do feminino e da Terra sempre andaram juntas.

Pouco antes da consagração do Dhyanalinga, eu fiz um tour pelos templos da Devi com um pequeno grupo de pessoas. Naquela época, eu não era geograficamente muito familiarizado com o estado de Tamil Nadu, então eu escolhi ir para o estado de Karnataka, porque eu sabia onde os templos ficavam. Esses não eram os templos famosos, mas sim pequenos templos em pequenas cidades e vilarejos. Eu sabia disso desde o passado, então nós fomos em busca deles, porque queríamos estabelecer certas coisas, e nós estávamos procurando o tipo certo de espaço e de energia para fazer isso. Nós poderíamos ter criado isso no Isha Yoga Center, mas isso implicaria em construir um santuário e em manter o espaço continuamente. Nós ainda não tínhamos consagrado o Dhyanalinga, então nós não queríamos estabelecer outro templo para fazer essas coisas.

Nós fomos em busca desses templos e eu fiquei absolutamente maravilhado. Em pequenas cidades, às vezes, até em pequenos vilarejos, os templos da Devi, que foram consagrados centenas de anos atrás, ainda estão muito vivos — totalmente, vigorosamente e ferozmente vivos. A maioria desses templos foi criada para um propósito específico, de acordo com os requisitos daquela área local. Quem fez isso, fez muito bem. A tecnologia era muito boa, e se isso teve que acontecer em tantos lugares, obviamente, ela era muito difundida e bem conhecida pelas pessoas. Foi muito gratificante ver que em um minúsculo vilarejo alguém tinha consagrado algo que envolvia uma quantidade muito grande de sofisticação. Esses eram yogis anônimos. Ninguém sabe quem essas pessoas eram. Eles não escreveram seus nomes no templo, e essa é a beleza disso — eles nem mesmo pensaram que era necessário que eles deixassem seus nomes. Essa energia que eles deixaram é tudo.

Nota do Editor: Experiencie Devi ao vivo neste Navratri 2020, nos dias 17, 22 e 24 de outubro, enquanto transmitimos ao vivo o Navratri Pooja às 9h10 (horário de Brasília) no Facebook Linga Bhairavi e no canal Linga Bhairavi no YouTube.