1) Olhe antes de você se jogar!

Sadhguru: Uma vez que tenhamos escolhido renascer — dissolver algo e criar algo novo — muitas possibilidades serão abertas. "Muitas possibilidades" sempre significa problemas. Poder identificar qual dessas possibilidades você deve escolher é um certo exercício. O problema é que as pessoas se jogam em algo e depois exercitam sua mente — não. Antes de se jogar em alguma coisa, é preciso olhar para ela com atenção suficiente, porque depois de ter se jogado, não se deve olhar para trás. Se você está constantemente olhando para o espelho retrovisor, você não vai para frente.

2) Melhore a sua percepção — veja a vida do jeito que ela é

Se você está falando de um empreendimento, largar algo que fracassou é fácil e inevitável. Vai acontecer de qualquer maneira. Mas largar algo que seja bem-sucedido e recriar outra coisa a partir disso, é preciso visão, coragem e um certo nível de loucura em você. É uma forma completamente diferente de olhar para a vida. Você tem que ser capaz de ver algo que os outros não veem.

O que você precisa ver é se você é capaz de abandonar o que você é neste momento — seja como indivíduo ou como uma organização. E se você quer "morrer inteiramente" e começar de novo, ou se você quer "morrer parcialmente" e se recriar, esse é um julgamento que se deve fazer no momento, conhecendo as realidades da situação.

Se você nasceu de novo, isso significa que você não tem conclusões sobre nada. Você está disposto a olhar para tudo como se tivesse acabado de nascer. Se você fizer isso, passará pela vida sem sofrer qualquer abalo. Até mesmo uma criança pequena começa a pensar que sabe em poucos dias. Uma vez que você acha que sabe, você começa a cair e a cambalear. Se, a cada momento de sua vida, você olhar para tudo como se tivesse acabado de nascer, você verá tudo com uma clareza cristalina. Quando você vê as coisas claramente, você caminha confortavelmente através das situações.

Se você é capaz de ver a vida do jeito que ela é, você tem a inteligência necessária para conduzi-la bem. Se você não for capaz de ver a vida do jeito que ela é, a sua inteligência trabalhará contra você.

Aconteceu uma vez, Sherlock Holmes e Watson foram acampar nas montanhas. A noite caiu e eles foram dormir. No meio da noite, Sherlock Holmes cutucou Watson, e Watson abriu os olhos.

Sherlock Holmes perguntou a ele: "O que você vê?".

Watson, deitado, olhou para cima e disse: "Eu vejo um céu claro e estrelas, muitas estrelas".

Sherlock Holmes perguntou: "O que isso significa para você?".

Watson respondeu: "Isso significa mais um dia belo e ensolarado amanhã. O que isso significa para você?".

Sherlock Holmes disse: "Para mim significa, meu caro Watson, que alguém roubou a nossa tenda".

Você só consegue caminhar com sucesso por todos os aspectos de sua vida se você olhar para a vida do jeito que ela é. Se você quiser fazer qualquer coisa com sucesso, não é a sua qualificação que conta, é a clareza da sua percepção. Fundamentalmente, o quão bem-sucedido você é depende simplesmente da clareza de sua percepção sobre as realidades ao seu redor.

3) A sua capacidade de prestar atenção é fundamental

O processo da vida é muito simples. Nascer não é obra sua. Outra pessoa o faz para você. Se você comer, crescerá fisicamente. Mentalmente, há processos à sua volta para guiá-lo nesta ou naquela direção, mas se você não se envolver em nada, se apenas olhar para a vida, tudo estará escancarado. Nada está obscurecido, de fato. A frase "mistérios da vida" é um conceito totalmente equivocado, porque não existe tal coisa. Está tudo escancarado. É só que as pessoas andam de olhos fechados, então tudo é um mistério.

Se um ser humano tiver que romper suas limitações, a qualidade mais importante é a estabilidade da atenção. A sua capacidade de lidar com qualquer coisa é diretamente proporcional ao nível de atenção e observação que você tem.

Eu estava conversando com um grupo de ex-alunos e alunas da Harvard, todos extremamente bem-sucedidos, e me disseram: "Sabe, quando estávamos na faculdade, aquelas pessoas que pensávamos que iriam realmente ter sucesso, não tiveram. Aqueles de nós que estavam confusos, que não sabíamos o que fazer com a vida quando saímos de lá, nós nos esforçamos e fomos nós que tivemos sucesso. Eles não tiveram sucesso".

