Sadhguru fala do porquê a paz de espírito é o "A" da vida, e não o "Z", e explica o verdadeiro significado de se estar em paz.

Sadhguru: O que é paz? As pessoas dizem que sentar na montanha e meditar é paz. Outra pessoa pode consumir bebidas alcoólicas e ficar muito em paz, e assim por diante. Sempre que seu ego está satisfeito, você se sente muito em paz. Para onde quer que você vá, naquele lugar, se as pessoas quiserem amparar e impulsionar o seu ego, naquele lugar, você estará muito em paz. Somente naqueles lugares onde seu ego leva uma rasteira é onde você não se sente em paz, não é?

Se você precisa se sentar em uma montanha para estar em paz, essa paz não é sua — talvez seja a montanha. Quando você descer, você terá os mesmos problemas novamente. Qualquer tolo pode ficar em paz na montanha, porque você só fica lá por três dias. Se você morar lá por três anos, ali você terá problemas também. As férias são geralmente muito curtas — o que é uma coisa boa. Se você ficar um pouco mais, perceberá que nem isso funciona. Por ser muito breve, antes que você possa criar novos problemas, você já estará de volta aos antigos. Portanto, as pessoas não deveriam reclamar da brevidade de suas férias.

Geralmente, no mundo, quando as pessoas falam sobre "paz de espírito", de alguma forma, trata-se apenas de deixar o seu ego confortável. Em vez de estar em um estado de inquietação, elas desejam estar confortáveis. Mas o próprio processo de tentar deixar o seu ego confortável é também todo um processo de desconforto. Quanto mais uma pessoa tenta ter paz, ela apenas perde a paz e sai dos trilhos. Uma pessoa que está tentando ter paz nunca será, realmente, pacífica. Apenas o inverso desse processo acontecerá.

A paz não é algo que você cria; a paz não é algo que acontece. A paz é algo que sempre é.

Geralmente, a paz que você alcança tem a ver apenas com tornar-se confortável. Quando você olha para as montanhas, você está em paz. De repente, um elefante sai correndo da floresta em sua direção — toda a sua paz desaparece. Essa paz não tem grande significado. É melhor ser inquieto, porque, se você for inquieto, pelo menos, você buscará. Se você ficar em paz, você apenas se tornará complacente. A complacência é a maior inimiga. A inquietação não é sua inimiga. Sua complacência é a maior inimiga, e esse tipo de paz criará apenas complacência.

A paz também pode ser resultado de conquistas. Quando você consegue realizar algo, você se sente muito satisfeito. Você se sente completo, um ser completo. Isso dura apenas um instante. Esse sentimento de plenitude não é, realmente, plenitude. Quando seus desejos são realizados, quando suas ambições são realizadas, ou quando tudo está bem para você, quando a situação ao seu redor é confortável para o seu ego e o seu corpo, esses são os momentos em que você se sente, geralmente, em paz. Mas essa paz não é paz. Paz significa "o nada". A paz não é algo que você cria; a paz não é algo que acontece. A paz é algo que sempre é. O que acontece na superfície é um distúrbio.

É assim como o oceano. Na superfície do oceano você verá ondas, uma tremenda turbulência e agitação acontecendo. Mas se você mergulhar bem fundo, ele é, perfeitamente, tranquilo. A qualidade fundamental da existência é sempre a paz.

A paz de espírito é o "A" da vida

No momento, a maioria dos seres humanos acha que ter paz de espírito é o objetivo mais elevado em suas vidas. Essas pessoas só descansarão em paz. Até mesmo o seu cão se senta em paz, se você lhe der comida suficiente. Talvez ele não esteja irradiante, mas, pelo menos, ele está em paz. Esse estado é considerado o mais elevado pela maioria dos seres humanos deste planeta — incluindo as chamadas "pessoas espirituais". Elas dizem que "a paz é o objetivo mais elevado". A paz não é o objetivo mais elevado. Se você quiser desfrutar do seu jantar, hoje, você deve estar em paz. Se você quiser curtir sua família, seu trabalho ou sua caminhada no parque, você precisa estar em paz. A paz é o "A" da vida, não o "Z" da vida. É a coisa mais fundamental. Se você não tem mais nada, pelo menos você deve estar em paz.

A paz está sendo projetada como a coisa mais elevada, porque, quando alguém tem uma mente inquieta, a paz será o objetivo mais elevado, em sua perspectiva.

A paz está sendo projetada como a coisa mais elevada, porque, quando alguém tem uma mente inquieta, a paz será o objetivo mais elevado, em sua perspectiva. Qualquer coisa de que você seja privado, aquilo irá se tornar a coisa mais elevada em sua vida.

Quando eu estive em Israel, algum tempo atrás, fui levado a um restaurante, onde um jantar foi organizado. Existem diferentes tipos de restaurantes. Alguns restaurantes são conhecidos pela boa comida. Alguns são famosos por seu ambiente. Mas alguns são famosos pelas conversas que ali acontecem. Em Tel Aviv, este era um restaurante que, supostamente, deveria acontecer as conversas mais intelectuais.

As pessoas começaram a chegar e uma pessoa me disse “shalom”. Eu disse "namastê" e perguntei: "O que quer dizer shalom?". Ele respondeu: “Essa é a forma mais elevada de saudação. Significa 'paz'”. Eu perguntei: "Por que 'paz' é a forma mais elevada de saudação?". Para mim, "paz" não é a forma mais elevada de saudação. Talvez, se você nasceu no Oriente Médio, "paz" seja a forma mais elevada de saudação, porque, todos os dias, você vê muita coisa acontecendo ao seu redor. Se as pessoas estão morrendo nos arredores, você, definitivamente, pensará que a paz é a maneira mais elevada de viver. Mas se tudo estiver em paz ao seu redor, você vai procurar por alguma agitação.

Estar em paz, definitivamente, não é o objetivo supremo, porque somente se você estiver em paz e alegre é que o seu corpo e a sua mente trabalharão da melhor forma — e esse é o parâmetro básico para o seu sucesso e a sua eficiência no mundo. Sua eficiência e produtividade não dependem do seu desejo de fazer algo, mas da sua capacidade. A sua capacidade é prejudicada quando você está em algum estado de infelicidade, de frustração ou de depressão. Portanto, se você tem interesse em produtividade, o mais importante é criar uma base agradável para si mesmo, na qual estar em paz e alegre não seja um problema para você. Que não dependa de nada — é assim que você é. Agora, seu corpo e sua mente irão funcionar da melhor maneira possível, e você poderá criar, sem esforço, o que você deseja.

Cortesia da foto: theloushe @Flickr