Q: Crer em Deus seria uma precondição para viver uma vida que seja significativa e alegre? Em outras palavras, pode-se viver uma vida assim, sem Deus?

Sadhguru: Vamos olhar para o mundo. Todos os que creem, eles vivem em êxtase? Não. Existem alguns devotos que ficam extasiados, mas são poucos. No passado, havia um Mirabai e um Ramakrishna Paramahamsa que saltitavam por aí em êxtase. Hoje em dia, nós não vemos esse tipo de devotos, embora quase 90% do mundo acredite em algum tipo de Deus. Se 90% fosse realmente feliz, eu me aposentaria. Eu gostaria muito de ver um dia como esse.

Quando eu tinha 8 ou 9 anos de idade, eu ficava muito intrigado para ver o que acontecia com as pessoas que iam ao templo para encontrar Deus. Então, eu fui e fiquei plantado na frente de um grande templo, observando, atentamente, todas as pessoas quando elas saíam. Tudo o que eu descobri foi que elas estavam, geralmente, fofocando sobre alguma coisa ou alguém que elas viram lá dentro — o que estavam vestindo e o que estavam fazendo. Nos templos indianos, às vezes, o calçado de alguém sai andando com outra pessoa. E quando elas viam que os seus calçados tinham sumido, elas amaldiçoavam a criação e o criador.

Eu sempre achei que as pessoas que saíam de restaurantes pareciam ter mais felicidade no rosto do que as pessoas que saíam de templos e igrejas. A pessoa foi, encontrou o Divino e saiu sem nenhuma alegria no seu rosto. Alguém comeu uma "dosa" ou um "idli" e saiu mais alegre! Isso não faz sentido, faz?

Em contato com a fonte da criação

Isso ocorre porque não há experiência do Divino; existe apenas crença, e o que você acredita é apenas social e cultural. "Mas eu posso viver melhor sem Deus?". Eu não acho que essa possibilidade exista. O que é isso que você chama de Deus? Qualquer que seja a fonte da criação, isso é o que Deus é. Você pode viver sem a fonte da criação? Porque há uma fonte da criação, existe uma criação. Você pode viver bem sem a fonte da criação? Tal possibilidade não existe. Você pode viver sem estar ciente da fonte da criação? Sim, mas não muito bem. Porém, se você estiver ciente, consciente e em contato direto com a fonte da criação, você viverá absolutamente bem.

O que é isso que você chama de Deus? Qualquer que seja a fonte da criação, isso é o que Deus é.

Deixa eu lhe contar uma história. Lá pelo século XXII, um grupo de cientistas decidiu se encontrar com Deus. Eles foram lá e disseram: "Ei, coroa, você se saiu muito bem com a criação. Agradecemos por isso, mas, agora, nós podemos fazer tudo o que você pode fazer.

Nós achamos que já está na hora de você se aposentar". Deus disse: "É mesmo? O que é esse 'tudo' que vocês podem fazer?". "Bem, nós podemos criar vida". Deus disse: "Deixe-me ver". Então, eles pegaram um pouco de solo e fizeram um bebezinho disso. Ele ganhou vida. Deus disse: "Ok, isso é impressionante. Mas, primeiro, consigam seu próprio solo".

O que quer que você faça, será apenas a partir da fonte que já existe. Sem isso, como você faria qualquer coisa? Não há nada que não venha daquilo. Você pode estar com acesso ou sem acesso a Deus. Se você vive sem acesso, você pode ter alguma capacidade, mas também terá grandes dificuldades. Isso é o que está acontecendo, neste momento, com tantas pessoas. Se você acessa, você viverá em absoluto êxtase e capacidade.