Pergunta: Sadhguru, você falou sobre estabelecer as prioridades certas para que estejamos acessíveis à verdade nas situações da vida. As nossas sociedades em todo o mundo estão em busca da Inteligência Artificial (IA) em um ritmo acelerado, desde laboratórios no IIT e Stanford até empresas como IBM e Google. Você acha que a IA é uma boa prioridade para a humanidade, dado o seu poder de trazer novas descobertas e produtividade? Ela tem o potencial de melhorar a vida humana e tornar a verdade um bem comum?


Sadhguru: Qualquer inteligência é boa. Se você não tem a inteligência natural, então a artificial; se você não tem a inteligência orgânica, então a sintética. Mas qualquer inteligência é boa, se for inteligência. Suponha que as paredes da sua casa passem a ser inteligentes, isso não seria fantástico? A única coisa é que, se elas se tornarem mais espertas do que você, você poderá se sentir um pouco inseguro! Caso contrário, ter muitas coisas inteligentes ao seu redor é uma grande bênção.

Somente aquele que quer ser a pessoa mais inteligente do mundo se sentirá inseguro, se todas as coisas ao seu redor se tornarem mais espertas do que ele. Caso contrário, é uma grande bênção. Se você tivesse uma caneta que pudesse escrever o que você quisesse sem que você a tocasse; se existisse um telefone que dissesse o que você quisesse dizer sem você ter que falar, não seria bom? Qualquer inteligência é boa.

Sem inteligência, não há verdade. As mentiras nem sempre ocorrem por causa da falsidade; as mentiras também ocorrem por causa da ignorância. Inteligência, inteligência e inteligência é a única solução para tornar a verdade um bem comum.

Os robôs estão chegando!

Especialmente à medida que as tecnologias externas crescem, suponha que os robôs comecem a fazer todo o trabalho que você está fazendo agora. O que os seres humanos irão fazer? Eles já estão falando de robôs que vencerão a Copa do Mundo de Futebol por volta do ano de 2050.

Os seus pensamentos e as suas emoções também podem ser criados artificialmente. Há algum tempo, alguns pesquisadores montaram um computador para testar como as pessoas podem se relacionar com computadores. Muitas pessoas tiveram um relacionamento maravilhoso com aquele computador via e-mail, sem saber que se tratava de um computador, e que ele estava administrando isso com 20 linhas de vocabulário.

A tecnologia está se movendo para uma direção em que, artificialmente, um computador será capaz de pensar um milhão de vezes melhor do que os seres humanos, porque o pensamento é basicamente computação: os dados são assimilados e depois são lançados a partir daí de forma sensata. Com a evolução dos computadores, um computador será capaz de fazer isso muito melhor do que um ser humano. Essa evolução não vai levar muito tempo, ela vai acontecer em um curto espaço de tempo. Então, não será dado nenhum valor ao pensamento humano, todos os pensadores estarão desempregados!

Mas aquilo é apenas inteligência, não é consciência. Nosso pensamento, nossa emoção — eles não têm nada a ver com consciência. Quando tudo estiver indo bem, o que os seres humanos deveriam fazer? Os seres humanos deveriam ser alegres, felizes e fazer algo que nenhuma máquina pode fazer. Um robô pode fazer tudo o que você pode fazer, mas ele não pode meditar, porque não tem consciência. Portanto, no final das contas, somente os meditadores estarão empregados!


Nota do editor: À procura de mais inspirações de Sadhguru? Receba a sabedoria de Sadhguru diariamente no seu telefone ou em outro dispositivo. Entre para receber, diariamente, as Frases de Sadhguru.