Os céticos dizem que não, os que creem dizem que sim, mas será que a astrologia funciona? O Yogi e místico, Sadhguru, observa a astrologia védica e se as estrelas e os planetas podem influenciar nas nossas vidas.

Pergunta: Eu estudei astrologia védica e fico me perguntando se a astrologia funciona? Nós somos definidos pelas estrelas, ou pela intenção e pela mente, ou pelo "eu"?

Sadhguru: Você precisa entender que a Índia não é apenas sobre os Vedas ou a cultura védica. Sage Vyasa, a pessoa que compilou os quatro Vedas — seu pai era ariano e sua mãe era dravidiana. Apesar disso, no sul da Índia, eles não seguem aos Vedas.

A cultura dravidiana nunca seguiu a astrologia olhando para as estrelas, eles faziam previsões olhando para as pessoas. Aqui, nós temos o que é chamado de "Nadi Joshyam". Mas a cultura ariana trouxe a astrologia. Astrologia é uma interpretação da astronomia. Se você tentar interpretar algo, invariavelmente, você perderá muitos aspectos. Portanto, é uma interpretação equivocada porque você perdeu muitas coisas.

Eu só espero que todas as previsões deem errado para você. Assim, isso significa que sua vida está acontecendo maravilhosamente.

A razão pela qual a cultura ariana olhava tanto para as estrelas é porque ela era nômade. Eles estavam sempre viajando. Como não haviam estradas, eles precisavam descobrir onde ficava o Norte, onde ficava o Sul, onde ficava o Leste, onde ficava o Oeste. Quando o Sol nascia, eles sabiam. Assim que o Sol se punha, não havia realmente nada, exceto fogo e estrelas. Então, a cultura ariana girava em torno do fogo e das estrelas. Mesmo hoje, se as pessoas querem se casar ou fazer alguma coisa auspiciosa, elas andam ao redor do fogo, porque as culturas nômades viviam do fogo e das estrelas. O fogo lhe dava luz, calor e proteção contra animais selvagens. As estrelas lhe diziam aproximadamente qual caminho seguir. Lentamente, observando as estrelas, eles descobriam qual caminho a ser percorrido. Eles continuaram olhando para cima e seu conhecimento sobre as estrelas aumentou. As interpretações começaram, e eles desenvolveram um certo domínio e conhecimento sobre as estrelas.

Olhar para cima ou olhar para baixo?

Os nativos desta terra não olharam para cima. Eles sempre viram a terra como sua mãe e prestaram atenção nela. Pelo fato de terem observado a terra, eles desenvolveram a agricultura, um pouco antes que qualquer outra pessoa no planeta pudesse pensar nisso. Isso significa que eles tinham alimentos crescendo em um só lugar. Eles não precisavam caçar nada. Eles não precisavam andar por aí coletando coisas. Eles sabiam como colher da terra. Uma vez sabendo como colher da terra, eles permaneceram no mesmo lugar. Eles começaram a construir casas; porque começaram a construir casas, eles começaram a cantar. Porque construíram casas e tiveram que contar quantos sacos de grãos tinham cultivado, eles começaram a aritmética. A matemática, a música, a estética, a agricultura e o processo espiritual se desenvolveram nesta cultura porque eles prestaram atenção à terra. Esses são os dois tipos diferentes de cultura, mesmo no mundo de hoje: uma está sempre olhando para cima, não mais para as estrelas, mas para um único e exclusivo Deus lá em cima. A outra está sempre olhando para baixo. As culturas que "olham para baixo" vivem mais sensatamente, porque consideram a Mãe Terra como Deus, por isso andam um pouco mais gentilmente sobre o planeta.

Enfim, a escolha é a seguinte: ou você tenta viver a sua vida por previsões ou você tem a capacidade de fazer um plano e seguir o plano. Todas aquelas mentes que são incapazes de planejar buscarão uma previsão. As estrelas que você vê no céu estão distantes, tão longe, que não têm nada a ver com você. Somente uma estrela tem uma grande influência sobre você — o Sol. E o seu satélite, a Lua, também tem alguma influência sobre você. Este planeta tem uma influência ainda maior sobre você. Mas, acima de tudo, o que está dentro de você tem a maior influência sobre você. Todos aqueles que são incapazes de se comprometer com um plano e de segui-lo, querem uma previsão. A vantagem com as previsões é que você pode ficar mudando-as. Mas, se um plano tiver que funcionar, você terá que prestar uma atenção enorme na criação dele. Depois, você tem que se ater a ele.

Eu só espero que todas as previsões deem errado para você. Assim, isso significa que sua vida está acontecendo maravilhosamente. Caso contrário, você estará seguindo o roteiro que foi escrito por algum tolo. Na Índia, por 25 rupias, ou 50 centavos, eles vão descrever sua vida. Não deixe sua vida ser tão ruim. Não importa o que diabos aconteça, deixe que algo além da previsão aconteça com você. Está bem assim? Que suas previsões e sonhos não se tornem realidade! Porque uma previsão é apenas um sonho comprometido.