Pergunta: O corpo humano é um microcosmo do cosmo maior. Ao purificarmos os cinco elementos do organismo humano através do yoga, poderíamos também ajudar a influenciar o meio ambiente?

Sadhguru: Definitivamente há um impacto. Quando se trata dos elementos, não existe tal coisa como um corpo bem definido. Os elementos não respeitam os limites do seu corpo. Eles estão dentro e fora. Se você transformar a natureza elementar do que você é, então o que está à sua volta será definitivamente impactado.

https://www.youtube.com/watch?v=LjEU_SwxkAo

Há histórias lindas sobre como, quando certos yogis andavam pela floresta, as árvores floresciam fora da estação. Certas coisas aconteceram nas nossas vidas também — quando nós fizemos certas coisas, flores apareceram onde não deveriam. Pelas disposições na sazonalidade padrão das plantas, elas não deveriam ter aparecido, mas apareceram. Podemos atribuir isso a muitas coisas. Talvez tenha sido um caso singular para a planta ou para a árvore, mas aconteceu repetidamente.

Se toda a humanidade tiver domínio sobre a natureza dos seus elementos, o meio ambiente vai mudar? Cem por cento, ele vai mudar.

Hoje em dia, acredito que até a ciência moderna está começando a reconhecer que as plantas crescem melhor em certas casas, onde as pessoas estão de uma certa maneira, comparado a outros lugares, onde as pessoas podem não estar de uma maneira que seja favorável às plantas. Hoje em dia, sabemos que as pessoas estão até tocando música para suas vacas — não por amor, mas por acreditar que o som fará as vacas produzirem melhor — e está funcionando. Portanto, como você está dentro de si mesmo, definitivamente, impacta tudo à sua volta.

Podemos limpar o meio ambiente mudando o interior do ser humano? Cem por cento, sim. O meio ambiente precisa de limpeza simplesmente porque a mente humana e, consequentemente, a ação humana, tornaram-se de uma certa maneira. Se nós transformarmos a maneira como o ser humano experiencia este mundo, de modo que ele, claramente, reconheça que existe uma transação acontecendo no nível elementar, então, caso os elementos à sua volta não estiverem lhe beneficiando, ou ele mudará de lugar, ou transformará o lugar onde está. Nós nunca teríamos deixado a degradação ambiental chegar a esse ponto se as pessoas tivessem um pouco de consciência da sua natureza elementar.

Agora, a sua pergunta é: se uma pessoa tem o domínio sobre a natureza dos seus elementos, todo o meio ambiente mudará? Ele mudará, mas um pouco. Talvez não mude de uma forma perceptível, mas pode criar uma tendência para que se façam as coisas certas. Ao redor de tal pessoa, o tipo certo de ações e a maneira certa de viver podem evoluir naturalmente.

Isso sempre aconteceu ao redor de yogis e sábios neste país. Onde quer que eles estivessem, as pessoas naturalmente começaram a viver de uma maneira que era favorável ao meio ambiente. Se toda a humanidade tiver domínio sobre a natureza dos seus elementos, o meio ambiente vai mudar? Cem por cento, ele vai mudar. Mas fazer com que toda a humanidade chegue a esse ponto — isso dará muito trabalho.