Então, eu perguntei: "O que aconteceu?". Eles estavam discutindo sobre isso, e o essencial é só que — os tais chamados de "espertos" foram contratados por grandes empresas, eles conseguiram um emprego muito confortável e um excelente salário, acomodaram-se e ficaram lá. Aquelas pessoas que não sabiam o que fazer, saíram, olharam para tudo ao seu redor, algumas delas tiveram suas próprias ideias brilhantes e criaram suas próprias empresas ou foram por caminhos mais difíceis. Como as coisas não eram garantidas, elas tiveram que prestar atenção a tudo; elas observaram o mundo inteiro. Essas pessoas foram cem vezes mais além do que aquelas pessoas espertas que se estabeleceram e permaneceram em seus empregos agradáveis e confortáveis.

A sua capacidade de prestar atenção é a chave fundamental para o quão profundo você pode se envolver em algo — com o que quer que seja. O grau de profundidade da sua atenção, será o grau da profundidade de como você irá mergulhar em algo e quanto acesso você terá a isso. A consciência humana é tal que se você prestar atenção suficiente, toda a existência terá que se render, não há outra maneira.

4) Coloque a sua vida em tudo o que você faz

Seja qual for o caminho que você escolher, isso não será a melhor coisa a se fazer. Você nunca poderá fazer a melhor coisa do mundo. O que quer que você faça, se você realmente colocar a sua vida nisso, isso poderá se tornar uma grande coisa. Nunca tente fazer a melhor coisa, porque, se você tentar fazer a melhor coisa, você vai desperdiçar a sua vida tentando ser melhor do que outra pessoa.

Esse não é um bom caminho a seguir, porque, até onde você sabe, a pessoa com quem você se compara pode ser manca, e você acha que é um campeão, porque você corre um pouco mais rápido do que ela. Se você é melhor ou pior do que alguém, isso não deveria sequer ser um pensamento na sua mente. A única coisa a ser olhada é se há um pleno aproveitamento de quem você é. Seja lá o que você tiver, você é capaz de fazer uso disso de forma plena? É isto que significa yoga. Sua fisicalidade, suas realidades psicológicas e energias internas — você é capaz de aproveitá-las da maneira que você deseja?

5) Assuma o controle da sua situação interior

Ou você permite que seu destino seja um acidente, ou você permite que seu destino seja sua intenção, essa é uma escolha que você tem. Ou você permite que as situações transformem você em algo, ou você faz com que as situações sejam do jeito que você quer.

Talvez você esteja pensando: "Sim, eu gostaria de tornar a minha situação familiar do jeito que eu quero, mas as outras pessoas não estão cooperando comigo". Porém, primeiro, comece com sua própria situação interior. Você não está nem mesmo criando sua situação interior da maneira que deseja. Então, como você acha que criará uma situação externa da maneira que você deseja? Em uma situação externa, há uma centena de ingredientes e forças diferentes em funcionamento — não está tudo em suas mãos. Mas, em uma situação interna, você é o único ingrediente. É muito importante que primeiro você aprenda a criar a sua situação interna da maneira que deseja. Assim, a sua capacidade de criar o externo poderá ser consideravelmente aprimorada.

 

 

O problema com a maioria das pessoas é que seus próprios pensamentos e suas próprias emoções são um grande problema. Quando você mesmo é um problema, como lidará com os outros problemas? Seu drama psicológico está causando um grande sofrimento. As pessoas são capazes de sofrer com o que aconteceu dez anos atrás. Elas são capazes de já estar sofrendo com o que vai acontecer depois de amanhã. Elas pensam que estão sofrendo seu passado e futuro, mas elas estão sofrendo apenas duas faculdades exclusivas dos seres humanos neste planeta — memória e imaginação.

A maioria das pessoas não sabe como lidar com sua memória e imaginação. O que aconteceu ontem, ou dez anos atrás, existe neste momento? Não. O que talvez aconteça depois de amanhã, existe neste momento? Não. Portanto, em outras palavras, você está sofrendo aquilo que não existe. Isso se chama insanidade. As pessoas dizem: "Essa é a natureza humana". Isso não é da natureza humana. Essa é a natureza das pessoas que não assumiram a natureza humana.

O mecanismo humano é a peça de maquinário mais complexa do planeta. Este é um "super super computador". Mas você já leu o manual do usuário? Yoga significa aprender a ler o manual do usuário.

Nota do editor: O ebook "Inner Management", contém mais da sabedoria de Sadhguru sobre como abrir uma nova dimensão que nos liberta de influências externas. O livro está disponível com base em "dê o seu preço". Pague quanto quiser ou baixe gratuitamente.

Inner Management