Pergunta: Com o aumento do silêncio lá fora, os ruídos internos estão se tornando muito barulhentos. Você poderia esclarecer sobre as vibrações internas e o som interno?

Sadhguru: O seu interior não se tornou barulhento. Ele nunca foi barulhento. Não existe tal "barulho" nessa região. É só que, como você não está ocupado, você está ficando preocupado. A maioria das pessoas normalmente pensa que está ocupada, mas, se você olhar para a vida delas, em 60% do tempo, elas estão apenas preocupadas com alguma coisa. Isso é como ruminar. Você ainda está ruminando o que aconteceu ontem. Vacas, cabras e ovelhas têm essa capacidade: algumas horas depois de comer algo, podem trazê-lo de volta e ficar ruminando. Tal capacidade não lhe foi dada no seu corpo, então você criou uma na sua mente! Esse é um problema evolutivo.

Pare de ruminar

No misticismo e yoga do sul da Índia, quando vemos alguém que está desfrutando de algo por causa de sua atividade no passado, mas agora está fazendo algo totalmente diferente, e se essa pessoa não entende que está apenas desfrutando de benefícios passados e que eles podem acabar a qualquer momento, nós dizemos: "Ayyo, pazhaya sadham". "Pazhaya sadham" significa "arroz velho". Em termos de energia e vigor, o que comemos ontem ainda está funcionando em nosso corpo. Da mesma forma, nós podemos ainda estar nos beneficiando do que fizemos ontem, há dez anos ou em uma vida anterior. Mas, se você não estiver fazendo algo, agora, para aprimorar isso, isso vai acabar. Comida velha apodrece depois de algum tempo. O que era muito maravilhoso se tornará muito desagradável.

Não tente pará-la, porque você não pode pará-la. A única maneira é se distanciar dela.

Muitas das pessoas ditas "bem-sucedidas" no mundo passam por isso em diferentes estágios de suas vidas. Elas desfrutam dos resultados dos karmas do passado, acham que tudo é fantástico e vivem desregradamente. Um dia, de repente, isso as atinge — não necessariamente vem de fora, na maioria das vezes, vem de dentro. Sua própria estrutura psicológica e seu corpo entram em tamanho retrocesso e elas acham difícil acreditar que isso as aconteceu. Isso ocorre porque você está vivendo de comida velha. É muito importante que você cozinhe alimentos frescos todos os dias. É por isso que o karma atual é muito importante.

No seu interior, não há ruído, vibração ou som. Está tudo na sua cabeça. Isso é porque você está ruminando comida velha. Se você estivesse ocupado com alguma atividade, esqueceria algumas das coisas que estão acontecendo na sua cabeça. Mas, assim que suas mãos ficam livres, você verá que a mente prosseguirá. Não tente pará-la, porque você não pode pará-la. A única maneira é se distanciar dela.

Distanciando-se da mente

Existem muitos métodos para se distanciar da mente. Se você está praticando Shambhavi ou Shoonya, esses são processos poderosos. Caso não esteja, você pode fazer Isha Kriya. Se você não conhece nenhum deles, tem uma coisa simples que você pode fazer agora. Veja que, nesta vasta existência da qual não conhecemos nem o começo nem o fim, este sistema solar é uma partícula minúscula. Nesta minúscula partícula do universo, o planeta Terra é uma micropartícula. Você é uma criatura minúscula naquela micropartícula. Mas você se senta aqui neste planeta, que é uma pequena bola de terra, e pensa que é o centro do universo! Essa é uma ideia estúpida. Dessa ideia estúpida, surgiram muitas outras ideias estúpidas que, em termos sociais, são consideradas como inteligência. Mas basta olhar para seus pensamentos no contexto do cosmos mais amplo. Agora, que esse vírus está ameaçando sua vida, no contexto da sua mortalidade, veja que as coisas em que você pensa, as coisas que você acha que são importantes, veja que todas elas são estúpidas.

 

Se você vir que seu pensamento e sua emoção são totalmente estúpidos, você naturalmente criará uma distância. O problema é que você acha que isso é inteligente, mas, quando o incomoda, você quer se distanciar. Não funciona assim. O que quer que você pense que é inteligente, ficará grudado em você como um emblema. Não lhe largará. No momento em que você pensa que é inteligente, seus pensamentos não podem deixá-lo. Se você é um tipo muito inteligente, você não consegue fechar os olhos e se sentar. Quando você sabe que é um idiota, você pode fechar os olhos e se sentar. A diferença entre uma pessoa inteligente e um idiota é que uma pessoa inteligente sabe que é idiota, mas um idiota não sabe que o é. É por isso que ele é um idiota.

Em termos de vida, em termos de existência, você realmente não é nada. Socialmente, você pode até ser alguma coisa. Entre os tolos, os tolos brilharão. Isso não significa nada enquanto vida. Enquanto vida, esse pequeno vírus pode lhe derrubar amanhã. Quaisquer pensamentos grandes e inteligentes que possamos ter não significam nada. Se você entender isso, naturalmente, surgirá uma distância entre você e o seu processo de pensamento. Uma vez que haja uma distância entre você e seu processo de pensamento, não importa em nada o que você está pensando.

Nota do editor: Quer aprender mais sobre a mecânica da mente? Nesse vídeo do YouTube, Sadhguru desvenda as quatro partes fundamentais da mente.