Os participantes do INSIGHT 2012 se reuniram para um encontro de ex-alunos, em 22 de junho de 2013, no Isha Yoga Center. O objetivo do encontro era discutir o impacto de suas aprendizagens nos negócios e em si mesmos, bem como abordar os obstáculos que encontraram durante o processo de expansão. Neste trecho, o grupo analisa os méritos de estar com a mente "focada no dinheiro".

Ter a mente "focada no dinheiro"

Pergunta: Eu sou alguém que faz parte da primeira geração de empreendedores. Eu venho de uma classe média e, muitas vezes, sinto que não tenho a mentalidade voltada para o dinheiro, que é exigida pelos empreendedores. Eu gostaria de perguntar: é possível desenvolver essa qualidade e, se não for possível, como eu poderia montar uma equipe, em que, como empresa, nós mantenhamos nossa margem, mesmo que eu não tenha qualidades suficientes?

Deepak Satwalekar: Se você está dizendo que não é focado no dinheiro, eu acho que você está começando a partir de uma vantagem significativa. Infelizmente, a maioria das pessoas diz: "Eu quero entrar no negócio, porque eu quero ganhar dinheiro". Eu penso que ganhar dinheiro é algo que será o resultado de todas as coisas que você está fazendo. Você não precisa mudar sua mentalidade para uma mentalidade de querer ganhar dinheiro. Mas o que você, definitivamente, precisa é de alguém em quem confie em sua equipe, que contará o dinheiro, que manterá o registro dele.

Portanto, eu não estou dizendo que você não deva fazer nada disso, mas, por favor, não crie uma "consciência focada no dinheiro" dizendo: "Eu farei o que for preciso para ganhar dinheiro". Você ganhará dinheiro, mas esse não deveria ser o objetivo. O objetivo é que, no final do dia, você esteja tentando entregar um serviço ou um produto que os clientes queiram. Identificar a entrega do produto da maneira, no horário e no preço que as pessoas querem. É nisso que você deveria estar focando a sua mente.

Sadhguru: Eu não sei o que "estar focado no dinheiro" quer dizer exatamente. Isso significa, no meu entendimento, que você está interessado somente na consequência, não no processo. Aqueles que estão apenas interessados na consequência, e não no processo, eles apenas sonharão com isso, eles não conseguirão isso, porque a consequência é um acontecimento sujeito a tantas coisas.

A coisa mais importante é que um empreendedor se torna um empreendedor porque ele quer criar algo que ele acha que deva acontecer. Se você quer criar algo, o dinheiro é uma parte disso. Sem dinheiro, nenhuma atividade é lubrificada para se mover adequadamente. Então, como empreendedor, você não precisa ter o pensamento em dinheiro na sua cabeça; apenas queira criar algo. Como Deepak disse, você precisa de um gerente para o dinheiro, como há gerentes para os materiais. Esse é também um dos materiais para fazer as coisas acontecerem.

No final da sua vida, tudo se resume apenas ao que você criou. O que quer que você tenha acumulado, você não poderá levar com você. Somente aquilo que você criou é que importa. Então, como ele disse, é uma grande vantagem não pensar em dinheiro.

Nota do Editor: Siga INSIGHT noTwitter e LinkedIn.