Sadhguru: Recentemente, alguém estava falando comigo sobre como ela é consciente de certas energias e como diferentes pessoas, diferentes formas e diferentes espaços impactam você. A ciência da consagração é apenas isso. O melhor material para consagrar é um ser humano, por causa de todas as formas físicas deste planeta, este é o mais evoluído. A coisa mais fácil de consagrar é um ser humano, mas o problema com os seres humanos é que a cada poucos minutos eles farão uma inversão de marcha. Vocês podem consagrá-los agora mesmo, mas amanhã de manhã, não sabemos como eles serão. Primeiro de tudo, fazer com que eles se comprometam a ficar com o que lhes é dado é um grande problema, especialmente no mundo de hoje. Por isso, consagramos outras formas.

O que não pode ser medido, mas pode ser conhecido

 

Hoje a ciência moderna ainda está ocupada estudando coisas físicas. Tudo físico sobre você foi recolhido de fora. O que você chama como meu corpo é apenas um pedaço deste planeta. Você lentamente se reúne pela comida que come. Se tudo o que é físico sobre você é apenas algo que você deu reunido, não pode ser você. O que é você? Definitivamente, existe uma dimensão além da fisicalidade. Se você ignorar isso, simplesmente não há vida. Mas agora, a lógica humana que pensa que é científica ainda está em um nível em que conclui que “exceto o que eu posso medir no instrumento, nada mais existe”. Portanto, na verdade, todos vocês não existem porque não podem ser medidos!

Se você pensa que, por não poder ser medido, você não existe - que grande conclusão você está fazendo?

 

Isso aconteceu comigo. Não me sujeito mais a essas indignidades, mas há muito tempo, por causa de alguma obrigação que eu tinha que fazer. Eu estava em um instituto e eles disseram: "Queremos medir suas ondas gama." Eu não sabia que tinha ondas gama. Eles disseram: "Não, existem ondas gama no seu cérebro, nós as mediremos". Então eles colocaram catorze eletrodos no meu corpo e disseram: "Medite". Eu disse: "Não sei como meditar". Eles disseram: “Você ensina meditação a todos”. Eu disse: “Sim, sim, porque eles não sabem como ficar quietos. Se você quiser, eu ficarei quieto. ” O problema deles era que eles queriam que tipo de meditação, queriam um nome e o processo, e queriam medir o resultado.

 

Eu não ia dar a eles esse prazer. Então eu simplesmente sentei. Após cerca de vinte minutos com algum objeto metálico, eles estavam atingindo aquele lugar engraçado em seu cotovelo onde dói mais. Eu pensei que era parte do experimento e me sentei lá. Então eles começaram a bater no meu tornozelo e joelho. Tornou-se bastante persistente e doloroso. Então eu abri meus olhos e disse: “Estou fazendo algo errado? Por que estou sendo espancado? ”Eles disseram:“ De acordo com nossos instrumentos, você está morto. ”Eu disse:“ Este é um ótimo diagnóstico. ”Mas então eles pensaram e disseram:“ Não, parece que seu cérebro está morto . ”Eu disse:“ Vou ficar com a primeira opinião. Por mim, 'Estou morto' está bem. Se você me der um certificado de 'morte cerebral', isso não será bom". 

 

Porque é que estou a dizer isto, a vida essencial que você é, você acha que consegue medi-la em algum instrumento? Só os processos físicos podemos medir, não é? E você sabe, tudo físico sobre você é de fora. É apenas um pedaço do planeta. Não é sua. Então se você pensa que por não poder ser medido, você não existe - que grande conclusão você está fazendo? 

 

Portanto, a consagração é uma dimensão da energia que não é de natureza física, mas é uma vida concentrada. A consagração é uma maneira de criar um processo de vida muito concentrado. Em certas culturas, particularmente na Índia, todas as ruas foram consagradas ao mesmo tempo. Ainda assim, existem espaços fantásticos de consagração por lá. Você deve vir e experimentar isso. Se você entrar em um espaço, poderá saber quão vivo ou morto é esse espaço. É mensurável por alguma coisa? Não. Somente a vida conhece a vida. Se a vida encontra a vida, ela sabe; quando a vida encontra a morte, ela sabe. Existe algum instrumento para medir isso? Não, porque todos os seus instrumentos podem apenas medir processos físicos.

Viver em Espaços Consagrados

Todos os dias, suas bochechas devem ser lavadas com lágrimas de amor, alegria e êxtase. Se isso não acontecer, você ainda não está vivendo.

 

A consagração é um processo de vida concentrado. Nenhum ser humano deve viver em espaços não consagrados. Se você se preocupa com a humanidade, especialmente crianças com menos de catorze anos, acredite em mim, se você garantir que elas passem um certo período de tempo em espaços consagrados, você não terá nenhuma dessas bobagens de problemas na adolescência. Agora, se você é um bebê, problemas com fraldas; criança significa fugir do problema; adolescência significa algum outro problema; meia idade significa crise; velhice significa horrível. Quando você vai morar? Você está vendo o processo da vida como um problema. Você está criando um problema porque está tentando encaixar a vida em seu intelecto. Não, seu intelecto se encaixa perfeitamente nessa vida. Se você tentar encaixar esta vida nesse intelecto, isso não vai funcionar.

 

A consagração é uma dimensão, uma ciência e uma tecnologia com as quais você concentra a vida de tal maneira que todo o seu sistema de energia explode. Criamos espaços como este. Se as pessoas simplesmente entram, por causa da pura intensidade, simplesmente as lágrimas começam a fluir. Eles não sabem o porquê. Todos os dias, suas bochechas devem ser lavadas com lágrimas de amor, alegria e êxtase. Se isso não acontecer, você ainda não está vivendo.

Yantra 2019

 

Nota do editor: A próxima cerimônia do Yantra será realizada no Isha Yoga Center em 11 de dezembro de 2019. Você será iniciado em um processo poderoso e receberá o Yantra na presença de Sadhguru. Para mais detalhes, clique here ou ligue para +91844 844 7708.