Sadhguru: Um marido chegou em casa num dia, e no dia seguinte seria o aniversário de sua esposa. Ele perguntou: "Querida, o que você quer no seu aniversário? Um BMW, um casaco de pele ou um iate?". Ela disse: "Eu não quero nenhuma dessas coisas – eu quero o divórcio". Ele disse: "Eu não estava pensando em algo tão caro assim". Muitas pessoas não veem divórcio como algo ruim. A ideia deles sobre liberdade está apenas os levando a um emaranhamento mais profundo. Provavelmente, em nenhuma outra parte do mundo as mulheres tenham tanta liberdade física como as mulheres americanas. Mas, provavelmente, em nenhuma outra parte do mundo as mulheres são tão tensas, nervosas e agitadas como as mulheres são na América do Norte.

Uma ideia de liberdade

Isso não é liberdade. Isso é apenas uma ideia de liberdade que não está dando certo. Definitivamente não significa que nós deveríamos voltar àqueles dias tirânicos em que as mulheres eram exploradas. É só que você deveria ter uma ideia mais amadurecida sobre a liberdade – algo que funcione. Uma ideia só vale a pena se ela funcionar e produzir resultados. Se estiver destruindo as pessoas e a metade da população estiver tomando antidepressivos, obviamente não está funcionando. Não importa quão instruído e intelectual você pensa que seja, as emoções ainda representam uma dimensão muito forte de quem você é. Quando as emoções vem à tona, elas se tornam a coisa mais poderosa em você. Seus pensamentos não são tão poderosos assim. Mesmo que emoções agradáveis não sejam tão fortes, no mínimo raiva, medo e ansiedade são. São todas emoções que se tornaram ruins.

Não importa quão instruído e intelectual você pensa que seja, as emoções ainda representam uma dimensão muito forte de quem você é.

Se você é livre de emoções, você pode ignorar o que estou dizendo agora. Mas quando as emoções são uma parte importante da sua vida e você ignora isso, você só vai sofrer. Quer você trabalhe em algum lugar, faça negócios ou se case com um homem rico — de alguma forma, você encontra uma maneira de cuidar da sua sobrevivência física. Mas mesmo que a sua sobrevivência física esteja indo muito bem, se você estiver bem alimentado e bem cuidado – digamos que você tenha um BMW, um casaco de pele e um iate – mesmo assim, se suas emoções forem pisoteadas, você não conseguirá permanecer assim. Não é apenas importante trabalhar em busca de uma segurança financeira, mas a sociedade também deveria trabalhar em busca de uma segurança emocional. Isso está faltando nos Estados Unidos, neste momento, não só para as mulheres, mas até mesmo para os homens. Essa é uma das razões que causará o declínio da economia na América do Norte — por não existir segurança emocional.

Os benefícios em se ter segurança material e emocional em uma família

Neste momento, a comunidade que tem melhor desempenho nas universidades dos Estados Unidos é a comunidade indiana. Depois vem a comunidade judaica. Por que isso? É porque eles têm uma segurança emocional. Até terminarem a universidade, antes de atingirem 25 anos de idade, tudo em suas vidas foi tomado de conta. Eles não precisam lutar para nada. Os pais são dedicados aos filhos e os filhos são, em retorno, dedicados aos pais. Eles não tem que tomar conta de nenhum outro aspecto da vida. Isso não acontece com as outras crianças americanas. Quando elas terminam a universidade, elas já teriam tido três ou seis namorados ou namoradas — com todos os transtornos emocionais, ciúmes, problemas e dificuldades. Antes que eles possam ficar de pé sozinhos, eles já viram muito da vida; o que os torna incapacitados.

O que acontece na universidade não determina, necessariamente, tudo, mas é um indicativo de que eles não estão desempenhando bem. As principais razões disso são os transtornos emocionais que eles enfrentam entre os 12 e 13 anos de idade, quando estão lidando com coisas com as quais eles não têm maturidade suficiente para lidar. Como resultado disso, ninguém tem nenhuma segurança emocional. Hoje, uma pessoa afirma que ama você; amanhã de manhã ela talvez vá embora com outra pessoa. Esse medo, ambos em homens e mulheres, não os deixará se concentrar em nada.

Por que a segurança emocional é importante?

A segurança emocional é um aspecto extremamente importante para que qualquer ser humano e qualquer sociedade floresça. Infelizmente, devido a um conceito juvenil de liberdade, nós perdemos essa segurança emocional. Dessa maneira nós estamos tornando as pessoas incapazes de muitas coisas. Pode existir uma porcentagem da população que seja forte o suficiente para ir adiante e fazer as coisas, mas a maioria torna-se instável. Elas estão sempre com medo do que acontecerá, se fizerem algo errado. Digamos que você deveria sair de férias nesse final de semana, mas você não pôde, porque teve que fazer algo; você talvez receba um pedido de divórcio na segunda-feira pela manhã.

...porque nenhum homem ou nenhuma mulher pode ser verdadeiramente produtivo quando suas emoções estão perturbadas.

Essa pode não ser a realidade em todos os lares, mas está acontecendo em grande escala. Esse não é mais um problema individual, mas um problema social nos Estados Unidos. Tais problemas existem em todas as sociedades para alguns indivíduos, mas quando se torna um problema social grave, quando várias pessoas estão enfrentando um problema semelhante, nós precisamos ver como fortalecer a vida emocional delas. Sem isso, as pessoas não podem levar uma vida produtiva.

Como construir uma segurança emocional

Muitos casais vêm para os nossos programas. Se o marido ou a esposa se sentem um pouco inseguros, a primeira coisa que acontece é que um não quer que o outro medite. "O que você está fazendo com os olhos fechados?" Isso é simplesmente ridículo. Você não está fugindo, você está simplesmente fechando os olhos. Mas esse é o perigo, porque uma vez que você fecha os seus olhos você pode ir para qualquer lugar.

É muito importante que uma cultura de comprometimento seja restaurada. As pessoas que construíram os Estados Unidos do nada tinham vidas estáveis. Sem isso eles não poderiam ter construído essa grande nação, porque nenhum homem ou nenhuma mulher pode ser verdadeiramente produtivo quando suas emoções estão perturbadas. Um certo senso de contentamento emocional é necessário para que seres humanos funcionem belamente na vida. Caso contrário, eles não podem – a não ser que tenham transcendido essas coisas e que isso não sejam mais importantes para eles. Se alguém tiver atingido tal lugar na vida, então nada importa.

Criando uma sociedade melhor com segurança emocional e meditação

Uma dessas coisas deve acontecer com as pessoas – ou elas se tornam meditativas ou elas devem ter segurança emocional. No momento, com toda a liberdade que elas têm, as pessoas não estão vivendo uma vida boa. Elas estão levando uma vida desesperada. Em nome da liberdade você removeu todos os sinais de "pare" – é assim que as pessoas estão vivendo suas vidas. É como se o cenário das rodovias indianas estivessem acontecendo com as emoções americanas. Todas as pessoas estão indo para algum lugar, ninguém sabe para onde estão indo – a única coisa é que eles devem ser livres. Em nome da liberdade você perde todas as estruturas que o mantém na linha.

Se não for possível criar segurança emocional, a única saída é fazer com que as pessoas se tornem meditativas, porque isso cuidará de vários aspectos – acalmará as emoções, as pessoas vão progredir espiritualmente e seus cérebros também funcionarão melhor.