P: Sadhguru, por que gastamos bilhões de dólares procurando vida em outros planetas, enquanto gastamos trilhões de dólares destruindo a vida na Terra? O que há de errado conosco?

Sadhguru: O que está errado é, estamos procurando expansão ilimitada através de meios físicos. Você quer ir para a lua mas você está em um carro de boi surrando os touros. Você talvez mate os bois, mas você não conseguirá ir desta maneira. Esse é o erro fundamental.

As pessoas estão pensando em explorar algum outro planeta. Mas destruir esse planeta também é apenas uma questão de tempo.

Um ser humano está constantemente desejando ser algo mais do que ele é agora. Se ele conhece apenas dinheiro, está pensando em um pouco mais de dinheiro; se ele conhece o poder, um pouco mais de poder; se ele conhece o amor, um pouco mais de amor. Há algo dentro dele que não se contenta com quem ele é. De qualquer maneira que você conheça melhor, você está tentando ser um pouco mais. Mas se você usar sua consciência e olhar para isso, poderá ver claramente que não está buscando dinheiro, propriedade, amor ou prazer. O que você está procurando é expansão. Quanta expansão resolveria você para sempre? Se você olhar para isto, você pode ver claramente que você está procurando por uma expansão infinita. Todo ser humano quer se expandir de maneira ilimitada. Mas agora, estamos tentando nos tornar infinitos através de conquistas parceladas, capturando o mundo ou fazendo compras. O desejo de se expandir está encontrando expressão de muitas maneiras, que são todas físicas.

O domínio físico, por maior que pareça para você, é um domínio limitado. Neste momento, nossas próprias economias são construídas assim: é sempre mais, mais e mais. Todo país está falando sobre taxa de crescimento. Isso significa que todos têm que comprar mais e usar mais. Mas onde está esse "mais"? Então as pessoas estão pensando em explorar algum outro planeta. Mas destruir esse planeta também é apenas uma questão de tempo.

Nosso Planeta Fantástico

Este é um planeta fantástico - tem nutrido não uma ou duas formas de vida, mas milhões. A imensa variedade de vida, de animais, pássaros, plantas, insetos, vermes e micróbios que temos neste planeta é extraordinária. Embora tenhamos descoberto alguns milhões de formas de vida, ainda hoje, a cada ano, mais de 10,000 novas espécies estão sendo encontradas. Mas achamos que as coisas serão melhores em outro lugar.

Porque nós exploramos em grande parte tudo o que podemos por aqui, e sabemos que vai chegar ao fim, as pessoas estão procurando outro lugar para explorar.

O desejo de expandir é compulsivo. Porque não encontramos nenhum outro veículo através do qual possamos expandir, naturalmente pensamos que a exploração de recursos físicos é o único caminho. Isto é o que a nossa ideia de ciência se tornou, infelizmente. Se a pesquisa científica está acontecendo dentro de algum aspecto, você pode ter certeza de que quando encontrarem algo, eles vão estudar como explorar isso. Nós exploramos a terra e os oceanos, agora queremos explorar o que está além. Nossa ideia de vida se tornou exploração. As pessoas estão produzindo proteínas a partir de micróbios. Elas não poupam nem as pobres bactérias!

Chegamos a um ponto em que toda criatura precisa de proteção. Um animal feroz como um tigre precisa de proteção! Apenas a palavra “tigre” deveria aterrorizá-lo mas agora o pobrezinho precisa ser protegido.

Porque nós exploramos em grande parte tudo o que podemos por aqui, e sabemos que vai chegar ao fim, as pessoas estão procurando outro lugar para explorar. No momento em que encontrarem um planeta assim - espero que não o façam - vocês podem imaginar nações indo para a guerra umas com as outras lá fora. Mesmo se fazemos um filme, se dissermos “estrelas”, eles dizem “guerras”!

Uma Era Ambiental Obscura

Estamos neste modo exploratório não por escolha, mas por compulsividade. A única solução para isso é consciência. Quando a humanidade começar a operar através da consciência, a compulsividade não nos governará, e faremos exatamente o que é necessário, nada mais, nada menos. Se isso não acontecer, a Índia estará entre os primeiros países a serem atingidos intensamente pelo desastre ambiental que está evoluindo. Os rios na Índia estão em condições graves. Em média, todos os rios na Índia estão se exaurindo aproximadamente 8% a cada ano. Então em quinze anos, a maioria dos rios terá desaparecido. A maioria dos rios já não alcança o oceano na maior parte dos meses do ano. Este esgotamento é visto em todo lugar.

Hoje, se você olhar para a quantidade de água potável por pessoa neste país, temos apenas 25% de (água/pessoa) que tivemos em 1947. Em 2050, eles dizem que teremos apenas 18%. É hora de se preparar para banhos de garrafa - você deve ser capaz de tomar banho com uma garrafa! A questão é muito séria. Se as pessoas na rua não tiverem água para beber, que ninguém se engane achando que nossas vidas estarão seguras e bem.

Elevando a Consciência Sobre os Rios

Conscious Living, the Only Solution for the Environment

Uma coisa que precisa ser feita é criar uma área de captação por um quilômetro de cada lado do rio, ao longo de todo o seu curso. Não deveria haver lavoura e agricultura lá. Se for terra do governo, plante árvores da floresta, se for terra privada, plante árvores hortícolas. Distribua mudas grátis com subsídios por alguns anos até que as árvores produzam. Temos que fazer o que for necessário para garantir que haja árvores, e não terras aradas com fertilizantes pesados perto do rio. Eu tenho pressionado por isso há quase dez anos e agora os líderes em Andhra Pradesh e Madhya Pradesh estão levando essa sugestão a sério.

Em Madhya Pradesh, no dia 10 de novembro, estamos lançando um movimento no qual 100 pessoas caminharão rio abaixo, criando conscientização.

O agricultor está apenas trabalhando para seu sustento. Ele não sabe nada sobre o desastre ecológico em curso. Por isso, precisamos criar um movimento e fazer as pessoas perceberem que isso é necessário e depois tomar algumas decisões políticas.

Para fazer isso, em Madhya Pradesh, no dia 10 de novembro, estamos lançando um movimento no qual 100 pessoas caminharão rio abaixo, criando conscientização. São quase 1400 quilômetros e eles cobrirão essa distância em 90 dias. Ao longo do caminho, mais pessoas podem se juntar por um ou dois dias. Reuniões serão realizadas em todas as aldeias a medida que eles vão. O ministro-chefe estará lá pelo menos por alguns dias, e eu estou planejando estar lá por alguns dias também. Todos os jovens devem ir e andar!

Queremos transformar isso em um movimento nacional, para podermos estender um pouco mais a vida de nossos rios. Isto não é uma solução, mas isso, pelo menos, vai retardar o processo. Mas a solução final é que as pessoas comecem a viver conscientemente. Esta é a única maneira.

Nota do Editor: Para ler mais sobre o estado do meio ambiente e o que podemos fazer sobre isso, baixe o ebook, Uma Árvore pode salvar o Mundo.